Lista completa de Questões sobre Energia e Industria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das informações do gráfico acima, no qual é apresentada, em valores percentuais, a matriz energética brasileira em 2004, julgue os itens que se seguem.
Derivada do petróleo, a gasolina utilizada nos grandes centros urbanos representa um problema ambiental devido à poluição do ar provocada pela sua queima nos veículos automotores.
Em decorrência da escassez de chuvas e de água nos reservatórios de suas principais usinas hidrelétricas, o Brasil sofreu com problemas no fornecimento de energia elétrica há alguns anos. Porém, houve outra deficiência que também contribuiu para o agravamento do racionamento de energia na região sudeste. Esta deficiência foi a
existência de poucas plantas de fontes renováveis em operação nesta região.
baixa capacidade das linhas de distribuição.
falta de combustível para as usinas térmicas.
baixa capacidade das linhas de transmissão que ligam outras regiões à região sudeste.
interrupção sistemática do fornecimento das usinas nucleares.
O crescimento da utilização da eletricidade faz com que a indústria das barragens esteja entre as mais importantes "indústrias" do mundo. Entre as formas de produzir eletricidade, a produção através da hidroeletricidade (barragens) representa mais de 79% de toda eletricidade produzida no Bras il. Existem no Brasil aproximadamente 2.000 barragens.
(Adaptado de H. M. Carvalho. O campesinato no século XXI − possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 361-366)
São algumas das conseqüências da construção de barragens:
melhoria das condições de vida das famílias que permaneceram à beira do lago da barragem; e aumento das emissões de gás carbônico pela decomposição do material orgânico coberto pelas águas do lago.
crescimento da violência, da prostituição e da disputa pelo emprego em função dos trabalhadores contratados para construir a barragem e que acabam ficando na região; aumento das doenças endêmicas e comprometimento da qualidade da água que afeta as atividades de pesca e agricultura.
redução das emissões de gás carbônico pela decomposição do material orgânico coberto pelas águas do lago; e vantagens financeiras adquiridas pelos moradores desapropriados em função da construção do lago e da barragem.
vantagens financeiras adquiridas pelos moradores desapropriados em função da construção do lago e da barragem; melhoria das condições de vida das famílias que permaneceram à beira do lago da barragem; e aumento das doenças endêmicas e comprometimento da qualidade da água.
aumento das doenças endêmicas e comprometimento da qualidade da água que afeta as atividades de pesca e agricultura; vantagens financeiras adquiridas pelos moradores desapropriados em função da construção do lago e da barragem; e crescimento da violência.
Considere a figura abaixo.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre os fluxos de ventos que ocorrem na região da Grande São Paulo, é correto afirmar que
a brisa marítima, com ventos secos, ocorre freqüentemente sobre São Paulo e estes ventos são canalizados pelo vale do Tamanduateí e Pinheiros.
os ventos de direção NE, N, NNW e NW são os predominantes sobre a cidade de São Paulo.
os ventos de SE carreiam os poluentes da área industrial do ABC para São Paulo.
a concentração de edifícios em São Paulo aceleram os ventos em função do atrito e facilitam sua canalização.
os morros localizados a Leste e Norte de São Paulo não interferem na circulação atmosférica geral da Grande São Paulo.
A distribuição espacial da indústria no Brasil tem passado por transformações em decorrência da evolução das infra-estruturas de transporte e comunicação. Acerca dessa dinâmica instaurada, julgue os próximos itens.
O Estado contribuiu para o processo em curso de descentralização da produção industrial no território brasileiro por meio de políticas de desenvolvimento regional, como, por exemplo, disponibilizando energia.
A distribuição espacial da indústria no Brasil tem passado por transformações em decorrência da evolução das infra-estruturas de transporte e comunicação. Acerca dessa dinâmica instaurada, julgue os próximos itens.
Como conseqüência do processo de descentralização, os desequilíbrios relativos à concentração de renda, em nível regional, cederam lugar à integração territorial, que eliminou as disparidades.
A distribuição espacial da indústria no Brasil tem passado por transformações em decorrência da evolução das infra-estruturas de transporte e comunicação. Acerca dessa dinâmica instaurada, julgue os próximos itens.
Em conformidade com a descentralização industrial, observa-se a ampliação dos mercados por meio do rompimento com as estruturas agroexportadoras existentes no passado.
Sobre a indústria brasileira, é correto afirmar:
A indústria nacional, embora seja um setor financeiro desenvolvido, apresenta fragilidades resultantes da infra-estrutura de transportes e energia.
As indústrias de base são controladas pelo Estado por uma questão de segurança nacional.
Nos últimos dez anos, os segmentos de refino de petróleo e produção de álcool foram os que mais perderam em relação ao valor de transformação industrial.
O Sudeste deixou de ser o pólo industrial mais importante do país, tendo em vista a migração de indústrias para o Nordeste.
Os resultados atuais de valorização da moeda brasileira demonstram que não existe mais remessa de lucros das indústrias multinacionais instaladas no Brasil para o exterior.
Analise:
I. O gás natural é encontrado em reservatórios subterrâneos em muitos lugares do planeta, tanto em terra quanto no mar, tal qual o petróleo, sendo considerável o número de reservatórios que contém gás natural associado ao petróleo.
II. O gás natural tem sua origem semelhante à do petróleo, portanto, precisa ser destilado de suas impurezas para ser utilizado na forma pura que conhecemos, além de podermos utilizar seus subprodutos, como os plásticos de engenharia.
III. A obtenção do gás natural se dá pela mistura dos bolsões aprisionados nas jazidas de petróleo com os subprodutos mais leves da destilação do próprio petróleo, em proporções situadas em torno de 10 para 1.
De acordo com as origens e características do gás natural, é correto o que consta em
A existência de sistemas produtivos regionais indica que a região é a escala de operação produtiva na economia nacional. No Brasil, as transformações tecnológicas das últimas décadas favoreceram uma maior difusão da atividade industrial pelas regiões do país, tornando o parque industrial bem mais complexo.
Essa situação é uma decorrência:
do planejamento econômico e regional do governo central, que estimulou a instalação de pólos industriais mediante fortes incentivos;
dos investimentos promovidos pela acumulação de capital oriundo das atividades estimuladas pelas burguesias regionais;
do papel ativo das grandes corporações multinacionais, que atuam livremente no território nacional e investem grandes somas de capital no parque produtivo;
do pacto federativo nacional, que estimula o planejamento estadual e a criação de distritos industriais;
do processo de globalização, que se beneficia da guerra fiscal e favorece a internacionalização das economias regionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...