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Em mapas de escalas entre 1:10.000 e 1:250.000, a rede de coordenadas conhecida como UTM:
opera com as coordenadas geográficas para definir localizações na superfície terrestre
não opera com coordenadas métricas para definir localizações na superfície terrestre
para latitudes sul e longitudes oeste, executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico
para latitudes sul e longitudes oeste, não executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico
independe das denominadas projeções cilíndricas
A escala é um recurso matemático fundamental da cartografia e indica a fração da relação entre as medidas do real e a da sua representação gráfica. Na geografia, o raciocínio analógico com a cartografia dificultou o aprofundamento do conceito. A escala geográfica é, na realidade:
I - a escolha de uma forma de dividir o espaço que dá visibilidade a uma realidade concebida/percebida e define um conjunto de representações coerentes e lógicas;
II - a divisão prévia da realidade em níveis de análise hierarquizados que indicarão o tamanho dos fenômenos a serem representados cartograficamente;
III - uma estratégia metodológica que indica a inseparabilidade entre tamanho e fenômeno, não sendo apenas um problema dimensional mas também fenomenal.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
II;
III;
I e II;
I e III;
II e III.
Indo além da analogia com a cartografia, a prática na geografia exige considerar a dualidade implícita no objeto de trabalho do geógrafo, ou seja, o fenômeno e o recorte espacial. Desse modo, é possível afirmar que a escolha da escala na geografia indica:
os recortes territoriais de análise que estão previamente estabelecidos pela disciplina;
o nível de análise do fenômeno observado, mesmo se ele não corresponde a qualquer recorte espacial;
a inexistência de recortes territoriais sem significado, pois cada um expressa a medida do fenômeno que lhe é característico;
a hierarquia entre fenômenos que recortam territórios que interessam e que não interessam à disciplina;
a hierarquia entre escalas menos e mais importantes, o que facilita a operacionalidade dos recortes territoriais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Numa folha de carta topográfica na escala 1:50.000, mediu-se uma distância linear de 2 cm. Qual o valor dessa distância correspondente no terreno?
100 cm
250 cm
1 km
1000 km
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considere um ponto de coordenadas 202.000 m E e 8.936.000 m N, no fuso 25 do sistema UTM. Pode-se afirmar que o ponto encontra-se a (ao):
oeste do meridiano central.
leste do meridiano central.
norte da linha do equador.
sul de outro ponto de coordenadas 202.000 m E e 8.932.000 m N, no mesmo fuso.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Seja um ponto A e um ponto B numa folha de carta topográfica. As coordenadas dos pontos, no fuso 23 do sistema UTM, são:
Desprezando a curvatura da Terra, qual a distância reta entre os pontos A e B?
300 m
500 m
4000 m
5000 m
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre as projeções cartográficas, considere as seguintes afirmações:
I- A Projeção Cônica Conforme de Lambert conserva as distâncias ao longo dos meridianos.
II- O plano, o cone e o cilindro são exemplos de superfícies de projeção.
III- Na projeção gnomônica, o ponto de vista está situado no centro da Terra.
É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
I
II
I e III.
II e III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Ao se construir um mapa coroplético, para que sua legenda possua intervalos de classes com a mesma quantidade de observações em cada classe deve-se optar por construir:
intervalos iguais.
quartis
quebras naturais.
intervalos excluindo os valores extremos.
Assinale a opção correta acerca das escalas acima representadas.
As escalas fracionária e gráfica, embora apresentadas sob formas diferentes, são iguais.
Na escala representada sob forma fracionária (1/500.000), a unidade corresponde a um comprimento real maior que o apresentado sob a forma gráfica.
Mapas representados segundo a escala gráfica ilustrada acima possuem maior nível de detalhamento do que os apresentados segundo a escala fracionária.
De acordo com a escala gráfica, um centímetro no mapa equivale a 20 quilômetros no terreno.
Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:
1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.
2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.
Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:
1: 5.000
1: 6.500
1: 50.000
1: 65.000
1: 500.000
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