Questões de Geografia do ano 2011

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Para desenvolver a leitura da paisagem, o professor utiliza a tela Botafogo, pintada por Rugendas na primeira metade do século XIX e representada abaixo.

Sobre esta forma de trabalho, considere as afirmações:

I. O uso de imagens é válido para caracterizar paisagens naturais, mas é pouco eficaz para estudar a sociedade.

II. Esta abordagem possibilita comparações tanto em escala espacial quanto temporal.

III. A atividade proposta possibilita atingir vários procedimentos, tais como observação, descrição e interpretação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II.

  • E.

    II e III.

Trabalhando com as atividades agrícolas o professor propõe aos alunos o seguinte tema:

Um dos argumentos que devem ser apresentados para comprovar a afirmação é:

  • A.

    A agricultura, com a introdução do capital, passou a se relacionar com os setores técnico-científicos de base industrial.

  • B.

    A ampliação das áreas de cultivo agrícola em todo o mundo desenvolvido garante cada vez mais espaços produtivos.

  • C.

    A redução da pobreza no mundo aumenta a demanda de alimentos, garantindo produtividade.

  • D.

    O aumento das relações comerciais e da velocidade dos transportes evita as perdas agrícolas, o que representa maior lucratividade.

  • E.

    As novas relações de trabalho no campo brasileiro e de vários países do Sul definiram o aumento da produtividade agrícola.

Trabalhando com a população brasileira, o professor apresenta este gráfico, para que os alunos o interpretem.

Uma das interpretações corretas do gráfico é

  • A.

    o fato de a mortalidade infantil estar em fase de estabilização no Nordeste.

  • B.

    a elevada mortalidade infantil no Nordeste, uma das maiores do mundo.

  • C.

    a visível desigualdade socioeconômica entre as duas regiões mostradas no gráfico.

  • D.

    a fraca diminuição da mortalidade no Sudeste, indicando sua estagnação econômica.

  • E.

    a estreita relação entre a taxa de fecundidade e a de mortalidade em ambas as regiões.

Este texto pode ser utilizado em sala de aula para se discutir

  • A.

    a necessidade de se manter os programas de auxílio aos países africanos, já que as pessoas não se sensibilizam mais com imagens de fome e miséria.

  • B.

    a necessidade de os africanos conhecerem seu próprio continente e que esta falta de conhecimento é a fonte das guerras, conflitos étnicos e doenças atuais.

  • C.

    a importância dos filmes que têm a África como tema, mesmo sendo feitos nos Estados Unidos, pois o que importa é chamar a atenção para a realidade daquele continente.

  • D.

    a função do turismo como a única forma de se conhecer a realidade de outros lugares, como a África, seus diferentes povos, línguas e costumes exóticos.

  • E.

    a existência de uma forma sutil de discriminação, que se forma através do desconhecimento de outras realidades e da criação de um “senso comum” sobre uma história única.

Leia o texto.

Segundo Antonio Carlos Castrogiovanni (2001), matérias como a acima, publicadas na internet, podem ser utilizadas em sala de aula, seguindo-se os passos:

  • A.

    apresentar a matéria; distribuir um questionário; discutir as respostas em sala, para que os alunos corrijam os erros de interpretação.

  • B.

    apresentar a matéria; iniciar um trabalho de localização do local em discussão; construir uma maquete; pedir aos alunos que produzam mapas para exposição na escola.

  • C.

    convidar o professor de História para falar sobre a questão indígena; elaborar um questionário sobre os conteúdos de História, comparados com os conteúdos da matéria.

  • D.

    apresentar a matéria; organizar os alunos em grupos de ativistas; elaborar cartazes, músicas e poesias sobre a destruição da natureza.

  • E.

    ouvir os alunos (sobre a matéria); sistematizar as discussões; criar polêmicas e dúvidas sobre o que se diz e se ouve; sistematizar novas “descobertas”.

No tema transversal Saúde, proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de

  • A.

    compreender que a saúde é um direito individual, mediada pelo mercado e pela alta renda; portanto, com formas de acesso diferenciadas.

  • B.

    conhecer e utilizar os diferentes medicamentos, agindo como orientador da saúde da comunidade, principalmente naquela onde o acesso aos serviços de saúde é precário.

  • C.

    defender o direcionamento dos investimentos na saúde para recursos voltados para a promoção do lazer e da cultura, fundamentais para o desenvolvimento de um adolescente.

  • D.

    compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva.

  • E.

    adotar e divulgar o uso de produtos anticoncepcionais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis em relação à sexualidade.

A evolução do homem está intrinsecamente relacionada à sua capacidade de gerar energia, por isso, podemos afirmar que “a energia é a ferramenta do desenvolvimento das civilizações”. No entanto, algumas fontes não são consideradas renováveis e vêm preocupando as autoridades internacionais, devido à sua grande importância na manutenção de todo um sistema moderno de existência. NÃO se pode considerar fonte renovável de energia:

  • A.

    Carvão mineral e derivados.

  • B.

    Cana-de-açúcar e derivados.

  • C.

    Hidráulica.

  • D.

    Carvão vegetal e lenha.

  • E.

    À base do Vento e da luz solar.

A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Entende-se por espaço geográfico o ambiente historicamente produzido e apropriado pelo homem durante a organização socioeconômica da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

No estudo geográfico, o campo do conhecimento da sociedade é caracterizado pelo estudo do espaço, enquanto o campo da natureza adota a paisagem como objeto de estudo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A América do Sul se estende por diferentes latitudes e possui formas de relevo variadas. Isso proporciona a atuação e o desenvolvimento de diferentes sistemas atmosféricos, os quais contribuem para a não homogeneidade climática da região. São características da região do sertão nordestino brasileiro (R7):

  • A.

    precipitação praticamente homogênea ao longo do ano e com baixo total anual (inferior a 350 mm/ano).

  • B.

    precipitação praticamente homogênea ao longo do ano e com elevado total anual (1.050 -1.750 mm/ano).

  • C.

    máximos de precipitação no verão e mínimos no inverno, mas os totais são reduzidos (entre 200 e 500 mm/ano).

  • D.

    máximos de precipitação no verão e mínimos no inverno, com total anual variando de 350-700 mm/ano, exceto em uma sub-região onde ocorre variação de 700 a 1.400 mm/ano.

  • E.

    máximos de precipitação no primeiro semestre do ano e com total anual variando em cada sub-região, de 1.500 a 2.000 mm/ano.

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