Lista completa de Questões de Geografia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Os trabalhos de campo no ensino/aprendizagem de biogeografia permitem a observação da distribuição das unidades de paisagem, que ocupam de forma igualitária e homogênea o espaço.
No que se refere aos fundamentos teóricos da geografia e às categorias de análise do pensamento geográfico aplicadas ao ensino de geografia, julgue os itens a seguir.
Considerando-se que a virtualidade não corresponde ao mundo real, o uso de novas tecnologias no ensino de geografia resulta na imposição de um caráter de neutralidade ao conhecimento científico.No que se refere aos fundamentos teóricos da geografia e às categorias de análise do pensamento geográfico aplicadas ao ensino de geografia, julgue os itens a seguir.
A velocidade das transformações produzidas pela globalização impõe aos professores de geografia a constante atualização e a adoção de metodologias inovadoras de ensino. As redes sociais, o Google Earth, a Internet, os jogos eletrônicos podem contribuir para a prática docente nesse sentido.A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.
Alunos e professores pertencem a um meio geográfico, pelo qual são influenciados e no qual exercem influências. Essa relação com o meio perpassa aspectos sociais, econômicos, culturais, históricos, ambientais, e possibilita a proposição de situações didáticas em que os interesses e saberes dos estudantes venham à tona por meio da problematização dos saberes construídos em seu cotidiano.A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.
O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos por meio de uma organização com base na dualidade espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos organizados em nível crescente de complexidade.A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.
Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade.Com relação aos geógrafos e cientistas sociais que estudam as dinâmicas espaciais do capitalismo, julgue os itens a seguir. Os estudos regionais desenvolvidos na geografia escolar do início do século XXI são influenciados pelas concepções estruturalistas do filósofo francês Jean-Paul Sartre. Nesta concepção, a estrutura que dá sentido à globalização é o binômio economia versus poder, em suas diversas manifestações espaciais.
Tendo o texto 7A1AAA como referência e considerando o cenário atual do ensino da geografia, assinale a opção correta.
As ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX estão sistematizadas no pensamento de
Considerando essa situação hipotética e o texto apresentado, assinale a opção correta, acerca da abordagem teórica e metodológica a ser adotada pelo professor para ministrar a aula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...