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O uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação permite uma nova forma de pensar o ensino e a articulação de novas metodologias que orientem a construção do conhecimento. A propósito do uso de TIC no ensino da geografia, assinale a opção correta.
Os sistemas de informação geográfica não são considerados ferramentas de TIC.
Por meio de TIC, os professores podem criar aulas interativas, que frequentemente estimulam a participação e a concentração do aluno.
Mesmo os professores sem experiência com o uso de ferramentas das TICs possuem facilidade para trabalhar com seus dispositivos.
A necessidade de mudança para a reconstrução do processo educacional deve ser a consequência da introdução dos recursos tecnológicos na escola.
As práticas pedagógicas que envolvem o uso de TIC relacionam-se necessariamente à adoção de aparatos tecnológicos ou recursos informáticos aplicados à pesquisa geográfica.
O tipo de abordagem em que se fundamenta uma ação didática para compor uma proposta de ensino de geografia, particularmente com o objetivo específico de construir conceitos geográficos gerados no confronto de representações sociais e conceitos científicos, é
sintética.
sintética.
comportamentalista.
socioconstrutivista.
desenvolvimentista.
Ao longo da história do pensamento geográfico, uma categoriachave da ciência geográfica, a região, foi projetada pela modernidade e, assim como esta, sofreu os abalos e as rupturas paradigmáticas em seu conteúdo, e consequentemente em seu ensino. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No ensino, a construção do conceito de região deve ter como princípio a diferenciação de áreas.
É com Friedrich Ratzel que a região aparece pela primeira vez ligada à ideia de espaço geográfico, evidenciando a necessidade de se produzir um conhecimento sintético sobre diferentes áreas da superfície terrestre.
A construção de alguns conceitos importantes na geografia, como o de região geográfica, foi orientada pela concepção ambientalista do pensamento geográfico.
A inclusão das ações humanas na análise regional acrescentou unidade à ciência geográfica e facilitou o seu ensino.
Na nova geografia, os estudos regionais são impulsionados pela difusão dos trabalhos de campo, que demonstram preocupação com a discussão do conteúdo articulado com a prática e as implicações na geografia.
Com base na geografia física, assinale a opção correta.
Mesmo antes da instituição dos parâmetros curriculares nacionais e da proposição dos temas transversais, a dicotomia geografia humana versus geografia física deixou de prevalecer, sobretudo em relação à redefinição do objeto de estudo da ciência geográfica como o produto da relação do homem com o espaço.
A nova proposta de abordagem dos conteúdos de geografia física a partir de 1990 demonstrou a importância das regularidades empíricas sob a forma de padrões para o estudo do meio ambiente.
A formação do naturalista Humboldt, associada às suas diversas viagens, fez da geografia uma disciplina voltada para a explicação dos fenômenos geográficos registrados, em detrimento da descrição das paisagens.
Pela afinidade da geografia física como um campo da ciência geográfica com a área das ciências ambientais, é possível caracterizar seu estudo como uma abordagem essencialmente ambiental.
Com o processo de redemocratização ocorrido no Brasil em meados dos anos 80 do século passado, houve rejeição ao ensino dos conteúdos da geografia física no ensino regular.
Considerando a importância do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica (SIG) como recurso pedagógico no ensino de geografia, assinale a opção correta.
A imagem de satélite substitui o mapa na representação e no estudo do espaço geográfico.
A principal vantagem na utilização dos SIG em sala de aula diz respeito ao aspecto técnico das imagens: os tipos de resolução.
Como são representação estática de um determinado fenômeno localizado no espaço, as imagens de satélite e do SIG impossibilitam a análise das relações dinâmicas encontradas na geografia.
Com o sensoriamento remoto, o aluno pode tomar conhecimento de realidades pouco conhecidas.
A difusão de imagens de satélite como recurso didático ainda é incipiente devido à baixa resolução das imagens, comparadas às das fotografias aéreas.
somativa de formação
formativa interativa
formativa diagnóstica
formativa pontual
somativa interna
Com relação aos aspectos atuais relacionados à cultura nas cidades, é correto afirmar que
a cultura de massa não corresponde à cultura popular, contudo tanto a cultura de massa quanto a cultura popular são capazes de fomentar o capitalismo global.
há uma relação direta entre apropriação cultural urbana e o capital financeiro internacional.
há a configuração de uma nova geografia cultural, na qual os países do chamado cone sul tornaram-se os protagonistas de um processo que confunde os interesses do capitalismo com os da própria cultura.
a cultura é enredada por uma nova lógica, que diz respeito à possibilidade de sua apropriação generalizada por todas as classes sociais.
o patrimônio material, cada vez mais, é um elemento favorecedor de acumulação capitalista nas cidades, sendo completamente negligenciado o patrimônio imaterial.
A respeito do espaço como produto das relações humanas, assinale a opção correta.
A paisagem pode ser tratada como forma-conteúdo da história, mas não como elemento geográfico da interação sociedadenatureza.
Há divergências entre o espaço e a sociedade na perspectiva da cultura, da economia e da política.
A colonização de territórios e as resultantes expressas no próprio território são processos que agem de forma independente na configuração dos espaços.
Ao longo dos séculos XIX e XX, o colonialismo europeu produziu espaços marcantes do ponto de vista econômico e cultural na África, na Ásia e na Oceania.
A relação entre o espaço e a cultura é excluída do debate atual acerca das interações sociais.
Assinale a opção correta acerca dos conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
Para a compreensão de sua essência no âmbito local, o desenvolvimento deve ser tratado, geograficamente, na perspectiva escalar.
Desenvolvimento, no sentido de superação de problemas e de conquista de autonomia individual e coletiva, é um desafio global e um privilégio de um grupo de nações.
Os países desenvolvidos não apresentam problemas socioespaciais comuns aos países da América Latina.
Desenvolvimento representa uma noção de estado e não de processo ou de devir.
Desenvolvimento social e crescimento econômico têm, sempre, o mesmo sentido.
Após a Segunda Guerra Mundial até o fim do século XX, a economia global passou por momentos de
arrefecimento, pelo desinteresse da indústria estrangeira em países referidos como subdesenvolvidos.
desenvolvimento estritamente ligados à eclosão de novos conflitos armados de magnitude similar ao da década de 1930.
declínio, devido à incapacidade de investimentos Norte- Americanos nos países devastados pelo conflito.
estagnação, devido à impossibilidade de fluxos vultosos de capital, mercadoria e pessoas, dados os gastos com os esforços de guerra.
transformação tecnológica e cultural, quando houve a difusão de um novo padrão social de consumo acompanhado pela otimização da indústria de bens de consumo não duráveis e duráveis em diferentes países.
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