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A respeito das diversas abordagens existentes acerca do conceito de território, julgue os itens que se seguem.
A partir da difusão dos princípios da geografia crítica, a ideia de relação de poder deixou de ser fundamental para a caracterização do território.
A respeito das diversas abordagens existentes acerca do conceito de território, julgue os itens que se seguem.
Na tradicional geografia política, espaço geográfico diferencia-se de território, por ser mais amplo e englobar também as áreas vazias que ainda não sofreram ocupação humana efetiva.
Considerando a definição apresentada acima, assinale a opção correta.
A categoria território corresponde à de espaço, ambas podendo ser utilizadas para designar o objeto da geografia.
O conceito de espaço, tido como absoluto, exclui a temporalidade em sua construção e configuração.
O estudo do espaço compreende o entendimento da organização do trabalho, da produção, da circulação e do consumo de mercadorias.
O espaço geográfico é uma criação da natureza e tem sofrido profundas intervenções pelas atividades antrópicas.
Em um sistema de informação geográfica, o modelo de armazenamento de informações relacionadas entre si por meio de apontadores como 1: 1, 1: n ou m: n recebe o nome de
orientado a objeto.
sequencial.
relacional
hierárquico.
rede.
A área assinalada no mapa abaixo representa, aproximadamente, o território historicamente ocupado pelas populações tradicionais não indígenas.
Com base no mapa apresentado acima, julgue os itens subsequentes.
Apenas pequena parcela das comunidades quilombolas, presentes em todos os biomas brasileiros, pratica o extrativismo.
A organização do território brasileiro conta com espaços de produção de características peculiares como:
articulação com inovações tecnológicas, resultantes de pesquisas locais ou provenientes de outros centros;
presença de centros de pesquisa, universidades e empresas especializadas;
vinculação das empresas com instituições de pesquisa ou de transferência de tecnologia;
apoio de capital de risco, público ou privado;
externalidades locais e regionais favoráveis, como por exemplo, sistema de telecomunicações.
Poderiam ser citados os casos de São José dos Campos, em São Paulo e Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Os espaços acima caracterizados e exemplificados são mais especificamente denominados
Tecnopolos
Teleportos.
Zonas Francas.
Zonas Econômicas Exclusivas.
Zonas de Processamento de Exportações.
Analise o mapa sobre a proporção do território de cada município modificado pela agricultura.
A leitura do mapa permite verificar que, em poucas áreas do país, a taxa de ocupação humana atinge ou ultrapassa 12% do território de cada município e que são áreas de agricultura intensiva. As áreas ocupadas pelo tipo de agricultura e a proporção indicadas acima correspondem predominantemente a
extensões da Amazônia Oriental.
porções de terra do Sul-Sudeste.
faixas da Amazônia Ocidental.
pontos interioranos do Nordeste.
No mapa é destacado um aspecto econômico da organização do território nacional, com referência à dinâmica agrícola. Tendo o mapa como referência, conclui-se que os investimentos mais elevados se destacam na Região
Nordeste, devido à reestruturação dos latifúndios improdutivos.
Nordeste, em função do avanço das empresas rurais produtivas.
Centro-Oeste, tendo em vista a concentração de grandes propriedades.
Centro-Oeste, em decorrência da expansão das pequenas propriedades.
Centro-Oeste, resultante do assentamento de pequenos e médios colonos.
Segue, abaixo, um mapa com os principais eixos de transportes terrestres do Estado do Rio de Janeiro; observe-o atentamente e responda ao que se pede.
A descrição mais correta da localização da cidade do Rio de Janeiro, em relação ao Estado do Rio de Janeiro, encontra-se
a leste de Cabo Frio.
ao sul de Volta Redonda.
no extremo norte do Estado.
na Região Serrana.
Com relação ao desenvolvimento econômico e ao setor de transporte, julgue os próximos itens.
A implantação ou reestruturação dos sistemas de transporte brasileiro, com base em grandes projetos nos modais ferroviário e rodoviário, é favorecida pela agilidade nos processos de desapropriação das áreas necessárias, o que reduz os conflitos entre os proprietários das áreas desapropriadas e os empreendedores.
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