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O planeta Terra é um corpo dinâmico e complexo onde atuam forças internas e forças externas. Com base nesta afirmação, pode-se admitir que
A urbanização brasileira diferencia-se, em vários aspectos, da urbanização dos países Centrais. Analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) No Brasil o setor secundário ultrapassou rapidamente o setor terciário.
( ) Nos países Centrais, o campo se transformou ao mesmo tempo em que a cidade.
( ) Nos países Centrais, as cidades foram espaços de lutas intensas de movimentos sociais.
( ) A modernização do Campo Brasileiro antecedeu à industrialização.
A dinâmica do planeta Terra caracteriza-se por uma complexa rede de processos dinâmicos, onde a energia solar constitui-se em um dos principais processos. Sobre esta dinâmica é correto afirmar que
A elaboração do relevo terrestre pelos fenômenos exógenos é bastante complexa e pode possuir múltiplas associações entre processos físicos, químicos ou biológicos. Com relação a esta afirmativa, assinale a alternativa correta.
O Geógrafo Azzis Nacib AbSaber foi responsável pela formulação da proposta dos Domínios Morfoclimáticos (figura). A proposta agrega diferentes fatores responsáveis pela formação dos grandes conjuntos de paisagem. Analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
O fenômeno da erosão é complexo e preocupa muitos estudiosos no mundo inteiro. Sua gravidade e extensão tem aumentado cada vez mais e tem levado a perda de grandes áreas agricultáveis. Com base nisso, é correto afirmar que
Com relação às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.
O globo terrestre representa a terra como uma esfera perfeita, por isso apresenta-se inadequado quando utilizado em sala de aula.
O ensino de geografia em todos os níveis tem se apoiado em elementos culturais como músicas, poemas, filmes, entre outros, construindo uma prática pedagógica que facilita o processo de ensino-aprendizagem, sem exigir do professor um planejamento anterior, devido à natureza flexível da atividade.
A atividade de campo, no ensino de geografia, mesmo se bem construída, dificulta o aprendizado do concreto, uma vez que sair do ambiente escolar desestimula os alunos.
A utilização de informática e recursos em multimídia possibilitou que a escola ganhasse novas dimensões, com o uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação, embora com prejuízo para a função social da escola.
Uma concepção metodológica atual a respeito do ensino da geografia propõe a substituição de esquemas já construídos, ampliando as construções e provocando reflexões, incentivando o pensamento autônomo e significativo que desperte o desafio e a satisfação do saber.
A noção de território impregnada de conteúdo político diz respeito à dimensão daquilo que é visível, produzido pelo homem com o uso dos elementos naturais como no caso da formação de um espaço agrícola.
Possuindo conceitos-chave que estruturam a geografia como saber científico e saber escolar, a interdisciplinaridade torna-se indispensável, já que promove o distanciamento do conteúdo específico dessa disciplina.
A paisagem natural tem sido substituída pela paisagem cultural, sendo a urbanização um dos processos promotores dessa transformação.
A noção de região encontra grande aplicabilidade nos dias atuais, pois a dinâmica econômica se encontra fundamentada nos circuitos regionais de produção, como polos que guardam unidade, identidade, independência e autonomia em relação aos demais.
A geografia pode ser entendida como a ciência dos lugares em que a história perde seu significado diante da constante transformação sofrida e das novas organizações territoriais que vão sendo continuamente impostas.
Em geografia, avaliação pressupõe o uso de instrumentos que se relacionem à ampliação da capacidade de leitura dos espaços. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Existem instrumentos padronizados para avaliar certos critérios em geografia, como uma prova dissertativa com fundamento em um texto motivador com a finalidade de avaliar os conhecimentos acerca da localização de determinados fenômenos.
Quando a avaliação se transforma em um instrumento auxiliar do ensino, ela passa a exercer sua verdadeira função.
O instrumento de avaliação completo é aquele que permite ao estudante manifestar-se livremente acerca do seu aprendizado com relação ao que lhe foi ensinado.
Em geografia, a capacidade de leitura dos espaços deve ser avaliada utilizando-se de forma sistemática, um mesmo tipo de instrumento de avaliação.
A avaliação de caráter regulador permite que o aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem.
Com referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta.
Em geografia, a territorialidade refere-se ao estudo do sistema territorial.
Enquanto a categoria território representa para a geografia um sistema de objetos, o conceito de territorialidade representa a condição necessária para a existência da sociedade como um todo.
A territorialidade é um conceito político que serve como ponto de partida para explicar muitos fenômenos geográficos relacionados à organização da sociedade e suas interações com as paisagens.
A territorialidade é campo específico dos estudos e pesquisas geográficas.
A ideia de territorialidade humana é sinônimo de área de vivência e de reprodução.
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