Lista completa de Questões de Geografia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a política externa do Brasil durante a segunda metade da década de 2000 pode-se afirmar que as relações com
os Estados Unidos, nosso maior parceiro comercial e político, foram ampliadas.
a União Europeia foram sensivelmente reduzidas devido às questões de pirataria no setor de informática.
o Japão enfraqueceram devido aos problemas gerados pelos subsídios agrícolas nipônicos.
os países do G-8 enfraqueceram devido ao aumento das relações do Brasil com os países árabes.
os países do Sul, sobretudo com os africanos, foram ampliadas.
Assinale a alternativa que apresenta , respectivamente, um dos principais benefícios e um dos principais malefícios associados à construção da Usina Hidroelétrica de Belo Monte.
Aumento do potencial energético do Centro Sul / diminuição das áreas de várzea no estado do Pará.
Geração de energia elétrica para comunidades indígenas / perda de zonas turísticas relacionadas à ecologia.
Diminuição da pressão energética na Amazônia Oriental / desterritorialização de populações nativas.
Consolidação da infraestrutura para a Zona Franca de Manaus / perda de biodiversidade e biomassa.
Diversificação energética na região norte / custo elevado com indenizações para as populações deslocadas.
No site na internet da Usina Hidroelétrica de Mauá, encontra-se a seguinte informação:
O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul é constituído pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) e pela Eletrosul Centrais Elétricas S/A, duas estatais comprometidas com o interesse público e com larga experiência no setor elétrico. A Copel é majoritária no Consórcio, com 51% de participação, e a Eletrosul detém os 49% restantes. Juntas, as empresas arremataram a concessão da Usina Hidrelétrica Mauá, leiloada no dia 10 de outubro de 2006, e adquiriram o direito de construir e operar o empreendimento por um período mínimo de 30 anos.
A partir dessa informação e das normas jurídicas que regulam as concessões de serviços públicos, assinale a alternativa correta.
A legislação brasileira exige licitação prévia para a concessão de serviços públicos, mesmo se a concessão não for precedida de realização de obra pública, e em regra a outorga da concessão se dará com exclusividade.
A inexecução parcial do serviço pela concessionária é hipótese em que a legislação prevê que o poder concedente opte pela imposição da sanção contratual aplicável ou pela promoção da encampação do serviço.
A subconcessão, a transferência da concessão e a transferência do controle acionário são todas situações lícitas, desde que autorizadas pelo poder concedente, sendo que a subconcessão deve ser precedida de nova licitação.
A remuneração do concessionário através da tarifa definida no contrato de concessão pode ser complementada por meio de receitas alternativas, mas os valores auferidos não devem ser direcionados para a redução do nível tarifário.
A participação de consórcio em procedimento licitatório para escolha do concessionário deve ser precedida da celebração do contrato de consórcio, não bastando mero compromisso escrito das futuras consorciadas.
O fator que diferencia o Brasil dos outros três países que formam o BRIC é:
elevado volume de exportação em produtos agrícolas.
território com elevada concentração de matériaprima.
desvalorização da indústria bélica nas políticas externas.
população identificada como pequeno mercado consumidor.
participação na OMC como economia de livre mercado.
Leia os textos a seguir.
Comparando os conteúdos dos dois textos pode-se afirmar que
são complementares, posto que o texto I destaca as principais mudanças para que o Brasil se torne competitivo no mercado mundial, enquanto o texto II reforça a ideia de que estas ações devem ser prioridades dos governos.
o texto I trata da relação econômica do Brasil com o resto do mundo, enquanto o texto II mostra que não existe nenhuma relação entre globalização e pobreza, pois esta é causada pela falta de investimentos governamentais.
ambos os textos destacam os esforços de países em desenvolvimento, como o Brasil, em participar da globalização através de investimentos sociais crescentes, que são necessários para aumentar a competitividade.
o texto II faz uma crítica aos esforços de países como o Brasil em adaptar-se aos imperativos da globalização econômica, em detrimento das políticas sociais, enquanto o texto I argumenta como sendo necessária esta adaptação.
o texto I destaca a importância de políticas protecionistas para as indústrias brasileiras, que sofrem com a concorrência internacional, enquanto o texto II defende uma economia nacional voltada para o mercado interno.
Leia a letra da música.
De acordo com a classificação do geógrafo Aziz Ab'Sáber, temos a seguinte sequência de domínios morfoclimáticos na viagem a partir do Triângulo Mineiro descrita na música
Faixa de transição Cerrado Amazônia.
Araucárias Mares de morros Cerrado.
Caatingas Pradarias Amazônia.
Pradarias Araucárias Cerrado.
Cerrado Pradarias Araucárias.
Leia o texto.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
latifúndios modernizados
polos de crescimento
parques industriais
clusters corporativos
complexos agroindustriais
O processo de urbanização do Brasil aconteceu de forma acelerada e tardia. Sobre o processo de urbanização recente, é correto afirmar que:
Desde a revolução urbana brasileira consecutiva à revolução demográfica dos anos de 1950, tivemos primeiro uma urbanização concentrada, com a multiplicação de cidades de tamanho intermediário, seguida do estágio de metropolização, com o aumento considerável do número de cidades milionárias e de grandes cidades médias e, em seguida, uma urbanização aglomerada, com o aumento do número e da respectiva população dos núcleos com mais de 20 mil habitantes.
No processo recente de urbanização, observa-se uma diminuição do número de cidades locais e sua força, assim como os centros regionais, ao passo que as metrópoles do Sudeste tendem a crescer relativamente mais que as metrópoles regionais.
O efeito do tamanho tem importante papel na divisão interurbana e também na divisão intraurbana do trabalho: quanto maiores e mais populosas as cidades, mais capazes são de abrigar uma extensa gama de atividades e de conter uma lista maior de profissões, estabelecendo, desse modo, um tecido de inter-relações mais eficaz do ponto de vista econômico.
As cidades de porte médio passam a acolher menores contingentes de classes médias.
A população urbana das aglomerações com mais de 20 mil habitantes cresce menos do que a população total e a população urbana do país, e o mesmo fenômeno também se verifica em escala regional.
Pode-se afirmar que hoje, no século XXI, a urbanização apresenta um novo significado como apontam vários autores que trabalham com a geografia urbana no Brasil. Sobre tal temática, marque a afirmativa correta:
A urbanização do Brasil hoje, nada tem haver com a sua articulação com a economia-mundo como semiperiferia.
Os países latino-americanos manifestam um processo extremamente dinâmico devido, em grande parte, ao próprio crescimento urbano que não se reduz a mera inchação das cidades a mobilidade da população e a fronteira móvel. O Brasil, ao contrário, tem uma urbanização estabilizada.
Dois movimentos não complementares caracterizam a urbanização brasileira: a acentuação da concentração e a tendência à dispersão espacial.
As transformações estruturais da economia e da sociedade que caracterizam a semiperiferia assumem forma concreta e expressão máxima na formação de uma cidade mundial, como por exemplo, São Paulo, que se tornou um dos grandes centros de controle e acumulação de capital em escala planetária. São Paulo passa a ter poder não apenas como mais importante núcleo produtivo do país mas, sobretudo, como veículo de articulação financeira, de informação, de P&D, de indústria de ponta com a economia-mundo.
A urbanização no Brasil foi sustentada por uma mão-de-obra extremamente qualificada.
Observe a tabela sobre o crescimento da urbanização brasileira:
Assinale a alternativa correta:
Em 1940, a taxa de urbanização era de 20,35% e em 1980 era de 58, 86%.
De 1940 a 1980, a população total do Brasil duplicou-se.
A população urbana se multiplica por aproximadamente sete vezes e meia.
O índice de urbanização de 1991 foi de 68, 86.
O índice de urbanização era de 26,35% em 1950 e passou a ser 45, 52 em 1970.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...