Lista completa de Questões de Geografia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Toda pesquisa ou estudo oceanográfico necessita da exatidão dos pontos de coleta de dados. O sistema GPS (Geoposicionamento por Satélite) é atualmente um padrão internacional para o posicionamento em oceanografia. É correto afirmar sobre o sistema GPS, EXCETO que
proporciona a posição, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.
permite a determinação da posição de uma embarcação a partir da realização de cálculos por um receptor instalado a bordo do navio, que recebe informações sobre a localização desses satélites.
pode indicar, simultânea e continuamente, dados de posicionamento tridimensional (latitude, longitude e altitude), rumo, velocidade e tempo (hora), com alta precisão.
é constituído por três componentes principais: o segmento espacial (satélites), o segmento terrestre (monitoramento e controle) e o segmento do usuário (receptores GPS e equipamentos associados).
é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, sendo necessário ao receptor ter um relógio muito preciso e estável.
Na gestão das zonas costeiras, é fundamental o conhecimento dos processos físicos, químicos e biológicos. Também é importante a obtenção de informações detalhadas sobre a exploração dos recursos vivos ou não, já que podem causar problemas ambientais e pôr em risco o equilíbrio dos ecossistemas. Os modelos numéricos hidrodinâmicos aplicáveis às zonas costeiras podem ser classificados de diversas maneiras. A classificação relacionada com o tipo de tratamento adotado para a malha vertical (discretização vertical) divide-os em
níveis fixos, isopicnal, coordenadas sigma ou semiespectral
hidrodinâmicos, termodinâmicos ou hidrotermodinâmicos
superfície lisa ou superfície rígida
barotrópicos e baroclínicos
mar, baía, golfo e estuário
Os dados coletados por satélites internacionais permitem o monitoramento de diversas variáveis na superfície. As tecnologias utilizadas para o monitoramento da temperatura da água e da concentração de clorofila são, respectivamente,
espectrofotômetro e radiômetro de luz visível
radiômetro infravermelho e radiômetro de luz visível
termômetro e radiômetro de micro-ondas
radar escaterômetro e altímetro
radar altímetro e radiômetro de micro-ondas
Considere o mapa e as afirmações a ele referentes.
I. Oferecer informações sobre a localização do fenômeno industrial em São Paulo.
II. Identificar o movimento de expansão da industrialização.
III. Distinguir os tipos de indústria por região do estado.
O mapa oferece a possibilidade de se atingir os objetivos apresentados APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Os combustíveis fósseis constituem uma das principais fontes de obtenção de energia para a civilização moderna, deles havendo uma crescente demanda mundial. Essa necessidade de petróleo tem levado à contaminação de inúmeros ecossistemas marinhos. Sobre o petróleo, estão corretas as afirmativas abaixo, EXCETO que
uma amostra de petróleo pode conter mais de 1.000 substâncias distintas, mas 200 substâncias são comuns a todos os tipos de petróleo.
os constituintes principais do petróleo são hidrocarbonetos, substâncias com enxofre, ácidos graxos, substâncias nitrogenadas e metais pesados.
estudos ecotoxicológicos revelaram que os hidrocarbonetos são acumulados pelos organismos marinhos por meio da absorção na coluna dágua, na água intersticial ou da ingestão de partículas.
o derramamento de petróleo pode causar a eliminação completa da biota, levando um longo tempo para reinício de sua colonização.
o petróleo flutua na água porque é mais denso que a água, formando uma camada que facilita a penetração de CO2.
Partindo dessa premissa, é INCORRETO afirmar que:
Diferente de outras palavras correntes em Geografia, como conurbação e pediplano que exprimem um conceito científico e não se fazem presentes na linguagem comum, a palavra região é de uso fluido e tem dificuldades em se estabelecer como um conceito.
A mistificação social não se constitui no único problema quando o tema é região.
A ideia de região serve facilmente como forma de manipulação política, uma vez que o discurso político pode mistificar e utilizar a ideia de região como um instrumento de manipulação social.
O recorte regional contém em si, uma questão de escala e exprime diretamente a particularidade da Geografia no seio das ciências humanas, que é de conter uma problemática espacial.
A ideia de região que, por um lado, é considerada clara enquanto noção, por outro, é ambígua na linguagem comum.
A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza é muito complexa e, por isso, essas abordagens devem ser ensinadas de forma desassociada.
Observe a figura.
Na figura, estão representados
a precessão dos equinócios e o movimento de rotação da Terra.
o sistema solar e a posição da órbita da Terra em relação ao Sol.
o movimento de translação da Terra e a mudança das estações do ano.
a alternância dos climas ao longo da história da Terra e o movimento de revolução.
o movimento de rotação da Terra e formação das zonas térmicas.
A partir da leitura do texto de Milton Santos NÃO é possível inferir que:
A construção ou reconstrução do espaço se torna possível devido à relação entre técnica e trabalho humano.
A relação entre o homem e a natureza seria uma via de mão dupla, já que ambos modificam e são modificados reciprocamente.
A natureza estaria sempre sendo redescoberta pelo homem, o natural cede lugar à racionalidade e a natureza é instrumentalizada e domesticada.
A natureza e o homem vivenciam uma relação de interdependência em que a natureza se sobrepõe à cultura e à tecnologia.
Com a tecnificação, a relação natureza-sociedade se intensifica na construção do espaço social.
A compreensão da organização do território brasileiro torna-se imprescindível para se identificar os processos e atividades econômicas que se sucederam no decorrer da história. Sobre as características do Brasil arquipélago, é correto afirmar, EXCETO:
O desenvolvimento urbano era uma consequência imediata da combinação de dois fatores principais: localização do poder político-administrativo e centralização correspondente de agentes e de atividades econômicas.
No final do século XX, já havia inúmeros caminhos de terra, com drenagem e com pontes para atravessar os rios, eles permitiram o tráfego de animais e se encadeavam em sistemas com portos.
A escravidão e o domínio são outros termos para contar a história colonial do território brasileiro.
A interiorização do povoamento foi devido, de um lado, à mineração e, de outro, à criação de gado nas fazendas.
Durante o período Brasil arquipélago, o crescimento das cidades, entretanto, foi desigual devido às oscilações das economias regionais ou do seu papel político.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...