Questões de Geografia do ano 2011

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  • A.

    observar e analisar as questões que se pretendem que sejam respondidas fazem parte da etapa de execução.

  • B.

    o monitoramento e a avaliação periódica dos resultados, a avaliação dos processos e dos resultados, confrontando-os com o planejado, fazem parte da etapa de ação.

  • C.

    a identificação do problema que põe em risco os resultados esperados, a análise de todos os dados relacionados a ele e as suas causas constituem a base do planejamento para a elaboração de um plano de ação.

  • D.

    a realização de todas as atividades previstas no plano de ação definido na etapa de planejamento faz parte da etapa de verificação.

  • E.

    as medidas tomadas de acordo com o que foi avaliado e de acordo com os relatórios obtidos, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas, fazem parte da etapa de execução.

Analise o gráfico.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a dinâmica ambiental amazônica permitem afirmar que

  • A.

    o início da abertura da fronteira agrícola nos anos de 1990 favoreceu o maior desmatamento.

  • B.

    a menor abertura de áreas de pastagem teve efeito positivo na redução do desmatamento.

  • C.

    a partir da segunda metade da década de 2000 houve redução do desmatamento.

  • D.

    a aprovação do novo código florestal foi decisiva para a redução do desmatamento.

  • E.

    o MST e as várias ONGs ambientalistas tiveram ação decisiva na redução do desmatamento.

As águas subterrâneas constituem-se em importante recurso natural, posto que acumulam a maior parte das águas das chuvas, que chegam ao subsolo pela infiltração. As atividades humanas têm posto em perigo este importante recurso. Segundo o geólogo Ricardo Hirata, no livro Decifrando a Terra, IBEP, 2009, nas áreas urbanas, um dos principais focos de contaminação por produtos químicos tóxicos têm sido

  • A.

    os postos de gasolina, pois armazenam grandes quantidades de combustíveis em tanques enterrados, o que pode resultar em vazamentos.

  • B.

    os automóveis, já que a poluição causada pela queima de combustíveis fósseis divide-se entre o ar e o subsolo.

  • C.

    as feiras-livres, em razão de trazerem para a cidade muitos vegetais com agrotóxicos, que acabam no lixo e, posteriormente, no subsolo.

  • D.

    as escolas públicas em áreas periféricas, que concentram muitos alunos e, dessa forma, aumentam o volume dos esgotos.

  • E.

    os clubes de lazer, que possuem grandes piscinas e que costumam despejar as águas utilizadas no sistema de esgotos.

No campo da consciência ambiental, por exemplo, podemos destacar um problema novo e crescente no estado de São Paulo, em especial nas áreas urbanas metropolitanas, que é o da coleta e destinação

  • A.

    de restos de alimentos oriundos de supermercados e feiras-livres, pois a sua deterioração contribui para o aumento da poluição atmosférica.

  • B.

    de animais de estimação, pois a justiça brasileira reconhece que os animais devem receber tratamento ético e humanizado.

  • C.

    do esgoto doméstico, já que as empresas como a SABESP tratam e distribuem a água, mas deixam o esgoto sem tratamento adequado.

  • D.

    do lixo eletrônico, pois alguns equipamentos podem conter quantidades significativas de substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio.

  • E.

    de móveis e outros produtos de madeira, que não são considerados lixo orgânico e tampouco podem ser reciclados.

Uma possibilidade de enfrentamento do problema relatado acima são os programas de

  • A.

    expansão das áreas de extração mineral, mesmo em áreas de proteção ambiental.

  • B.

    substituição dos recursos minerais pelos de origem vegetal, visto que o solo agrícola é um recurso inesgotável.

  • C.

    reciclagem de materiais de origem mineral, com destaque para a de latinhas de alumínio.

  • D.

    exploração mineral em países subdesenvolvidos, que consomem pouco e podem exportar sua produção mineral.

  • E.

    conscientização para não consumir, assumindo um estilo de vida rural, onde predomina o autosustento.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Considere a descrição abaixo, de Aziz Ab’Sáber (2003).

[...] é a área que apresenta as mais bizarras e rústicas paisagens morfológicas e fitogeográficas do país. Seus campos de inselbergs [...] por si só poderiam ser melhor preparadas para receber as atenções do país inteiro, através de uma adequada e original infraestrutura de turismo e lazer (ecoturismo).

O texto refere-se ao domínio morfoclimático

  • A.

    dos chapadões tropicais interiores com cerrados e matas galerias.

  • B.

    das depressões interplanálticas semiáridas.

  • C.

    dos planaltos tropicais com araucárias.

  • D.

    das coxilhas subtropicais com pradarias mistas.

  • E.

    das áreas mamelonares tropical-atlânticas florestadas.

A partir de um levantamento realizado, construiu-se a seguinte tabela:

Considere as regras para aferição do nivelamento geométrico:

I. Calcular a DN total e comparar DN (leituras) com DN (cotas).

II. Calcular o erro admissível no nivelamento.

III. Calcular o erro de nivelamento, observando as poligonais.

IV. Calcular as cotas da tabela usando: Cota P0 + Ré = PL e PL – Vante = Cotas.

V. Verificar os cálculos na tabela de contranivelamento.

Assinale a sequência correta dos passos para realização do nivelamento:

  • A.

    II, III, I, V, IV

  • B.

    IV, II, I, V, III

  • C.

    V, II, III, I, IV

  • D.

    III, IV, I, II, V

  • E.

    IV, I, V, III, II

Entre os instrumentos capazes de medir ângulos, encontra-se o teodolito, que permite a determinação de ângulos azimutais e zenitais. No que se refere ao tipo, o teodolito eletrônico apresenta uma leitura digital dos ângulos, permitindo as seguintes facilidades, EXCETO:

  • A.

    Zerar o equipamento em qualquer posição.

  • B.

    Introduzir ângulos pré-determinados.

  • C.

    Optar pela graduação no sentido horário ou anti-horário.

  • D.

    Comodidade e menor possibilidade de erro na leitura dos ângulos.

  • E.

    Determinação de um único tipo de graduação.

Sobre a importância da agricultura na realidade e tendências é correto afirmar que:

  • A.

    A única solução para o problema da questão alimentar, baseia-se exclusivamente na redução das taxas de natalidade.

  • B.

    Deve-se pensar na agricultura apenas como meio de subsistência.

  • C.

    No setor de fornecimento de alimentos, a agricultura diminuiu sua importância.

  • D.

    Em poucas áreas da Terra essa atividade apresenta-se em níveis técnicos altamente desenvolvidos, nas demais, a agricultura está ainda num estágio de desenvolvimento pré-industrial e presa às relações de trabalho précapitalistas. Exatamente nessas últimas áreas, a fome é o maior problema, enquanto nas primeiras impera a restrição da produção, como precaução contra a superabundância.

  • E.

    Três grandes barreiras se antepõem ao mundo desenvolvido quanto a adequação da agricultura às técnicas modernas e científicas – a falta de capitais suficientes para promover o desenvolvimento agrícola – a mentalidade do agricultor preso a tradições agrícolas milenares e que se sente inseguro diante das transformações tão profundas nos seus hábitos – estruturas sociais e fundiárias concentradoras.

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