Lista completa de Questões sobre Clima e Domínios Morfoclimáticos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Santa Catarina localiza-se na porção meridional do Brasil, situando-se inteiramente em zona temperada, mas com características muito peculiares em termos de limites e aspectos naturais. Acerca dos aspectos gerais mencionados anteriormente é correto afirmar:
O território catarinense, por ser cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresenta características climáticas intermediárias entre o tropical ao norte e o subtropical ao sul, com forte influência marítima em ambos.
Dadas as características do relevo catarinense, o clima é homogêneo do tipo subtropical, mais úmido no planalto e oeste, sendo então mais seco no litoral, fato que favorece o turismo de verão.
O Estado de Santa Catarina localiza-se ao sul do Trópico de Capricórnio, com limites interestaduais, ao norte com o Estado do Paraná e ao sul com o Estado do Rio Grande do sul, sendo que a leste e a oeste, respectivamente, tem como limites o Oceano Atlântico e a República da Argentina.
Devido à localização geográfica do Estado de Santa Catarina, as possibilidades de uso do solo para produção agrícola e pecuária não são favoráveis, o que se transforma em fator de empobrecimento do Estado.
Existem várias características do clima que podem explicar as mudanças no comportamento dos fenômenos atmosféricos. Entre eles, o mais importante é:
temperatura;
pluviosidade;
massa de ar;
vento;
orvalho.
Analise o pluviograma de São Luís-MA para responder à questão.
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a dinâmica atmosférica nordestina permitem afirmar que
a estiagem que ocorre no período inverno-primavera está relacionada à forte atuação dos alísios de sudoeste, que impedem a formação de nuvens.
o período mais chuvoso corresponde ao outono, quando há forte atuação da ZCIT (zona de convergência intertropica) na região
a concentração da maior parte das chuvas no fim do verão é resultado da forte movimentação das massas Ta (Tropical atlântica) e Ea (Equatorial atlântica)
o período de menor pluvosidade é resultado da permanência da massa de ar Ec (Equatorial continental), caracterizada por altas pressões atmosféricas
a irregular distribuição das chuvas é consequência da baixa latitude da região, sujeita constantemente a forte insolação
Tendo como base o mapa do Brasil, e de acordo com a sua localização geográfica, assinale a alternativa correta:
A latitude da cidade de São Paulo é 23º. 27'S, pois, está cortada pelo Trópico de Câncer, assinalado com o número II
A paralelo marcado com o número I é o Equador, que corta os Estados do AP, PA, AM e TO, por isto o território brasileiro fica com uma pequena parte situada no hemisfério setentrional
Mais de 4000 Km separam Florianópolis de Belém do Pará; por isto, essas duas capitais brasileiras possuem horários diferentes, sendo que Florianópolis possui uma hora adiantada de Belém
Somente 3 (três) Estados brasileiros, MS, PR e SP, possuem terras em duas zonas térmicas: Tropical e Temperada
Devido à configuração do relevo da América do Sul, a massa polar atlântica encontra um verdadeiro corredor de planícies entre a Cordilheira dos Andes e as regiões de planalto no Brasil. Durante os meses de inverno a massa polar penetra por esse corredor, podendo atingir o sul da região amazônica. Esse fenômeno é conhecido como:
friagem;
estiagem;
chuvas convectivas;
ciclone extra-tropical;
evapotranspiração.
Observe o mapa a seguir. Neste, a área escura representa um espaço onde predominam:
cerrados
climas tropicais de altitude.
caatingas.
brejos de altitude.
planaltos sedimentares.
Vamos supor que o Governo Federal resolvesse construir um presídio de segurança máxima numa determinada área do oeste alagoano, numa faixa de terreno topograficamente deprimida. Para essa construção, seria importante o conhecimento das condições climáticas locais. Qual o tipo de clima dominante nessa área?
Tropical úmido.
Subtropical.
Tropical de altitude.
Semi-árido.
Equatorial
O Brasil encont ra-se polít ica e geograficamente dividido em cinco regiões dist intas, que possuem t raços comuns no que se refere aos aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais.
Assinale a alternativa incorreta.
A região Norte é a que a maior parte do território brasileiro, com uma área que corresponde a 45,27% dos 8.547.403,5 km2 da área total do País. Formada por sete estados, tem sua área quase totalmente dominada pela bacia do rio Amazonas.
A região Nordeste pode ser considerada a mais heterogênea do País. Dividida em quat ro grandes zonas - meio-norte, zona da mata, agreste e sertão - , ocupa 18,26% do território nacional e tem nove estados.
No Sudeste, região de maior importância econômica do País, está concent rado também o maior índice populacional - 42,63% dos 157.079.573 brasileiros - e produção indust rial. É formada por quat ro estados e apresenta grandes diferenças sob o aspecto físico, com litoral, serras e planícies.
No Sul, região mais fria do País, com ocorrências de geadas e neve, é a que apresenta menor área, ocupando 6,75% do território brasileiro e com apenas t rês estados. Os rios que cortam sua área formam a bacia Amazonas em quase toda sua totalidade.
O relevo do Brasil, de acordo com a classificação de Aziz Ab'Saber, é dividido em duas grandes áreas de planalto e t rês de planície, a saber:
I . Planalto das Guianas, abrangendo a região serrana e o Planalto Norte Amazônico. Localizado no ext remo norte do país, é parte integrante do escudo das Guianas, apresentando rochas cristalinas do período Pré- Cambriano. É nessa área que se situa o pico culminante do Brasil - Pico da Neblina, com alt itude de 3.014 m.
I I . Planalto Brasileiro, subdividido em Cent ral, Maranhão-Piauí, Nordest ino, serras e planalto do Leste e Sudeste, Meridional e Uruguaio-Riograndense, é formado por terrenos cristalinos bastante desgastados e por bolsões sedimentares. Localiza-se na parte cent ral do País, estendendo-se por grandes áreas do território nacional.
I I I . Planícies e terras baixas amazônicas. Localizadas na Região Norte do País, logo abaixo do Planalto das Guianas, apresenta t rês níveis alt imét ricos dist intos - várzeas, const ituídas por terrenos de formação recente situadas próximo às margens dos rios; teços ou terraços fluviais, com alt itudes máximas de 30 m e periodicamente inundados; e baixos-planaltos ou platôs, formados por terrenos de Terciário.
IV. Planície do Pantanal, localizada na porção oeste do Estado do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, é formada por terrenos do Quartenário.
V. Planícies e terras baixas costeiras, acompanhando a costa brasileira do Maranhão ao sul do País, é formada por terrenos do Terciário e por terrenos atuais do Quartenário.
Marque a alternat iva
corretaO relevo brasileiro não apresenta formação de cadeias montanhosas muito elevadas, predominando alt itudes inferiores a 500 m, uma vez que o mesmo se desenvolveu sobre uma base geológica ant iga, sem movimentações tectônicas recentes.
O relevo brasileiro apresenta formação de cadeias montanhosas muito elevadas, predominando alt itudes inferiores a 500 m, uma vez que o mesmo se desenvolveu sobre uma base geológica ant iga, sem movimentações tectônicas recentes.
O relevo brasileiro apresenta formação de cadeias montanhosas muito elevadas, predominando alt itudes inferiores a 500 m, uma vez que o mesmo se desenvolveu sobre uma base geológica ant iga, com movimentações tectônicas recentes.
O relevo brasileiro não apresenta formação de cadeias montanhosas muito elevadas, predominando alt itudes superiores a 500 m, uma vez que o mesmo se desenvolveu sobre uma base geológica ant iga, com movimentações tectônicas recentes.
A chamada região Norte ou Amazônica apresenta as seguintes características, quanto ao clima e à vegetação:
clima equatorial semi-árido, índice pluviométrico de 300 e 600 mm e uma vegetação densa e exuberante;
clima equatorial superúmido, índice pluviométrico de 2000 a 3000 mm e uma vegetação densa e exuberante;
clima tropical superúmido, índice pluviométrico entre 300 e 600 mm e uma vegetação pouco densa e formada de campo e cerrados;
clima temperado superúmido, índice pluviométrico entre 2000 e 3000 mm e vegetação densa e exuberante;
clima tropical, índice pluviométrico de 300 a 600 mm e vegetação florestal exuberante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...