Lista completa de Questões de Geografia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para avaliar o nível de bem-estar de determinada população, cientistas sociais costumam utilizar uma série de indicadores econômicos e sociais. Com relação a esses indicadores, julgue os próximos itens.
No Brasil, em geral, quanto maior é a participação do governo na economia de um ente federado estado, Distrito Federal ou município , melhor se torna a distribuição de renda da população desse ente.
Num determinado ambiente, cuja umidade relativa é igual a 55%, a pressão parcial do vapor dágua é igual a 6,93 mmHg. Considere a tabela a seguir:
Pode-se concluir que esse ambiente encontra-se a uma temperatura igual a:
5ºC
10ºC
15ºC
20ºC
40ºC
Meteorologia sinótica é a parte da meteorologia que estuda uma grande porção horizontal da atmosfera terrestre, abrangendo a análise de imagens de satélite e mapas, possibilitando a observação de fenômenos climáticos e meteorológicos de grande escala como os anticiclones. Num anticiclone, o movimento do ar é _______________, em espiral, expandindo-se à superfície. Em seu centro, a pressão é _______________. Os ventos são _______________, e a região está associada com _______________ formação de nuvens. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente a afirmação anterior:
ascendente / mínima / fortes / pouca
descendente / máxima / fortes / muita
descendente / máxima / fracos / pouca
ascendente / máxima / fortes / muita
descendente / mínima / fracos / pouca
A quantidade de calor radiante que incide na superfície de um corpo pode ser refletida, absorvida ou transmitida pelo mesmo. Considere as grandezas: refletividade = r; absorvidade = a; transmissividade = t. Sobre um corpo negro, um corpo transparente e um espelho perfeito e suas características em relação ao calor radiante é correto afirmar:
Corpos negros: t = 1; a = 0; r = 0
Espelhos perfeitos: t = 0; a = 1; r = 0
Corpos transparentes: t = 0; a = 0; r = 1
Espelhos perfeitos: t = 1; a = 0; r = 0
Corpos negros: t = 0; a = 1; r = 0
Associe os fenômenos ópticos às suas respectivas definições:
1. Miragem.
2. Aurora polar.
3. Arco-íris.
4. Halo.
( ) A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva; dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total) e, finalmente, volta a sofrer refração ao sair da gota.
( ) Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto que se encontra numa superfície em que há uma grande variação de temperatura nas camadas de ar próximas ao mesmo.
( ) É um anel luminoso, no qual a luz é refletida e refratada por cristais de gelo e pode dividir em cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta) por causa da dispersão.
( ) Faixa brilhante de luz colorida que surge nos céus das regiões de maiores latitudes produzidas na ionosfera e são provocadas pela radiação ultravioleta e por partículas carregadas de eletricidade resultantes da interação entre a radiação solar e a atmosfera terrestre.
A sequência está correta em:
4, 1, 3, 2
3, 4, 1, 2
3, 1, 4, 2
1, 3, 2, 4
3, 1, 2, 4
Assinale a afirmativa INCORRETA:
A chuva orográfica ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha, provocando precipitação.
A Terra, por ter formato esférico, faz com que os raios solares incidem na superfície terrestre de forma irregular, pois quanto mais próximo da linha do Equador mais os raios atingirão de forma perpendicular e maior será a insolação na superfície, à medida que se afasta da linha do Equador, os raios incidem de forma dispersa.
A circulação atmosférica é o movimento de grande escala da atmosfera e o meio (juntamente com as correntes oceânicas) através do qual o calor é distribuído pela superfície da Terra.
Os raios provenientes do sol que atingem a superfície são absorvidos pelos solos e pelas águas, e depois liberam calor. Esse processo é conhecido como condução.
Chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa fria (e seca) com outra quente (e úmida), típicas das latitudes médias. Com a subida da massa de ar quente e úmida, há um resfriamento da mesma que condensa e forma a precipitação.
Durante o inverno é comum, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, a formação de frentes frias devido ao encontro de duas massas de ar, sendo uma delas a Polar Atlântica, proveniente da Argentina. Sobre a outra massa de ar, responsável pela formação de tais frentes, é correto afirmar:
É quente e úmida, dominando a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste. Em alguns momentos do ano, tem seu centro de origem no Oceano Atlântico.
É quente e úmida, originária do Oceano Atlântico, nas imediações do Trópico de Capricórnio.
É quente e seca, e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo em sua região de origem durante quase todo o ano.
É quente e úmida, se forma na porção do atlântico próximo à região equatorial.
É quente e seca, se forma na região central do Brasil.
O fluxo total de energia solar no topo da atmosfera é de aproximadamente 1400 Wm2, entretanto, quando a radiação solar penetra na atmosfera terrestre, sofre atenuações, fazendo com que a radiação global que chega na superfície terrestre esteja fortemente atenuada. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada à redução da energia até atingir a superfície da terra:
Reflexão.
Espalhamento e absorção pelos constituintes atmosféricos.
Partículas dispersas.
Nuvens.
Refração.
Em relação às mudanças de fases da água, é correto afirmar:
A condensação é um processo endotérmico, ocorrendo com recebimento de calor.
Na evaporação, a energia média das partículas que permanecem no estado líquido diminui, assim como a sua temperatura.
Se durante a ebulição, a pressão permanecer constante, a temperatura aumentará.
As temperaturas de fusão e solidificação são bem definidas e independem da pressão.
A evaporação é um processo exotérmico, ocorrendo com liberação de calor.
Analise as afirmativas:
I. Circulação Primária: o mesmo que circulação geral da atmosfera, descrita como padrões globais de vento e pressão que se mantém ao longo do ano ou que se repetem sazonalmente e que determina o padrão de climas do globo terrestre.
II. Circulação Secundária: circulação atmosférica correspondente aos aspectos da circulação geral na escala de ciclones e anticiclones migratórios. Tais sistemas se movem rapidamente e são de curta duração se comparados aos da circulação geral.
III. Circulação Terciária: circulação atmosférica de grandes dimensões, superposta às circulações primária e secundária, consistindo principalmente de ventos locais como as brisas do mar e da terra, os ventos de montanha e de vale, tempestades, entre outros. São sistemas controlados por fatores locais e seus períodos de existência são bem menores do que os dos sistemas secundários de circulação.
IV. Clima: conjunto de estados de tempo meteorológico que caracteriza uma determinada região durante um grande período de tempo, incluindo o comportamento habitual e as flutuações, resultante das complexas relações entre a atmosfera, geosfera, hidrosfera, criosfera e biosfera.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
I, II, III
IV
II, III, IV
I, II, IV
II
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...