Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.
Uma das razões para que a industrialização brasileira acontecesse tardiamente encontra-se na modesta taxa de crescimento da população até os anos 90 do século passado, fato que se reverteu apenas nas duas últimas décadas.
Geografia - Energia e Industria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
1 é a Índia, que importa grande quantidade de combustíveis fósseis da Rússia.
1 é o Brasil, que cada vez mais tem priorizado as energias renováveis.
2 é a China, que ainda mantém o carvão como base de sua matriz energética.
2 é a Coreia do Sul, que apresenta dificuldade em suprir sua necessidade de petróleo.
3 é o Japão, que, após o acidente de Fukushima, reduziu o consumo de energia nuclear.
Geografia - Energia e Industria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
do polo petroquímico de Paulínia, instalado no interior do estado de São Paulo na década de 1960, pelo governo federal.
do novo abc, região industrial em construção no interior de São Paulo, voltada para a produção de automóveis e caminhões.
do vale do silício paulista, formado por um conjunto de empresas de alta tecnologia voltadas para a atividade agrícola.
da região metropolitana paulista ampliada, formada por um conjunto de polos industriais integrados à cidade de São Paulo.
do complexo agroindustrial que se constituiu no interior do estado de São Paulo em torno da cana- -de-açúcar.
Os valores da tabela a seguir são explicados principalmente pelo seguinte fator:
aprovação das novas fronteiras na Amazônia Legal, aumentando o território produtivo.
superação da área de produção de mamona em relação à produção de soja.
incentivo governamental pela mistura do biodiesel ao diesel tradicional.
crise da produção petrolífera, com a abertura das explorações do pré-sal.
aumento dos agricultores familiares, que se dedicaram à produção de biodiesel.
Analise os gráficos 1 e 2 abaixo:
GRÁFICO 1
Com base nos dados dos gráficos acima e nas informações sobre o comportamento do setor energético no Brasil e no Mundo, considere as afirmações a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
I Duas fontes não renováveis de energia que são importantes no Brasil, como o petróleo e a biomassa, em nível internacional, representam menos de 40% da matriz energética.
II As fontes renováveis de energia correspondem a mais de 85% da matriz energética mundial e poderão representar vantagens no atual mercado mundial de gás metano.
III Mais de 40% da matriz de energia no Brasil é composta por fonte energética renovável (biomassa e hidreletricidade), representando vantagens no atual mercado mundial de carbono.
IV A produção de biocombustíveis por meio do uso de etanol de cana e de biodiesel torna a matriz energética brasileira menos poluente do que as baseadas nos combustíveis fósseis.
Assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:
F F V V
F V V V
V F V V
V V V V
F V F V
Leia o trecho da reportagem abaixo: A Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) divulgou em março de 2010 um estudo inédito que mensurou o Custo Brasil para produtos agrícolas. Oito itens foram considerados e ficou constatado que o Custo Brasil encarece em média 36,27% o preço do produto brasileiro em relação aos fabricados na Alemanha e nos Estados Unidos. (Jornal O Estado de São Paulo (08 de março de 2010. Caderno de Economia. p.5).
Analise os itens abaixo:
I Investimentos em energia e em transportes de carga e de passageiros.
II Manutenção de taxas de juros reais elevadas e alto déficit público.
III Reduzida burocracia para abertura de uma empresa e em relação às exportações.
IV Elevada carga tributária e legislação fiscal complexa e ineficiente.
V Altos custos trabalhistas e déficit da previdência social.
Os itens acima que mostram exemplos de situações que contribuem para gerar o Custo Brasil, são os identificados pelos números
I, II e III, apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, IV e V apenas
II, III e V apenas
I, IV e V apenas
Analise a tabela e as afirmativas sobre a posição do Brasil no cenário mundial e suas contradições como semiperiferia.
I. As contradições do Brasil enquanto semiperiferia são mais claras no comércio internacional. A direção dos fluxos comerciais coloca-o ainda entre os países periféricos que comercializam mais com os países desenvolvidos do que com seus vizinhos.
II. Três elementos revelam o caráter ambivalente do Brasil como semiperiferia. O primeiro é a natureza do comércio. Depois da recessão do início dos anos 80, o Brasil distanciou-se dos seus vizinhos latino-americanos com uma enorme repercussão nas exportações. O segundo elemento é a abertura de mercados e a diversificação de parceiros comerciais. O terceiro elemento a destacar no comércio diz respeito ao fechamento/abertura da economia brasileira.
III. Considerando-se as múltiplas dimensões do poder, e os limites impostos pelo crescente endividamento externo, pode-se definir o Brasil como uma potência regional, restrita em termos estratégicos à América do Sul, com influência política na América Latina e África Portuguesa, e com atuação econômica que se estende ao Oriente Médio.
IV. A posição que ocupa no poder mundial como o primeiro país sul-americano, concede-lhe, por extensão, o status de maior potência regional.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
I, III, IV
II, IV
I, IV
II, III, IV
Geografia - Geopolítica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A partir do governo de Fernando Collor, foram adotadas políticas socioeconômicas sob a influência do Estado neoliberal. Dentre elas, destacam-se
I o controle do sistema financeiro, da atuação dos bancos e do movimento de capitais no mercado interno pelo governo.
II a privatização de empresas estatais e abertura do mercado nacional a produtos estrangeiros.
III a garantia de preservação dos direitos dos trabalhadores através da criação de aposentadorias privadas e do incentivo à adesão aos planos de saúde privados.
IV a expansão de faculdades e universidades particulares, financiadas pelo Estado em detrimento das universidades públicas.
Em relação a essas políticas, é correto afirmar que são verdadeiras as dos itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
do atraso da educação brasileira, já que as empresas do período mais recente da economia necessitam de profissionais pouco escolarizados.
do papel dos agentes governamentais na organização do espaço geográfico, frente às novas exigências da produção provocadas pelos avanços tecnológicos.
da ausência de agentes governamentais na produção do espaço geográfico, posto que as ações na área da educação não afetam a sociedade e a economia.
do apoio governamental à implantação de indústrias da Terceira Revolução Industrial, como a automobilística, que necessitava de mão de obra especializada.
aos projetos de constituição de novos estados na região Norte.
à relação entre o consumo cotidiano e a sustentabilidade ambiental.
aos interesses por trás da campanha de internacionalização da Amazônia.
à futura transformação da Amazônia no celeiro do mundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...