Questões de Geografia do ano 2010

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As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem

  • A.

    a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país.

  • B.

    a leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas.

  • C.

    o reconhecimento da dicotomia entre sociedade e natureza.

  • D.

    a identificação da disciplina como ciência dos lugares.

Considerando que, para a efetivação de um currículo de geografia em nível nacional, é necessário observar a realidade escolar, repensando as formas de construção do conhecimento, de atitudes e objetivos, dos que ensinam e dos que aprendem, assinale a opção correta.

  • A.

    No âmbito do ensino da geografia, aspectos relativos ao espaço da vida cotidiana do aluno e à sua realidade devem ser substituídos por conhecimentos caracterizados pela objetividade e cientificidade.

  • B.

    As estratégias de aprendizagem devem considerar, por exemplo, os conflitos sociais, econômicos e culturais, com vistas a promover a formação de cidadãos capazes de intervir na sociedade em que vivem.

  • C.

    A construção de um currículo nacional deve ter como alvo principal o desenvolvimento da geografia como disciplina, ampliando seus saberes, com a introdução de metodologias de pesquisa científica.

  • D.

    O currículo de geografia deve ser único, adotado em todo o Brasil, a fim de promover a universalização do saber.

Associe os tipos de fontes de energia apresentados na coluna da esquerda com os exemplos desses tipos de fontes de energia indicados na coluna da direita.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  • A.

    S – P – S – P – S

  • B.

    S – P – P – S – P

  • C.

    S – S – P – S – P

  • D.

    S – P – S – S – P

  • E.

    P – S – P – P – S

A melhor estimativa, em kWh, para  é

  • A.

    90

  • B.

    110

  • C.

    130

  • D.

    180

  • E.

    200

Acerca dos impactos gerados pela construção de grandes hidrelétricas, julgue os itens a seguir.

As populações que vivem a jusante de reservatório de usina hidrelétrica não sofrem impactos com sua construção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das hipóteses acidentais apresentadas na Análise Preliminar de Perigos (APP) de análise de risco de uma atividade de produção de óleo através de um FPSO (Floating Production Storage and Offloading) é apresentada, resumidamente, a seguir.

Os números I e II seriam representados pelos seguintes itens:

  • A.

    I – Sistema de Posicionamento Dinâmico do FPSO (d) , II – Manter operação assistida por câmeras de TV

  • B.

    I – Baixa frequência de offloading (c) , II – Acionar o Plano de Emergência Individual (PEI) do FPSO

  • C.

    I – Radar (d) , II – Manter operação assistida por câmeras de TV

  • D.

    I– Visual com Remote Operated Vehicle (ROV) (d) , II – Acionar o Plano SOPEP (Ship Oil Pollution Emergency Plan)

  • E.

    I – Visual (d) , II – Manter operacional o Sistema de Detecção de Gás

Na análise regional, de acordo com Sonia Barrios, é oportuno compreender como se estrutura o espaço a partir de uma atividade produtiva, definida como primária ou inicial, articulando uma série de fases ou escalões correpondentes aos distintos processos de transformação por que passa o produto principal dessa atividade, até chegar ao consumo final.

Nessa metodologia, o conceito em foco é o de

  • A.

    circuito espacial da produção.

  • B.

    circuito inferior da economia.

  • C.

    circuito superior da economia.

  • D.

    modelo de inovação territorial.

  • E.

    modelo de difusão de inovações.

Atualmente, há maior demanda por informações e dados que estejam no espaço, ou seja, georreferenciados. Há vinte anos, essa realidade era algo distante e acessível para poucos especialistas, mas hoje tudo pode ser manuseado e disponibilizado na rede mundial de computadores. No entanto, alguns aspectos elementares do processo cartográfico devem ser observados sempre. A respeito dos sistemas de coordenadas e dos georreferenciamentos, julgue o item subsequente.

No sistema UTM, o planeta é divido em 60 fusos, cada qual com 6º de longitude. Para cada fuso, é associado um sistema cartesiano métrico de referência, no qual a longitude tem 500.000 m como limite, e a latitude, 10.000 m.

  • C. Certo
  • E. Errado

A construção de grandes barragens provoca o rompimento de um equilíbrio geomorfológico longitudinal de um rio, alterando o ambiente de lótico para lêntico. Esse tipo de interferência gera uma série de efeitos em cadeia. Um exemplo de alteração hidrológica-geomorfológica em um setor de um rio represado é a(o)

  • A.

    maior disponibilidade de água subterrânea no setor de jusante da barragem.

  • B.

    alteração térmica da água no setor a montante da barragem.

  • C.

    redução do nível piezométrico no setor a montante da barragem.

  • D.

    regularização das vazões afluentes no setor a montante da barragem.

  • E.

    aumento da deposição de carga sólida no setor a jusante da barragem.

As medidas de controle de cheias e inundações podem ser classificadas em não estruturais e estruturais, sendo que se classificam em extensivas ou intensivas. Um exemplo de medida estrutural intensiva é o(a) (A) reflorestamento da bacia.

  • A.

    reflorestamento da bacia.

  • B.

    construção de trincheiras de infiltração em estacionamentos.

  • C.

    construção de reservatórios nos lotes.

  • D.

    retificação da calha do rio.

  • E.

    coleta regular de resíduos sólidos.

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