Questões sobre Cartografia

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Em mapas de escalas entre 1:10.000 e 1:250.000, a rede de coordenadas conhecida como UTM:

  • A.

    opera com as coordenadas geográficas para definir localizações na superfície terrestre

  • B.

    não opera com coordenadas métricas para definir localizações na superfície terrestre

  • C.

    para latitudes sul e longitudes oeste, executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico

  • D.

    para latitudes sul e longitudes oeste, não executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico

  • E.

    independe das denominadas projeções cilíndricas

A escala é um recurso matemático fundamental da cartografia e indica a fração da relação entre as medidas do real e a da sua representação gráfica. Na geografia, o raciocínio analógico com a cartografia dificultou o aprofundamento do conceito. A escala geográfica é, na realidade:

I - a escolha de uma forma de dividir o espaço que dá visibilidade a uma realidade concebida/percebida e define um conjunto de representações coerentes e lógicas;
II - a divisão prévia da realidade em níveis de análise hierarquizados que indicarão o tamanho dos fenômenos a serem representados cartograficamente;
III - uma estratégia metodológica que indica a inseparabilidade entre tamanho e fenômeno, não sendo apenas um problema dimensional mas também fenomenal.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  • A.

    II;

  • B.

    III;

  • C.

    I e II;

  • D.

    I e III;

  • E.

    II e III.

Indo além da analogia com a cartografia, a prática na geografia exige considerar a dualidade implícita no objeto de trabalho do geógrafo, ou seja, o fenômeno e o recorte espacial. Desse modo, é possível afirmar que a escolha da escala na geografia indica:

  • A.

    os recortes territoriais de análise que estão previamente estabelecidos pela disciplina;

  • B.

    o nível de análise do fenômeno observado, mesmo se ele não corresponde a qualquer recorte espacial;

  • C.

    a inexistência de recortes territoriais sem significado, pois cada um expressa a medida do fenômeno que lhe é característico;

  • D.

    a hierarquia entre fenômenos que recortam territórios que interessam e que não interessam à disciplina;

  • E.

    a hierarquia entre escalas menos e mais importantes, o que facilita a operacionalidade dos recortes territoriais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Numa folha de carta topográfica na escala 1:50.000, mediu-se uma distância linear de 2 cm. Qual o valor dessa distância correspondente no terreno?

  • A.

    100 cm

  • B.

    250 cm

  • C.

    1 km

  • D.

    1000 km

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere um ponto de coordenadas 202.000 m E e 8.936.000 m N, no fuso 25 do sistema UTM. Pode-se afirmar que o ponto encontra-se a (ao):

  • A.

    oeste do meridiano central.

  • B.

    leste do meridiano central.

  • C.

    norte da linha do equador.

  • D.

    sul de outro ponto de coordenadas 202.000 m E e 8.932.000 m N, no mesmo fuso.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Seja um ponto A e um ponto B numa folha de carta topográfica. As coordenadas dos pontos, no fuso 23 do sistema UTM, são:

Desprezando a curvatura da Terra, qual a distância reta entre os pontos A e B?

  • A.

    300 m

  • B.

    500 m

  • C.

    4000 m

  • D.

    5000 m

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre as projeções cartográficas, considere as seguintes afirmações:

I- A Projeção Cônica Conforme de Lambert conserva as distâncias ao longo dos meridianos.

II- O plano, o cone e o cilindro são exemplos de superfícies de projeção.

III- Na projeção gnomônica, o ponto de vista está situado no centro da Terra.

É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao se construir um mapa coroplético, para que sua legenda possua intervalos de classes com a mesma quantidade de observações em cada classe deve-se optar por construir:

  • A.

    intervalos iguais.

  • B.

    quartis

  • C.

    quebras naturais.

  • D.

    intervalos excluindo os valores extremos.

Assinale a opção correta acerca das escalas acima representadas.

  • A.

    As escalas fracionária e gráfica, embora apresentadas sob formas diferentes, são iguais.

  • B.

    Na escala representada sob forma fracionária (1/500.000), a unidade corresponde a um comprimento real maior que o apresentado sob a forma gráfica.

  • C.

    Mapas representados segundo a escala gráfica ilustrada acima possuem maior nível de detalhamento do que os apresentados segundo a escala fracionária.

  • D.

    De acordo com a escala gráfica, um centímetro no mapa equivale a 20 quilômetros no terreno.

Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:

1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.

2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.

Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:

  • A.

    1: 5.000

  • B.

    1: 6.500

  • C.

    1: 50.000

  • D.

    1: 65.000

  • E.

    1: 500.000

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