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Geografia - Cartografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere o mapa apresentado.
Assinale a alternativa que indica a ausência de um elemento fundamental na construção desse mapa.
As coordenadas geográficas, que apresentariam a correta localização deste espaço no globo terrestre.
A legenda, que é fundamental para a compreensão das informações codificadas como símbolos no mapa.
Os pontos cardeais, fundamentais para a orientação no processo de leitura das informações apresentadas.
As curvas de nível, pois este é uma mapa topográfico, que serve para representar elementos da natureza.
A visão tridimensional, normalmente utilizada em mapas de uso cotidiano em áreas urbanas ou lugares turísticos.
Geografia - Cartografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
De acordo com Maria Elena Simielli, 1999, a alfabetização cartográfica deve se iniciar nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. Espera-se que, ao final do segundo ciclo, o aluno tenha desenvolvido noções de
proporção e escala.
correlação e dedução.
rede viária e hidrografia.
planta e croqui.
rotação e translação.
A partir da análise do mapa acima, julgue os itens seguintes.
A escala apresentada no mapa indica que cada centímetro no mapa corresponde a 14 km no terreno.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
Relações espaciais entre atributos, físicos e sociais, são percebidas por meio da análise de mapas.
Um mapa temático representa feições do terreno por meio de pontos, linhas, áreas ou polígonos e superfícies. Os pontos possuem dimensão zero, as linhas são unidimensionais, os polígonos possuem duas dimensões e as superfícies são tridimensionais. Julgue os itens seguintes, relativos a formatos de dados geográficos.
Os pontos, por terem dimensão zero, são representados em mapas por meio de símbolos.
Um mapa temático representa feições do terreno por meio de pontos, linhas, áreas ou polígonos e superfícies. Os pontos possuem dimensão zero, as linhas são unidimensionais, os polígonos possuem duas dimensões e as superfícies são tridimensionais. Julgue os itens seguintes, relativos a formatos de dados geográficos.
Dependendo da escala do mapa, um objeto pode ser representado por um ponto ou por uma área.
Um mapa temático representa feições do terreno por meio de pontos, linhas, áreas ou polígonos e superfícies. Os pontos possuem dimensão zero, as linhas são unidimensionais, os polígonos possuem duas dimensões e as superfícies são tridimensionais. Julgue os itens seguintes, relativos a formatos de dados geográficos.
As linhas correspondentes a delimitações municipais podem ser representadas como áreas, dependendo da escala do mapa.
Um mapa temático representa feições do terreno por meio de pontos, linhas, áreas ou polígonos e superfícies. Os pontos possuem dimensão zero, as linhas são unidimensionais, os polígonos possuem duas dimensões e as superfícies são tridimensionais. Julgue os itens seguintes, relativos a formatos de dados geográficos.
Estimativas da extensão de um rio, representadas na forma de linhas em um mapa hipotético, são impossíveis de ser obtidas por meio de sistemas computadorizados de informações geográficas porque os rios normalmente não são retilíneos.
A escala cartográfica corresponde a uma relação de proporção entre o tamanho do objeto que está representado no mapa e o tamanho real desse objeto no terreno. As escalas podem ser indicadas nas formas numérica e(ou) gráfica. Julgue os itens seguintes, relativos a escala cartográfica.
Quando um mapa temático é apresentado sem escala, assume-se que essa escala é de 1:1.
A escala cartográfica corresponde a uma relação de proporção entre o tamanho do objeto que está representado no mapa e o tamanho real desse objeto no terreno. As escalas podem ser indicadas nas formas numérica e(ou) gráfica. Julgue os itens seguintes, relativos a escala cartográfica.
Em um mapa na escala de 1:10.000, 1 cm no mapa corresponde a 100 m no terreno.
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