Lista completa de Questões sobre Energia e Industria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Usando o mapa de pluviosidade do Brasil, mostrado acima, como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos ambientais e socioeconômicos do país.
A opção de construção de hidrelétricas é uma forma atrativa de produção de energia na região Norte, além do gás natural, por ser uma fonte renovável, sem impacto ambiental.
Considerando a imagem de satélite da região metropolitana do Rio de Janeiro mostrada acima, julgue os itens subseqüentes.
O Brasil vive, atualmente, uma desconcentração espacial da indústria no sentido de que novas áreas estão vivendo um desenvolvimento industrial.
Considerando as várias facetas que a agricultura moderna apresenta, julgue os itens seguintes.
A poluição dos rios não é somente uma conseqüência da industrialização, mas, também, da modernização agrícola.
Com relação à atual crise energética atravessada pela sociedade brasileira, são feitas as afirmativas abaixo.
I - Avançam as pesquisas e a exploração de fontes alternativas, tais como o biodiesel e a energia eólica.
II - Expande-se a produção de energia hidrelétrica, através da construção de novas usinas e ampliação de antigas unidades.
III - Discutem-se projetos de lei para exigir da indústria de eletrodomésticos a fabricação de produtos de menor consumo energético.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Apesar do seu elevado grau de industrialização, o Brasil desenvolveu-se mais no setor de indústrias de bens de consumo. Entre elas, pode-se destacar:
roupas, bebidas e alimentos;
máquinas, química e petroquímica;
metalúrgica, siderúrgica e mineração;
aço, eletrônicos e borracha;
farmacêutica, plásticos e aço.
A energia hidrelétrica e os combustíveis fósseis são responsáveis por mais de 70% do consumo de energia no Brasil. Entretanto, o país ainda produz pouco, em termos do que são chamadas fontes alternativas de energia. São elas:
carvão e álcool;
gás natural e petróleo;
solar e eólica;
lenha e bagaço de cana;
nuclear e biogás.
As exigências de um mercado altamente competitivo e as políticas de grandes grupos empresariais impuseram à agricultura brasileira uma submissão cada vez maior ao comando das indústrias, das grandes cooperativas, das bolsas de valores, dos sistemas de créditos e das pesquisas científicas públicas e privadas. A dependência da agricultura brasileira em relação a esses setores é explicada pelos seguintes fatores, com exceção de um. Assinale-o.
Fornecem sementes e produtos químicos, serviços de aluguel de tratores e colheitadeiras e assistência técnica.
Garantem a eficiência da infra-estrutura dos transportes e do escoamento da produção.
Desenham os circuitos de distribuição e de consumo para garantir que os produtos agroindustriais estejam presentes em todo o território nacional.
Estabelecem as normas da produção agrícola, organizam seus fluxos e determinam os preços no mercado nacional.
Orientam o movimento das frentes de expansão e da modernização da produção voltada para a exportação.
A transposição do rio São Francisco permitirá significativas mudanças na economia do semi-árido nordestino. Assinale a alternativa que NÃO indica uma dessas mudanças:
O desenvolvimento industrial brasileiro, fator determinante do papel de cada região na divisão territorial do trabalho, mostrou-se concentrador e causador de desequilíbrios regionais. Novas tendências quanto à desconcentração começam a ser notadas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A desconcentração espacial do setor industrial observada no Brasil, com pólos que estão sendo criados fora do centro-sul do país, tem levado à eliminação das disparidades macro-regionais.
O desenvolvimento industrial brasileiro, fator determinante do papel de cada região na divisão territorial do trabalho, mostrou-se concentrador e causador de desequilíbrios regionais. Novas tendências quanto à desconcentração começam a ser notadas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
No atual patamar da industrialização brasileira, dilui-se a importância da exportação de produtos primários voltados para grandes mercados externos, que antes caracterizava a economia brasileira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...