Lista completa de Questões de Geografia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um importante indicador da qualidade de vida de um povo é representado pela expectativa de vida, que representa o número de anos que um recém-nascido poderá viver, levando-se em conta os recursos (alimentares, médico-hospitalares, etc.) do país. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
Taxa de mortalidade infantil consiste no número de óbitos de crianças com mais de um ano de idade, observado durante um determinado período de tempo, com referência ao número de nascidos vivos do mesmo período.
A fecundidade é menor nas famílias de baixa renda que nas de alta renda.
Para a definição do IDH parte-se do pressuposto que não se deve considerar apenas a dimensão renda, mas também a longevidade e a educação.
Média de vida e expectativa de vida são conceitos idênticos.
O IDH foi criado por um grupo de pesquisadores brasileiros, com a finalidade de representar uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano.
Geografia - Geografia das Sociedades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Uma teoria demográfica bastante conhecida foi publicada na Inglaterra, em 1798, pelo economista e sacerdote anglicano Thomas Robert Malthus. A respeito da teoria de Malthus, assinale a opção correta.
A teoria malthusiana define que, não ocorrendo guerras, epidemias, desastres naturais etc., a população tende a crescer segundo uma projeção aritmética, duplicando-se a cada vinte e cinco anos.
Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria menos acelerado que o ritmo de crescimento da produção alimentar.
De acordo os neomalthusianos, quanto menor o número de habitantes de um país, maior a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuído pelos agentes econômicos.
Malthus propunha a erradicação da pobreza e da fome por meio de uma política antinatalista.
A teoria reformista representa uma adequação, ou seja, um reajustamento nos princípios das teorias malthusianas e neomalthusinas, adotando o princípio básico de ambas.
Define-se o ecossistema como um sistema que envolve o meio ambiente com suas características físicas e químicas próprias, e os seres vivos que o habitam, com as respectivas interações entre ambos. Em outros termos, são as interações entre os fatores bióticos (plantas, animais e bactérias) e abióticos (solo, água, bem como os respectivos componentes químicos de cada um), ou seja, os fatores vivos e os não vivos que interferem e interagem em uma determinada comunidade específica. A propósito de ecossistemas naturais, assinale a opção correta.
No hemisfério sul, o clima úmido propicia o desenvolvimento vegetal das verdadeiras tundras.
As florestas representam um exemplo particular de ecossistema organizado em estratos.
Existem dois grandes tipos de formações herbáceas: as estepes e os campos florestados.
Os ecossistemas dos desertos são caracterizados por uma fauna pobre em vertebrados e plantas anuais de lento crescimento.
As tundras são zonas de vegetação situada no hemisfério setentrional, ou seja, no circulo polar antártico.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
o pantanal, maior planície de inundação contínua do planeta localizada na região Centro-Oeste, é uma zona constituída de extensa planície de sedimentos holocênica.
a mata atlântica possui pequena variedade climática ao longo do ano e hoje representa uma cobertura vegetal muito pequena em relação à área já coberta.
entre os domínios morfoclimáticos, as faixas de transição apresentam características de dois domínios apenas.
no Brasil, é possível identificar sete grandes domínios paisagísticos e macroecológicos, quatro intertropicais e três subtropicais.
a área nuclear do semiárido que compreende somente os estados do Nordeste brasileiro ocupa cerca de 11% do território nacional.
Impacto ambiental representa toda alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de degradação, levando os homens a avaliarem as suas ações e novos processos que viabilizem a minimização dos impactos negativos. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
No cerrado verifica-se o rápido desaparecimento da vegetação e o aumento significativo da degradação ambiental em função do crescimento das atividades agrícolas e pecuárias.
Apesar de os relatórios desenvolvidos pelo INPE apontarem para um decréscimo no processo de degradação ambiental, a região amazônica sofre uma intensa degradação decorrente do desmatamento, o que ocasiona processos de desertificação em grande parte do território.
Visando à exploração de atividades mineradoras, a Mata Atlântica sofreu intensamente a retirada de vegetação.
Nas florestas de araucária, consideradas as regiões mais preservadas do Brasil, a pequena parcela anteriormente retirada foi recomposta com as mesmas espécies.
Os campos da região Sul do Brasil, após pequeno período de degradação, conseguiram desenvolver técnicas que controlaram totalmente o processo de arenização.
A intensificação da dualidade riqueza/pobreza é um distintivo marcante do processo de acumulação capitalista atual, caracterizado pelo desenvolvimento desigual e excludente, que produz uma geografia de desigualdades nos territórios. Acerca desse tema, é correto afirmar que
a pobreza deve ser entendida como um problema estrutural, portanto não possui características locais ou nacionais.
a pobreza é um fenômeno multidimensional cujas causas são difíceis de identificar.
a fome é um processo recente, intensificado pela maximização das desigualdades sociais.
não se verifica, no Brasil, contradição entre a produção de alimentos e o número de famintos, o que demonstra a eficiência das políticas públicas.
os programas do governo federal, no Brasil, têm conseguido diminuir sensivelmente a pobreza por meio da agricultura familiar e da atuante reforma agrária, que vem sendo praticada de forma ostensiva.
No Brasil, identificam-se diversos tipos de desigualdades sociais, que se agravam quando se analisam ainda as desigualdades regionais. Considerando esse tema, é correto afirmar que
os melhores salários do Nordeste são encontrados nos estados do Maranhão e no Piauí.
os maiores índices de IDH no Brasil estão concentrados nas regiões Sudeste e Nordeste.
regiões com maiores índices de IDH serão capazes de absorver melhor os recursos destinados a pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
existe uma proporcionalidade entre o PIB e a renda per capita no Nordeste.
as desigualdades econômicas, sociais e regionais no Brasil são problemas locais que não afetam o desenvolvimento do país como um todo.
grandes investimentos têm sido feitos no Brasil, visando atenuar os processos de poluição atmosférica, como pode ser observado nos investimentos em transporte urbano.
o Brasil, no que tange ao controle de resíduos sólidos, tem feito grandes investimentos para coleta e tratamento de todo o lixo coletado diariamente.
um dos maiores problemas vinculados à destinação dos resíduos sólidos urbanos, no Brasil, está vinculado à dificuldade de se encontrarem áreas apropriadas para receber a quantidade de lixo gerado diariamente, em consequência da falta de uma educação ambiental da população.
o crescimento populacional e a variedade de produtos aumentaram significativamente os impactos ambientais, principalmente em pequenos municípios onde as arrecadações de ISS são pequenas.
a água tem sido, atualmente no Brasil, um dos recursos naturais que mais recebem investimentos para o controle da poluição.
Um dos grandes problemas do lixo urbano, não se encontra vinculado à coleta, pois esta ocorre de forma regular e satisfatória em quase todas as localidades do Brasil.
Com base nesse tema, é correto afirmar que, na maioria dos municípios brasileiros o lixo é encaminhado paraa usina de compostagem: ambiente onde o lixo é incinerado.
a usina de reciclagem: local onde materiais específicos são separados e encaminhados para incineração.
o aterro sanitário: ambiente de disposição do lixo com substancial redução dos impactos ambientais.
o aterro controlado: local onde o lixo é lançado sobre o terreno impermeabilizado e com tratamento para o chorume e o biogás.
os lixões: local onde o despejo de resíduos ocorre a céu aberto.
A formação do espaço geográfico brasileiro teve início com a chegada dos colonizadores europeus. Durante o período anterior à ocupação, a natureza permaneceu preservada, pois os primeiros habitantes viviam em aldeias agrupadas, utilizando apenas o necessário para a sua subsistência. Com a chegada dos colonizadores, iniciou-se uma nova etapa do relacionamento do homem com a natureza. A respeito desse tema e suas implicações, assinale a opção correta.
No século XVI, a ocupação do território ocorreu com base na diversificação da cultura, principalmente de produtos não tropicais.
Até a década de 1930, os espaços econômicos brasileiros estavam articulados, desenvolvendo atividades intensas principalmente voltadas para a estruturação de atividades industriais.
A divisão regional do Brasil fundamenta-se na combinação e predominância dos aspectos naturais, sociais, econômicos e religiosos.
Os portugueses conseguiram incorporar, de forma efetiva, as terras situadas além dos limites de Tordesilhas por meio do Tratado de Versalhes.
Objetivando a acumulação de riquezas, os colonizadores e os que os sucederam transformaram a natureza, por causa do desmatamento e da implantação de grandes lavouras e pastagens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...