Questões de Geografia do ano 2020

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma concentrada e intensa, gerando inúmeros problemas urbanos, como a segregação sócioespacial, macrocefalia urbana, déficit habitacional, entre outros. Por sua vez, historicamente, a luta pela Reforma Urbana vem tentando promover uma maior justiça social na cidade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A primeira grande política urbana implementada no Brasil deu-se na Constituição de 1988, nos artigos 182 e 183, que definiam as políticas de desenvolvimento urbano e regulamentação do uso e da propriedade do solo urbano.

    B) O MTST é o principal movimento social no Brasil pela Reforma Urbana, além da luta por moradias populares à população sem-teto.

    C) O Estatuto da Cidade, aprovado em 2001, é o principal marco na política urbana brasileira, pois, além da consolidação da política de regulamentação propriedade e uso do solo urbano, prevê a obrigatoriedade da participação popular no planejamento e gestão urbanos.

    D) O chamado orçamento participativo é uma das ferramentas disponíveis no processo de participação popular no planejamento e, sobretudo, gestão das cidades brasileiras.

    E) O Plano Diretor é o instrumento básico da política de planejamento e desenvolvimento no Brasil, sendo obrigado sua elaboração aos municípios com mais de 50 mil habitantes, além de outros fatores como estar inserido em áreas metropolitanas, de potencial turístico ou mesmo de impacto ambiental.

A industrialização brasileira ficou caracterizada como tardia em razão de ocorrer em momento histórico seguinte a outros países no mundo. Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA:

    A) O processo de Industrialização no Brasil se inicia com a chamada Substituição de Importações no Governo Vargas, na década de 1930, com investimento especial na indústria de base.

    B) O chamado “milagre econômico” ocorre na ditadura militar investindo-se em grandes obras, gerando aumento do PIB acima dos 10% por ano, e, ao mesmo tempo, aumentando-se as desigualdades sociais no país com elevado endividamento externo.

    C) O Plano Salte foi implementado pelo Governo Dutra, com investimento em educação, saúde, energia e transportes, porém com a abertura de importação de bens de consumo, as reservas cambiais brasileiras caíram drasticamente ocasionando uma desvalorização da moeda nacional perante o dólar.

    D) O Governo JK foi marcado pelo Plano de Metas, ou também projeto desenvolvimentista, caracterizado pela criação da Petrobras e do BNDES, além da construção da nova capital e da malha rodoviária no Brasil Central.

    E) A década de 1990 foi marcada pela implantação das políticas neoliberais no país, com a privatização de várias indústrias nacionais, tendo como consequência um aumento do desemprego, da pobreza e da desigualdade social.

No âmbito econômico e demográfico, um conceito tem sido intensamente debatido no Brasil nos últimos tempos, o de Bônus Demográfico. É correto afirmar que ele se refere à/ao:

    A) transição demográfica em que a população idosa vem se alargando no topo da pirâmide etária, o chamado envelhecimento da população.

    B) crescimento da base da pirâmide etária, com o aumento da população jovem – de até 15 anos – em relação à população adulta.

    C) situação em que o número da população em idade ativa supera a população dependente, isto é, idosos e crianças.

    D) momento em que as taxas de crescimento natural da população começam a se elevar em um ritmo maior ao anteriormente observado.

    E) ao aumento da base da pirâmide etária, com um aumento das taxas de fecundidade e natalidade.

A partir da análise das pirâmides etárias a seguir, é correto afirmar que elas correspondem, respectivamente, aos seguintes continentes:

    A) África, Europa e América do Sul.

    B) América do Sul, Europa, África.

    C) América do Norte, Europa e América do Sul.

    D) África, América do Sul e Europa.

    E) África, Austrália e América do Norte.

O uso de recursos energéticos está presente em nosso cotidiano e dominam o debate econômico e geopolítico mundial. Sobre assunto, considere as assertivas a seguir.
I. O gás natural foi um elemento-chave no conflito que ocorreu na Ucrânia, com anexação da Crimeia pela Rússia em meados dessa década, tendo em vista que grande parte dos gasodutos russos passam pelo território ucraniano para se chegar aos demais países da Europa. II. Nos últimos 50 anos, o consumo mundial de energia aumentou consideravelmente, sendo o petróleo a fonte energética principal, mesmo com uma queda percentual de participação em relação às demais fontes energéticas. III. O Brasil tem grande parte da energia elétrica proveniente de fontes renováveis - as hidroelétricas - que não lançam gás carbônico na atmosfera em sua produção, assim como a viabilidade deste tipo de energia não se gera nenhum impacto ambiental. IV. O petróleo vem sendo o principal centro da disputa geopolítica mundial, a exemplo da Invasão do Iraque em 2003, da instabilidade política em países com grandes reservas, como Brasil e Venezuela, como também o interesse dos EUA e da Rússia nos conflitos envolvendo a Síria.
Estão corretas apenas:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, II e IV.

    C) II e IV.

    D) I e IV.

    E) II e III.

“O ensino de geografia contribui para a formação da cidadania por meio da prática de construção e reconstrução de conhecimentos, habilidades, valores que ampliam a capacidade de crianças e jovens compreenderem o mundo que vivem e atuam, numa escola organizada como um espaço aberto e vivo de culturas. ” CAVALCANTI, Lana de S. A Geografia Escolar e a Cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas/SP: Papirus, 2008. p.81.
Para se atingir os objetivos e contribuições destacados pela autora, nos últimos anos a Geografia Escolar tem se pautado, no plano teórico-metodológico, nas seguintes perspectivas, EXCETO:

    A) a formação de conceitos geográficos enquanto instrumentalizadores do pensamento espacial.

    B) a atenção especial em relação ao lugar, por se encontrar ali a dinâmica da vida cotidiana.

    C) o desenvolvimento da linguagem cartográfica como recurso importante no pensamento espacial.

    D) o embasamento teórico-conceitual nas ideias de Lev Vygostky, na chamada teórica sócioconstrutivista ou sócio-histórica.

    E) a compreensão da relação entre as escalas local e global por meio dos chamados círculos concêntricos.

O Censo Agro 2017 identificou, até o momento, 5.072.152 estabelecimentos agropecuários no Brasil, em uma área total de 350.253.329 hectares. Em relação ao Censo Agro 2006, essa área cresceu 5% (16,5 milhões de hectares, o equivalente a área do estado do Acre) apesar da redução de 2% (103.484 unidades) no número de estabelecimentos”. Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-deimprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21905-censo-agro2017-resultados-preliminares-mostram-queda-de-2-0-nonumero-de-estabelecimentos-e-alta-de-5-na-area-total> Acesso em: 02 de outubro de 2020.
Os dados do último Censo Agropecuário permitem visualizar que vem ocorrendo no país:

    A) a melhoria no sistema de coleta de dados, o que possibilita uma análise mais fiel e precisa da realidade no espaço agrário brasileiro.

    B) um aumento da concentração fundiária, algo crônico no espaço agrário do país e gerador de desigualdades no campo.

    C) a diminuição dos latifúndios e grandes propriedades, com maior de acesso às terras pela agricultura familiar.

    D) a manutenção do status quo da agricultura familiar, que em razão de linhas de crédito específicas, a exemplo do PRONAF, vem ocupando maior parte das terras.

    E) a presença maior dos latifúndios, que produzem maior parte dos alimentos que a população consome em seu dia-dia.

A classificação de um clima envolve diversos fatores. Marque a alternativa correta sobre a interferências das massas de ar no Nordeste brasileiro:

    A) No inverno, verifica-se a a atuação das mTa, mEa e mPa; e no verão, das mTa, mEa e mEc.

    B) A intensa confluência das mTc e mEa influenciaram, de forma significativa, na preponderância do clima semiárido na região.

    C) A fraca atuação das massas de ar úmidas na região é decorrente da continentalidade, sofrendo-se, de tal modo, mais influência da mEc provinda dos ventos alísios.

    D) A existência dos dois tipos de clima na região, Tropical e Semiárido, é resultado exclusivo da atuação de diferentes massas de ar, sendo uma mais úmida – mTa – e outra mais seca – mEc.

    E) Os demais fatores climáticos, no caso particular do Nordeste, em razão de sua localização geográfica, pouco influenciam na determinação dos tipos de clima da região.

O Brasil, por suas características geomorfológicas e climáticas, dispõe de uma diversa e ampla rede hidrográfica em seu imenso território. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:

    A) A maior parte das grandes bacias hidrográficas brasileiras são exorreicas.

    B) Dentro de uma bacia hidrográfica, o rio de primeira ordem refere-se ao seu rio principal.

    C) Os rios meandrantes são característicos dos relevos planálticos.

    D) Há dois tipos de foz dos rios: em delta, quando a água deságua no mar por somente um canal de drenagem; em estuário, formado por diversos canais e defluentes que deságuam em águas oceânicas.

    E) A rede hidrográfica brasileira é caracterizada pela grande existência de rios intermitentes.

Observe imagem abaixo da Pedra da Boca, no município de Araruna-PB:

Geologicamente falando, podemos denominar este resquício de relevo saliente de:

    A) Rockinger

    B) Softinger

    C) Inselberg

    D) Magma

    E) Peldestato

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...