Lista completa de Questões de Geografia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para desenvolver a leitura da paisagem, o professor utiliza a tela Botafogo, pintada por Rugendas na primeira metade do século XIX e representada abaixo.
Sobre esta forma de trabalho, considere as afirmações:
I. O uso de imagens é válido para caracterizar paisagens naturais, mas é pouco eficaz para estudar a sociedade.
II. Esta abordagem possibilita comparações tanto em escala espacial quanto temporal.
III. A atividade proposta possibilita atingir vários procedimentos, tais como observação, descrição e interpretação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Trabalhando com as atividades agrícolas o professor propõe aos alunos o seguinte tema:
Um dos argumentos que devem ser apresentados para comprovar a afirmação é:
A agricultura, com a introdução do capital, passou a se relacionar com os setores técnico-científicos de base industrial.
A ampliação das áreas de cultivo agrícola em todo o mundo desenvolvido garante cada vez mais espaços produtivos.
A redução da pobreza no mundo aumenta a demanda de alimentos, garantindo produtividade.
O aumento das relações comerciais e da velocidade dos transportes evita as perdas agrícolas, o que representa maior lucratividade.
As novas relações de trabalho no campo brasileiro e de vários países do Sul definiram o aumento da produtividade agrícola.
Trabalhando com a população brasileira, o professor apresenta este gráfico, para que os alunos o interpretem.
Uma das interpretações corretas do gráfico é
o fato de a mortalidade infantil estar em fase de estabilização no Nordeste.
a elevada mortalidade infantil no Nordeste, uma das maiores do mundo.
a visível desigualdade socioeconômica entre as duas regiões mostradas no gráfico.
a fraca diminuição da mortalidade no Sudeste, indicando sua estagnação econômica.
a estreita relação entre a taxa de fecundidade e a de mortalidade em ambas as regiões.
Este texto pode ser utilizado em sala de aula para se discutir
a necessidade de se manter os programas de auxílio aos países africanos, já que as pessoas não se sensibilizam mais com imagens de fome e miséria.
a necessidade de os africanos conhecerem seu próprio continente e que esta falta de conhecimento é a fonte das guerras, conflitos étnicos e doenças atuais.
a importância dos filmes que têm a África como tema, mesmo sendo feitos nos Estados Unidos, pois o que importa é chamar a atenção para a realidade daquele continente.
a função do turismo como a única forma de se conhecer a realidade de outros lugares, como a África, seus diferentes povos, línguas e costumes exóticos.
a existência de uma forma sutil de discriminação, que se forma através do desconhecimento de outras realidades e da criação de um senso comum sobre uma história única.
Leia o texto.
Segundo Antonio Carlos Castrogiovanni (2001), matérias como a acima, publicadas na internet, podem ser utilizadas em sala de aula, seguindo-se os passos:
apresentar a matéria; distribuir um questionário; discutir as respostas em sala, para que os alunos corrijam os erros de interpretação.
apresentar a matéria; iniciar um trabalho de localização do local em discussão; construir uma maquete; pedir aos alunos que produzam mapas para exposição na escola.
convidar o professor de História para falar sobre a questão indígena; elaborar um questionário sobre os conteúdos de História, comparados com os conteúdos da matéria.
apresentar a matéria; organizar os alunos em grupos de ativistas; elaborar cartazes, músicas e poesias sobre a destruição da natureza.
ouvir os alunos (sobre a matéria); sistematizar as discussões; criar polêmicas e dúvidas sobre o que se diz e se ouve; sistematizar novas descobertas.
No tema transversal Saúde, proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de
compreender que a saúde é um direito individual, mediada pelo mercado e pela alta renda; portanto, com formas de acesso diferenciadas.
conhecer e utilizar os diferentes medicamentos, agindo como orientador da saúde da comunidade, principalmente naquela onde o acesso aos serviços de saúde é precário.
defender o direcionamento dos investimentos na saúde para recursos voltados para a promoção do lazer e da cultura, fundamentais para o desenvolvimento de um adolescente.
compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva.
adotar e divulgar o uso de produtos anticoncepcionais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis em relação à sexualidade.
A evolução do homem está intrinsecamente relacionada à sua capacidade de gerar energia, por isso, podemos afirmar que a energia é a ferramenta do desenvolvimento das civilizações. No entanto, algumas fontes não são consideradas renováveis e vêm preocupando as autoridades internacionais, devido à sua grande importância na manutenção de todo um sistema moderno de existência. NÃO se pode considerar fonte renovável de energia:
Carvão mineral e derivados.
Cana-de-açúcar e derivados.
Hidráulica.
Carvão vegetal e lenha.
À base do Vento e da luz solar.
A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Entende-se por espaço geográfico o ambiente historicamente produzido e apropriado pelo homem durante a organização socioeconômica da sociedade.A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
No estudo geográfico, o campo do conhecimento da sociedade é caracterizado pelo estudo do espaço, enquanto o campo da natureza adota a paisagem como objeto de estudo.
A América do Sul se estende por diferentes latitudes e possui formas de relevo variadas. Isso proporciona a atuação e o desenvolvimento de diferentes sistemas atmosféricos, os quais contribuem para a não homogeneidade climática da região. São características da região do sertão nordestino brasileiro (R7):
precipitação praticamente homogênea ao longo do ano e com baixo total anual (inferior a 350 mm/ano).
precipitação praticamente homogênea ao longo do ano e com elevado total anual (1.050 -1.750 mm/ano).
máximos de precipitação no verão e mínimos no inverno, mas os totais são reduzidos (entre 200 e 500 mm/ano).
máximos de precipitação no verão e mínimos no inverno, com total anual variando de 350-700 mm/ano, exceto em uma sub-região onde ocorre variação de 700 a 1.400 mm/ano.
máximos de precipitação no primeiro semestre do ano e com total anual variando em cada sub-região, de 1.500 a 2.000 mm/ano.
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