Lista completa de Questões sobre Energia e Industria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à geografia urbana no Brasil, julgue os itens que se seguem. A crescente utilização no campo de produtos oriundos do meio urbano, como o crédito bancário e os equipamentos agrícolas, contribui para intensificar a subordinação do campo à cidade.
A usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, deverá inundar uma área de aproximadamente 600 km2 e deverá gerar o terceiro maior potencial hidrelétrico do mundo, perdendo apenas para Três Gargantas, na China, e Itaipu (Brasil/Paraguai). Comparativamente, Belo Monte inundará uma área bem menor que outras usinas brasileiras, como é o caso de Sobradinho (4.214 km2), e Tucuruí (2.850 km2). Qual o nome do sistema que permitirá Belo Monte gerar tanta energia em uma área alagada bem menor que a de outras usinas hidrelétricas?
Criada em 1967, a Zona Franca de Manaus tinha como objetivo promover o fomento regional, promovendo a interiorização do país e garantindo a soberania nacional numa região distante dos principais eixos econômicos. Sobre a Zona Franca de Manaus, assinale a alternativa correta.
No Brasil, quais são, respectivamente, o relatório e o estudo necessários para liberação e autorização de funcionamento de usinas hidrelétricas?
No que concerne ao processo da industrialização brasileira no século XX, julgue os itens seguintes.
No contexto do fortalecimento do mercado unificado e da descentralização da indústria paulista, após a década de 70 do século passado, destacaram-se dois movimentos sindicais: um no interior do estado e outro nas principais capitais regionais Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre os quais, apesar de não formarem centros industriais autônomos, contribuíram para o fortalecimento das empresas instaladas na metrópole paulista.
No que concerne ao processo da industrialização brasileira no século XX, julgue os itens seguintes.
O estado do Rio de Janeiro tornou-se, ao longo do século XX, um importante centro populacional e gerador de empregos nos setores secundários e terciários, o que o firmou como o epicentro brasileiro de ligações rodoviárias, aéreas, de tecnologia de ponta e de difusão de padrões de consumo.
No que concerne ao processo da industrialização brasileira no século XX, julgue os itens seguintes.
Do valor total investido no setor industrial no país, entre 1955 e 1960, cerca de dois terços destinaram-se ao estado de São Paulo, o qual concentrava a sua produção no setor elétrico e de transporte, com forte vinculação ao capital estrangeiro.
Acerca da produção agrícola brasileira, julgue os itens subsecutivos.
Redes de distribuição e de consumo desenham-se no território para garantir que as produções agrícolas e industriais estejam presentes em todo o território unificado pelo mercado brasileiro, caso da rede Ceasa, que atualmente está presente em vinte estados da federação.
Acerca da produção, distribuição e consumo da energia hidroelétrica no Brasil, assinale a opção correta.
Pequenas hidrelétricas abastecem Porto Velho e Manaus, enquanto o restante das demandas das regiões próximas a essas cidades é atendido por geração termelétrica à base de óleo diesel e óleo combustível.
Desde o início do século XX, a difusão da energia elétrica no território nacional e a construção de sistemas técnicos são interdependentes para atender às demandas locais.
A inauguração da Eletrobrás, em 1961, inviabilizou a interligação dos sistemas isolados, devido à burocratização que se tornou crescente.
O único grande subsistema de energia no território nacional corresponde ao sistema Norte/Nordeste.
No Centro-Oeste, existe a maior densidade de linhas de alta tensão, com centros de comando que viabilizam interconexões e participam ativamente da unificação do sistema técnico.
O monitoramento por satélite aumenta a produtividade agrícola. A modernização dos agronegócios pede por novas tecnologias, tal como o monitoramento via satélite. Acerca do monitoramento por satélites para o aumento da produtividade agrícola, analise.
I. No caso da agricultura, o monitoramento de safras a partir de imagens coletadas por satélites é atualmente a grande inovação na aquisição de informações da área de lavouras, da fase de crescimento da colheita e das culturas agrícolas. Tais informações são úteis para o manejo e monitoramento de safras agrícolas, bem como na gestão e logística da produção.
II. A habilidade de monitorar rapidamente as áreas danificadas e comparar as imagens com as informações coletadas anteriormente permite estimar a extensão e a magnitude dos danos na lavoura e os impactos desses danos das safras.
III. Os segmentos do meio ambiente, recursos hídricos, óleo e gás e segurança pública, não foram beneficiados com a nova geração de satélites, uma vez que estão voltados exclusivamente ao agronegócio.
IV. O potencial dos satélites de alta resolução lançados em órbita nos últimos dois anos vem sendo aproveitado por empresas especializadas na geração de informações essenciais ao agronegócio.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
I, II, IV
II, III, IV
I, III, IV
III, IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...