Questões de Geografia do ano 2021

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.



Tendo a figura precedente como motivadora, assinale a opção correta, a respeito da dinâmica da população brasileira.

    A) A diminuição da taxa de fecundidade, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população brasileira têm provocado mudanças nas dinâmicas da população e na composição das famílias.

    B) A composição da família brasileira em 2020 é do tipo monoparental: um casal e um filho.

    C) A urbanização da sociedade não impactou as dinâmicas demográficas do Brasil.

    D) No transcorrer da evolução histórica, a organização familiar permanece inalterada, tanto no que se refere a sua tipologia quanto ao número de integrantes.

    E) A família brasileira atual é do tipo nuclear, ou seja, um casal e dois filhos.

A expansão da agropecuária capitalista no Brasil, referenciada no modelo agroexportador, se consolida territorialmente no que denominamos de Polígono do Agro-hidronegócio, a contar com o oeste de São Paulo, leste do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e sul e sudoeste de Goiás.
Antônio Thomaz Júnior. O agro-hidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI. Campo-território: Revista de Geografia Agrária, v. 5, n. 10, p. 92-122, ago. 2010. Internet: <www.seer.ufu.br> (com adaptações).
Tendo como referência o texto precedente, assinale a opção correta quanto ao agro-hidronegócio.

    A) Da ocorrência de elevados índices de pluviosidade, principalmente no centro-sul brasileiro, decorre a importância das chamadas culturas de sequeiro, ou seja, irrigadas pela chuva abundante sem necessitar de outras fontes de água.

    B) O acesso à água é regulado pelo governo federal por meio do instrumento dos comitês de bacias hidrográficas, o que leva ao uso sustentável desse recurso em seus diversos usos: agrícola, abastecimento urbano, geração de energia.

    C) No cerrado, a ocorrência de grande quantidade de recursos hídricos garante a expansão da irrigação sem impactos negativos ao meio ambiente.

    D) A composição de produtos agropecuários para a exportação inclui um recurso estratégico: a água — não se exporta apenas a soja, o açúcar ou a celulose, exporta-se também a água gasta na produção dessas commodities.

    E) A expansão da agricultura irrigada ocorre apenas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, onde os recursos hídricos apresentam limitações sazonais.

No que se refere à composição da matriz energética brasileira, assinale a opção correta.

    A) O uso em larga escala de fontes de energia não renováveis coloca a matriz energética brasileira em um patamar de forte impacto ao meio ambiente.

    B) A produção de cana-de-açúcar destina-se tanto ao setor de alimentos quanto ao energético, com a produção de álcool para uso em automóveis; seu bagaço, entretanto, é um rejeito não aproveitado e descartado na natureza.

    C) As fontes de energia renováveis, principalmente a hidrelétrica, têm expressiva participação na matriz energética brasileira.

    D) Os conflitos de uso da água para abastecimento, irrigação e geração de energia colocam esse recurso na categoria de recurso não renovável e têm diminuído a participação do setor hidrelétrico na geração de energia.

    E) A energia eólica tem baixa participação na matriz energética brasileira e o seu alto custo tem impedido a expansão da participação dessa fonte de energia na matriz energética nacional.

A divisão regional do Brasil consiste no agrupamento de estados e municípios em regiões com a finalidade de atualizar o conhecimento regional do país e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos. O IBGE é o órgão público responsável pela divisão regional oficial do país. A respeito da divisão regional oficial do país, assinale a opção correta.

    A) A divisão regional oficial foi proposta em 1988 pela Constituição Federal e organizou o território nacional em três complexos regionais: Nordeste, Amazônia e Sudeste.

    B) A divisão regional oficial foi feita a partir de critérios físicos relacionados aos biomas e às paisagens regionais do país.

    C) A divisão regional oficial não sofreu alterações desde sua primeira versão, em razão do seu caráter de subsídios às políticas públicas.

    D) A divisão das macrorregiões considera os estados como entes federativos, categoria que se aplica apenas a esse tipo de unidade territorial.

    E) A divisão regional do Brasil visa contribuir com uma perspectiva para a compreensão da organização do território nacional e assistir os entes federativos na implantação e na gestão de políticas públicas e investimentos.


Tendo a figura anterior como referência sobre a dinâmica da população brasileira, assinale a opção correta.

    A) O território brasileiro apresenta zonas de concentração intensa de população ao longo dos principais rios da bacia Amazônica.

    B) A interiorização da ocupação do território se revela na região Nordeste, que apresenta índices elevados de concentração demográfica no interior e a diminuição da população no litoral.

    C) A figura apresenta a concentração de população nas diferentes regiões brasileiras, que se mantém inalterada desde a segunda metade do século XX.

    D)

    As faixas de fronteira apresentam uma concentração demográfica em expansão, principalmente ao sul e norte do país.



    E) A região concentrada corresponde à área de maior concentração de população no Brasil e também de maior infraestrutura, sendo formada pelo Sudeste e Sul do país.

As descobertas de petróleo e gás natural no pré-sal estão entre as mais importantes atividades em expansão no Brasil nas últimas décadas. O pré-sal coloca o Brasil em uma posição estratégica considerando-se o aumento da demanda mundial e nacional de energia. No que se refere a essa temática, assinale a opção correta.

    A) A exploração de petróleo e gás natural na reserva do pré-sal depende da importação de tecnologia e de mão de obra estrangeira, o que pouco impacta a economia nacional.

    B) A bacia de Santos corresponde à área de maior produção de petróleo e gás na plataforma oceânica brasileira.

    C) A grande profundidade das reservas de petróleo e gás natural impede a exploração desses recursos em larga escala, pois o Brasil depende de parcerias com centros internacionais de pesquisa e exploração.

    D) O pré-sal corresponde a reservas de petróleo e gás encontradas entre dois e quatro mil metros de profundidade, o que corresponde à plataforma oceânica brasileira em áreas de até 200 km da linha da costa.

    E) O petróleo e o gás explorados no pré-sal são um recurso energético mineral de origem orgânica e armazenado em rochas magmáticas e metamórficas no subsolo oceânico.

O potencial exportador do Brasil é muito grande, principalmente no setor de produção de commodities. A lista dos principais produtos exportados pelo Brasil indica a forte participação do setor do agronegócio na balança comercial brasileira. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

    A) A partir do processo de privatizações e da participação de empresas estrangeiras, petróleo, gás e derivados passaram a ocupar o lugar de principais itens da pauta de exportações do Brasil.

    B) A retração da economia global na última década diminuiu a exportação brasileira de minério de ferro, principalmente para o mercado europeu, maior consumidor do minério brasileiro.

    C) O rebanho bovino brasileiro é o maior em escala global e a exportação de carne é principalmente destinada aos mercados norte-americano e europeu.

    D) A soja tem sido o principal produto de exportação do Brasil, principalmente para o abastecimento do mercado chinês.

    E) O potencial de exportação do Brasil tem caído nos últimos anos em razão da crise que o país atravessa em diversos setores: ambiental, político e cambial.

Assinale a opção correta, a respeito dos arranjos populacionais e das concentrações urbanas do Brasil.

    A) A concentração populacional em um ou mais municípios é característica do modelo territorial brasileiro adequado à realidade mundial, em que a presença crescente de atividades econômicas dinamiza a urbanização.

    B) O novo modelo de urbanização brasileira reconfigura as concentrações urbanas do Brasil, havendo a dispersão de empregos pelas periferias e o esvaziamento das áreas centrais tanto de atividades econômicas quanto de população.

    C) A região metropolitana de São Paulo é a maior concentração populacional do país e tem como elemento de atração a oferta de empregos em seu imenso parque industrial, com a indústria como principal gerador de empregos e impostos.

    D) Um arranjo populacional é o agrupamento de dois ou mais municípios mesmo que entre ele não haja uma forte integração populacional.

    E) Os arranjos populacionais apresentam espaços vazios ou com ocupação rarefeita entre os municípios integrantes, sendo a contiguidade da mancha urbanizada verificada apenas em regiões metropolitanas.

A divisão urbano-regional do Brasil proposta pelo IBGE (2013) apresenta três níveis escalares de articulação urbana do território brasileiro: as regiões ampliadas, as regiões intermediárias e as regiões imediatas. A respeito dessa divisão urbano-regional, assinale a opção correta.

    A) A divisão urbano-regional do Brasil leva em conta a distribuição das metrópoles por cada estado e a quantidade de população concentrada nessas aglomerações urbanas.

    B) O Brasil apresenta uma divisão urbano-regional pouco articulada em nível federativo e econômico, pois a economia nacional apresenta níveis diferenciados de desenvolvimento e articulação entre sistemas urbanos sem a necessária complementaridade socioeconômica.

    C) As regiões ampliadas de articulação urbana são constituídas por 14 sistemas urbanos-regionais que têm o protagonismo dos fluxos socioeconômicos no processo contínuo de estruturação do território nacional.

    D) As regiões imediatas de articulação urbana correspondem aos sistemas urbano-regionais que refletem a acessibilidade e a capacidade de atender a demanda de produtos e serviços em escala nacional.

    E) As regiões intermediárias de articulação urbana correspondem aos sistemas urbanos formados por municípios que integram nós logísticos, ou seja, a confluência de diversos tipos de modais de transporte regional.

A identificação e a delimitação de novos desenhos regionais denominados pelo IBGE de regiões de articulação urbana encontram-se vinculadas à compreensão das transformações socioespaciais que ocorrem no país. Acerca desse assunto, é correto afirmar que as regiões de articulação urbana

    A) foram construídas a partir dos eixos de expansão urbana sobre as áreas rurais, com o urbano compreendido como materialização de um processo dinâmico de ocupação do espaço.

    B) compreendem a zona central de uma cidade e os seus diferentes bairros, articulados em um tecido social e construtivo desigual.

    C) correspondem aos centros de gestão do território e envolvem diversos tipos de fluxos organizados em rede.

    D) embasam a produção de planos diretores e de desenvolvimento de municípios em relação apenas aos aspectos econômicos.

    E) são constituídas por um único município dentro de uma unidade da Federação brasileira.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...