Lista completa de Questões sobre Energia e Industria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O consumo de energia elétrica e a intensidade desse consumo são indicadores do nível de desenvolvimento econômico e da qualidade de vida de qualquer sociedade. Eles refletem o ritmo de atividades nos setores industrial, comercial e de serviços, além da capacidade da população para adquirir bens. A recente crise financeira internacional afetou intensamente o comportamento do consumo de energia elétrica no Brasil e no mundo, obrigando a uma revisão das projeções de crescimento do mercado de energia elétrica para os próximos anos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, o consumo de energia elétrica da classe residencial tem aumentado significativamente nos últimos anos, devido, principalmente, ao aumento da renda da população e à facilidade de crédito. Com a retração da atividade industrial provocada pela crise financeira mundial, o consumo residencial brasileiro ultrapassou o consumo industrial em 2009.
O consumo de energia elétrica e a intensidade desse consumo são indicadores do nível de desenvolvimento econômico e da qualidade de vida de qualquer sociedade. Eles refletem o ritmo de atividades nos setores industrial, comercial e de serviços, além da capacidade da população para adquirir bens. A recente crise financeira internacional afetou intensamente o comportamento do consumo de energia elétrica no Brasil e no mundo, obrigando a uma revisão das projeções de crescimento do mercado de energia elétrica para os próximos anos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A crise financeira que afetou o consumo de eletricidade em vários países não alterou o perfil da produção de energia elétrica, ou seja, o mercado mundial de energia elétrica continua a ser suprido majoritariamente por usinas termelétricas a carvão.
Para utilizar a energia de forma mais eficiente, faz-se necessário conhecer os parâmetros adotados para a tarifação. Entre esses parâmetros, figuram o consumo de energia elétrica e a demanda imposta pelas cargas. Considerando-se o período do zero até a 12a hora e as condições de funcionamento das cargas apresentadas no quadro acima, afirma-se que o consumo, em kWh, e a demanda, em kW, são, respectivamente,
1.350 e 130.
1.350 e 170.
1.350 e 220.
1.440 e 130.
1.440 e 170.
Os gráficos e a tabela abaixo, cujos dados foram obtidos a partir do Plano Decenal de Expansão de Energia 2008-2017, mostram a estrutura nacional do consumo final energético por fonte, em porcentagem, para o ano de 2008 e uma perspectiva para 2017. As fontes de números IV e V correspondem, respectivamente, a Outros Energéticos e Gás Natural.
Pela análise comparativa dos dados fornecidos, conclui-se que as fontes I, II, III correspondem, respectivamente, a.
Eletricidade, Derivados de Petróleo e Fontes Renováveis.
Eletricidade, Fontes Renováveis e Derivados de Petróleo.
Derivados de Petróleo, Eletricidade e Fontes Renováveis.
Derivados de Petróleo, Fontes Renováveis e Eletricidade.
Fontes Renováveis, Eletricidade e Derivados de Petróleo.
No Brasil, as tarifas de energia elétrica estão estruturadas em dois grandes grupos de consumidores: grupo A e grupo B. As tarifas do grupo B destinam-se às unidades consumidoras atendidas em tensão inferior a 2,3 kV e são estabelecidas para determinadas classes (e subclasses) de consumo. NÃO pertence ao grupo B a classe de tarifa
industrial.
rural.
residencial.
de iluminação pública.
subterrânea
A política energética nacional tem por escopo o aproveitamento das fontes de energia visando a
estimular a reserva de mercado de energia no Brasil.
promover o uso de fontes alternativas de energia, através do aproveitamento econômico dos insumos disponíveis e das tecnologias aplicáveis.
incrementar a importação de tecnologia para obtenção de biocombustível do milho, em cuja produção o Brasil se destaca no cenário econômico internacional.
proteger os interesses do Estado quanto ao estabelecimento de preços, qualidade e ofertas dos produtos.
preservar os interesses privados, entendidos como sendo aqueles que se manifestam por meio das empresas inseridas no mercado energético brasileiro.
No Balanço Energético Nacional de 2009, disponibilizado pela EPE, dentre outras informações, são apresentados os dados da contabilidade da oferta e do consumo de energia no Brasil e suas séries históricas. Considerando os destaques de energia por fonte contidos nesse documento, verifica-se que
a produção de Biodiesel apresentou-se constante entre 2007 e 2008, apesar da entrada em vigência de legislação que obriga a adição de biodiesel ao diesel mineral.
a produção de carvão mineral foi reduzida entre 2007 e 2008, sendo que na geração de energia elétrica é utilizado, em sua maior parte, o carvão importado dos Estados Unidos.
houve um pequeno incremento na produção de etanol em 2008, quando comparado a 2007, tendo em vista que a penetração de veículos flexfuel no mercado brasileiro não mais causou influência na demanda por etanol.
houve uma redução da produção de eletricidade a partir de fonte eólica, quando comparada ao ano anterior, entretanto a capacidade instalada para geração aumentou significativamente neste biênio.
em função dos altos níveis dos reservatórios das hidrelétricas no final de 2007, houve redução dos despachos de todas as usinas térmicas a gás, reduzindo consideravelmente a geração de energia a partir dessa fonte.
Acerca dos impactos gerados pela construção de grandes hidrelétricas, julgue os itens a seguir.
Os grandes projetos como grandes ferrovias ou grandes barragens, são apresentados como essenciais ao desenvolvimento da nação, beneficiando as regiões receptoras e, consequentemente, amenizando os impactos causados com a implantação desses empreendimentos.
...A descontração industrial no Estado de São Paulo é bastante nítida.
Ela se processou (e se processa) principalmente ao longo dos quatro principais eixos rodoviários, que de certa forma acompanharam os eixos ferroviários construídos na época da expansão da cafeicultura.
I- Via Presidente Dutra;
II- Sistema Anchieta - Imigrantes;
III- Sistema Bandeirantes - Anhanguera- Washington Luís;
IV- Via Presidente Castelo Branco;
V- Sistema Regis Bitencourt - Raposo Tavares. (ADAS, M. PANORAMA GEOGRÁFICO DO BRASIL, Ed. Moderna, 4ª. Ed. 2004, S. Paulo, pág.134)
Assinale a afirmativa correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
Apenas a afirmativa V está incorreta;
Todas as afirmativas estão corretas;
N.d.a.
Complementando as declarações acima e considerando as altas velocidades do vento, qual, dentre os segmentos territoriais mencionados, apresenta o mais elevado potencial eólico?
Panalto do interior de São Paulo.
Litoral do Ceará.
Contrafortes da Serra do Mar.
Faixa costeira do Rio de Janeiro.
Planícies do Pantanal Mato-Grossense.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...