Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
aos projetos de constituição de novos estados na região Norte.
à relação entre o consumo cotidiano e a sustentabilidade ambiental.
aos interesses por trás da campanha de internacionalização da Amazônia.
à futura transformação da Amazônia no celeiro do mundo.
Conforme o IBAMA, a exploração geoeconômica do domínio da Caatinga só pode ser feita com base em um plano de manejos florestais. Sobre esse ecossistema é INCORRETO afirmar que:
Seu solo é razoavelmente fértil e, com um sistema de irrigação eficiente, a terra pode apresentar produtividade satisfatória.
Em sua formação vegetal há predominância de arbustos, cactáceas e outras espécies com características xerófitas.
Seu clima caracteriza-se pela irregularidade das precipitações, podendo ocorrer prolongados períodos de seca.
Sua vegetação assemelha-se a dos desertos, apresentando ausência de vegetação na maior parte de seu domínio.
Entre a Floresta Amazônica e a Caatinga, encontra-se o ecossistema do meio norte, que se caracteriza por áreas secas e de florestas. A economia local é basicamente extrativista e agrícola, predominando as plantações de arroz nos vales úmidos do Estado do Maranhão.
O texto acima refere-se a um complexo vegetacional chamado:
Mata de Cocais.
Mata de Araucária.
Campos Maranhenses.
Campos Sujos.
Os solos tropicais, de um modo geral, são ácidos e pouco ricos em nutrientes. Adquirem uma coloração avermelhada por causa da concentração de minério de ferro e da intensa lixiviação. Esses tipos de solos são conhecidos como:
Laterítico.
Solonetz.
Aluvial.
Podzólico.
O novo Código Florestal é uma das principais discussões em escala nacional que sublinha a oposição entre práticas econômicas e práticas ambientais. No Brasil, todavia, existem claros exemplos oficiais da associação direta entre as práticas econômicas, ambientais e culturais, de forma a produzir um equilíbrio de forças. Essa prática oficial é exemplificada, principalmente, por:
silvicultura de eucalipto.
uso de armas pelo IBAMA.
isenção fiscal para OGM.
instauração doPRONAF.
reservas extrativistas.
A charge a seguir apresenta a crise na Europa, principalmente, na zona do euro, mostrando uma medida que resultou em:
aumento do número de funcionários públicos.
atração de capital especulativo internacional.
diminuição das dívidas interna e externa.
promoção de políticas de contenção de despesas.
aplicação de políticas econômicas independentes.
Julgue os itens que se seguem, relativos aos fenômenos climáticos.
Na região Nordeste do Brasil, é possível distinguir três macrorregimes pluviométricos distintos: o do norte, com picos dos índices de pluviosidade entre os meses de fevereiro a abril; o do sul, com chuvas mais intensas entre novembro e fevereiro; e o da costa leste do Nordeste, com precipitação mais intensa entre os meses de maio a julho.
São inovações rurais que contribuíram para o aumento da produtividade agrícola, EXCETO:
Recombinação é o tipo mais simples e compatível com a tradição, ocorrendo quando um agricultor privilegia certos produtos em detrimento de outros, geralmente por pressão da demanda (por exemplo, o aumento da produção de aves e ovos na periferia de grandes cidades).
Renovação é o tipo mais complexo de inovação podendo ser por melhoramento, quando se introduzem novos fertilizantes, por adição, quando os cultivos mais rentáveis são acrescidos ao sistema agrícola pré-existente, e por substituição, quando velhos cultivos ou rebanhos são substituídos por novos produtos.
Reconversão é uma inovação mais profunda, de fato uma mutação endógena. Implica, dentro de prazos elásticos e variáveis, uma verdadeira mutação do sistema. Um exemplo disso é dado pela mecanização acentuada geralmente relacionada a inovações prévias, que conduz à especialização, à subordinação ao mercado, à quebra das relações tradicionais entre o agricultor e a terra.
Mutação ou mutação exógena diferencia-se da reconversão pelo agente de mudança, que nunca é um agricultor local.
Manutenção de métodos tradicionais, equipamentos e práticas agrícolas com o emprego de procedimentos rudimentares.
Geografia - Meio Rural - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
o agronegócio mantém a questão histórica do campo a concentração da propriedade da terra;
o agronegócio cria maiores oportunidades de acesso à terra para os pequenos produtores rurais;
o agronegócio aperfeiçoa os processos produtivos, mas não os problemas socioeconômicos e políticos;
o agronegócio está relacionado à imagem da geração de riqueza, da tecnologia de produção e das políticas de desenvolvimento;
o agronegócio promove a exclusão no campo pela intensa produtividade baseada em uma agricultura científica globalizada.
defende o apoio do governo aos pequenos produtores familiares, enquanto o II demonstra que a reforma agrária não é mais uma necessidade histórica no Brasil.
entende que a reforma agrária é uma proposta ultrapassada, enquanto o texto II destaca que os motivos para a reforma agrária ainda estão presentes no campo brasileiro.
entende que o problema do campo é a existência de muitas pequenas propriedades, com sistemas de produção atrasados, o que é negado pelo conteúdo do texto II.
defende, assim como o texto II, a ideia de que somente uma reforma agrária revolucionária seria capaz de transformar a realidade do campo brasileiro, dominado por latifúndios improdutivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...