Lista completa de Questões sobre Clima e Domínios Morfoclimáticos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O mapa a seguir apresenta sub-regiões do Nordeste brasileiro segundo o critério distribuição de chuvas.
Uma das afirmativas a seguir, referentes a essas sub-regiões, não é correta. Assinale-a
Na sub-região 1, os climas variam do superúmido até o semi-árido
Na sub-região 2, a cuesta da Ibiapaba e o Planalto da Borborema influenciam, de forma positiva, a distribuição dos totais anuais de precipitações
A sub-região 3 apresenta variações pluviométricas que vão de 2000mm/ano a 500mm/ano; os maiores valores localizam-se na faixa costeira, ao sul
A sub-região 4 é uma área que praticamente se encontra na dependência do regime climático continental; na calha do São Francisco há trechos com forte semi-aridez.
O regime pluviométrico dominante nas sub-regiões 1 e 2 é o de outono-inverno, determinado pelas invasões da Frente Polar Atlântica.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A área X indicada no mapa a seguir apresenta, entre outras, as seguintes características:
1 - predomínio de drenagem endorrêica, sazonal intermitente.
2 - domínio de chapadões sedimentares.
3 - ausência quase completa de mamelonização.
4 - coxilhas extensivas com fraca decomposição de rochas.
5 - domínio de cerrados, penetrados por florestas-galerias
Estão corretas:
1 e 2, apenas
3 e 4, apenas
2,3 e 5
1,4 e 5
2, 3, 4 e 5
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmativas a seguir abordam aspectos relacionados às condições climáticas da Região Norte do Brasil. Uma dessas afirmativas não corresponde à realidade. Assinale-a.
A convecção na Amazônia é um importante mecanismo de aquecimento da atmosfera e suas variações interferem na determinação do andamento do tempo e no clima.
Na Região Norte, aglomerados de nuvens, associados à penetração de sistemas frontais, eventualmente, causam mudanças locais no andamento do tempo.
Praticamente, na totalidade da Região Amazônica, o regime de chuvas é determinado pela Zona de Convergência Intertropical, cujo avanço meridional mais intenso acontece no outono-inverno.
A Amazônia situa-se na região equatorial e possui clima quente e úmido, embora não tenha sido sempre assim nos últimos 15 mil anos.
Quando há evento "El Niño", no Pacífico Equatorial, o andamento do tempo, na Região Norte, pode ser afetado, com redução das taxas de precipitação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma das formas de regionalizar o espaço brasileiro é através dos domínios morfoclimáticos. Nessa divisão, um dos domínios que se destaca pela grande extensão que ocupa é o domínio dos Cerrados, cuja maior parte encontra-se na Região Centro-Oeste. Sobre as características da atual apropriação antrópica desse domínio é verdadeiro afirmar que:
nele dominam as práticas agrícolas tradicionais, fato que tem arruinado esse rico ecossistema e ocasionado graves efeitos predatórios, como a intensificação da erosão e o empobrecimento do solo, antes de rara fertilidade.
se destaca o emprego de técnicas agrícolas preservacionistas como, por exemplo, o cultivo em curvas de nível, praticado principalmente nas encostas dos chapadões e serras do Planalto Central, em especial no Estado do Mato Grosso do Sul.
o grande destaque é para as práticas extrativas vegetais em áreas de preservação ambiental, que são as reservas extrativistas (RESEX), implantadas primeiramente no Acre, na Amazônia Ocidental, e depois no Centro-Oeste, organismos responsáveis pelo desenvolvimento sustentável praticado nesse domínio.
merecem realce as extensas áreas de agro-pecuária moderna, que ocupam principalmente as áreas desmatadas da vegetação original, sendo um fato a destacar o emprego de técnicas de correção do solo, antes considerado bastante ácido. Esses espaços são geralmente ocupados por cultivos destinados basicamente à exportação.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Corresponde à vegetação de clima tropical, constituindo-se de pequenas árvores retorcidas, de casca grossa e folhas coriáceas e de gramíneas.
O texto acima corresponde, no Brasil, à formação vegetal do tipo
Caatinga.
Floresta Equatorial.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre as massas de ar, faça a associação correta.
I. Massa Equatorial Atlântica
A. É fria e úmida, originária do Atlântico, durante o inverno encontra-se fortalecida, seu ramo abrange grande parte do território brasileiro.
II. Massa Polar Atlântica
B. É a massa de ar de maior atuação no território brasileiro, com influência em todas as regiões.
III. Massa Tropical Continental
C. É quente e úmida e vem do Atlântico Norte. Forma os ventos alísios do Nordeste. Sua atuação é o litoral do Norte e Nordeste, principalmente na primavera e no verão.
IV. Massa Equatorial Continental
D. É quente e seca, surge na Depressão do Chaco. No Brasil, influencia o sul da região Centro-Oeste e oeste da região Sul e Sudeste, provocando longos períodos de estiagem.
A ordem correta é
IA, IIIB, IIC e IVD.
IIIA, IVB, IIC e ID.
IVA, IIB, IC e IIID.
IA, IIB, IIIC e IVD.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A paisagem é o resultado do processo de construção do espaço. Segundo Santos, (1988) "A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais, é formada por frações de ambas". Assinale a alternativa que identifica as condições ambientais e características de algumas paisagens.
Dentre os principais compartimentos do relevo no estado de Pernambuco, destacam-se: planície costeira, colinas de Zona da Mata, Planalto da Borborema e Chapada do Apodi, com intensa exploração do minério.
O clima quente e úmido com chuvas de verão ocorre em toda a Zona da Mata, dominando sobretudo na parte da "Mata Seca", no município de Paulista, onde predomina a cana-de-açúcar.
O rio São Francisco, que separa, no Nordeste, os estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas, é utilizado para a produção de energia elétrica e para a irrigação com a presença de projetos agrícolas para exportação.
O rio Paratibe situa-se no município de Paulista, em terrenos cristalinos da Borborema, favorecendo, próximo a sua foz, a criação de camarões.
A Mata Atlântica, segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, foi a mais atingida pelo desmatamento praticado desde o início da colonização.
A formação vegetal heterogênea e latifoliada, com tipos arbóreos predominantemente de médio e grande portes e presença maciça de lianas e estrutura cerrada, que ocupa vastas áreas da porção equatorial do território brasileiro, é o(a):
O climograma acima refere-se a uma cidade brasileira cujo tipo climático correspondente é o:
As formações predominantes na Mata Atlântica são as tropófilas e xerófilas, adaptadas à grande umidade do clima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...