Lista completa de Questões sobre Geografia das Sociedades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para atender à demanda, a criação de suínos nesses países deve ser feita, principalmente, de forma
A partir das informações constantes no texto e de conhecimentos acerca de temas correlatos, julgue os itens a seguir.
Maior longevidade, aumento da taxa média de fecundidade, maior índice de urbanização e ampliação do papel da mulher no mercado de trabalho estão entre os fatores que contribuíram para o crescimento demográfico brasileiro nas últimas décadas.Apenas os países que sustentam vantagens competitivas relevantes nas etapas de criação, design, marketing e coordenação da cadeia de produção e distribuição da indústria calçadista conseguem manter um papel ativo na cadeia de valor, enquanto os países que produzem calçados com base em custos de produção baixos (principalmente mão de obra) tendem a perder competitividade.
O deslocamento geográfico da indústria de calçados no mundo é coerente com a dinâmica da concorrência nas cadeias produtivas, cuja competitividade depende de esforços no desenvolvimento dos canais de marketing, dado que a esfera da comercialização é o principal espaço de agregação de valor. Adaptado de: GUIDOLIN, S. et al. Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade. BNDES Setorial 31, 2010.
A indústria calçadista vem passando por transformações significativas no seu padrão de concorrência. Nas últimas décadas, registrou-se uma perda relativa da importância do baixo custo salarial como determinante da competitividade do setor, em favor de fatores como qualidade, design e prazos de entrega. As mudanças tecnológicas são incrementais. O setor se moderniza por etapas, dada a característica descontínua do processo de produção. As fases de costura e montagem ainda são muito artesanais, demandando muita habilidade da mão de obra e com isso, limitando o processo de automação, facilitando a entrada de microempresas. Devido ao forte conteúdo artesanal e fragmentação no processo produtivo, mundialmente a indústria de calçados tem características de produção localizada, estimulando, com isso, as aglomerações geográficas.
Adaptado de: GORINI, A. et al. A indústria calçadista de Franca. BNDES Setor de calçados. 2000.
Os textos acima apontam para mudanças no setor industrial calçadista, no qual o Brasil possui uma posição de destaque, sendo o terceiro maior produtor mundial. Apresentam também diferentes aspectos de sua organização espacial.
A principal mudança no sistema de produção do setor calçadista e os aspectos de sua organização espacial destacados nos textos são, respectivamente:
A resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas intitulada O futuro que queremos data de 2012 e se inscreve no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O documento reconhece que cidades bem planejadas e construídas podem fomentar sociedades sustentáveis em termos econômicos, sociais e ambientais. Nesse sentido, as formas e os usos urbanos foram considerados como dimensões a serem repensadas e planejadas.
Para tornar as cidades ambientalmente sustentáveis, o documento O futuro que queremos preconiza:
Considere a sinopse do filme abaixo.
O filme pode ser um ponto de partida para o professor de Geografia abordar
A demografia ou Geografia da População é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Sobre esses conceitos básicos, analise as afirmativas a seguir:
I - Densidade demográfica é a taxa que mede o número de pessoas em determinado espaço, geralmente medida em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).
II - Crescimento natural ou vegetativo: é o crescimento populacional de uma localidade medido a partir da diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade. Também é chamada de população relativa.
III - Taxa de fecundidade: é o número de nascimentos que acontecem em uma determinada área.
IV - Crescimento migratório: é a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se mudam).
As alternativas CORRETAS são:
O continente africano se inseriu na economia-mundo como espaço derivado das forças econômicas hegemônicas, primeiramente, como fornecedor de mão-de-obra cativa e, posteriormente, assumindo funções complementares para as economias capitalistas desenvolvidas. Esse papel na divisão territorial internacional do trabalho deixou marcas na sua configuração territorial que persistem como rugosidades socioespaciais até o presente. Sobre a colonização europeia, os seus impactos e as marcas deixadas no espaço africano, pode-se afirmar que:
A construção do território resulta da articulação de duas dimensões principais, uma mais material e ligada à esfera político-econômica, outra mais imaterial ou simbólica, ligada, sobretudo à esfera da cultura e do conjunto de símbolos e valores partilhados por um grupo social. HAESBAERT, R.; LIMONAD, E. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas. n.° 2 (4), vol. 1.2007.
De acordo com o fragmento do texto, podemos afirmar:
Geografia - Geografia das Sociedades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A partir das ideias do texto acima, julgue os itens a seguir.
A análise apresentada no texto reflete o pensamento malthusiano, que leva em consideração os modos de vida singulares e suas particularidades.
Sobre os temas levantados por Magnoli no trecho anterior, é INCORRETO afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...