Questões sobre Geologia

Lista completa de Questões sobre Geologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No território brasileiro, as estruturas e as formações rochosas são dominantemente antigas, mas as formas do relevo são mais recentes. De forma simplificada, as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos do relevo encontrados no Brasil e na América do Sul são os crátons ou plataformas, os cinturões orogênicos, as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas. A respeito da estrutura geológica e das formas de relevo no Brasil, segundo a classificação de Jurandyr Ross, assinale a opção correta.

    A) As unidades de planalto assumem formas aplainadas por acúmulo de sedimentos.

    B) Nas áreas de relevos classificadas como planícies, predominam os processos denudacionais.

    C) A maior parte das áreas de dobramento correspondem a processos recentes do Quaternário.

    D) Os crátons comportam formas de relevo intensamente desgastadas por longos períodos de atividades erosivas.

    E) Na referida classificação, o relevo brasileiro é constituído predominantemente por planaltos e planícies.

O feldspato é um mineral-chave num grande número de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
( ) Há uma pouca quantidade de minerais silicosos na Terra.
( ) Os processos de dissolução e decomposição química que provocam a alteração do feldspato são os mesmos que causam a alteração de outros tipos de minerais.
( ) Fatores que promovem o intemperismo químico – chuva intensa, temperatura alta e a presença de solo e abundante atividade orgânica – estão presentes em regiões tropicais.
( ) Somente em climas áridos muito rigorosos de alguns desertos e regiões polares o feldspato também é alterado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – F – F – V.

    B) F – V – V – F.

    C) V – F – F – F.

    D) V – V – F – V.

A orogênese significa literalmente o nascimento de montanhas. Uma orogenia é um episódio de formação de montanhas que ocorre ao longo de milhões de anos devido à deformação em escalas amplas e ao soerguimento da crosta. Em relação a isso, avalie as assertivas abaixo.
I. A orogênese resultante da colisão entre as placas oceânica e continental ocorre ao longo da costa oeste das Américas, banhada pelo Oceano Pacífico, originando os Andes, a Sierra Maestra na América Central e as Rochosas. II. A orogênese resultante da colisão das placas oceânica e oceânica pode gerar simples arcos de ilhas vulcânicas; contudo, nessa região, não ocorrem abalos sísmicos. III. A orogênese resultante da colisão entre as placas continental e continental é mecânica; grandes massas continentais são submetidas a um intenso dobramento. IV. Tanto a colisão de placas continental–oceânica quanto oceânica–oceânica estão ativas em torno do anel costeiro do Pacífico. A região de vulcões ativos e terremotos ao redor desse oceano é conhecida como Cinturão Circumpacífico ou Cinturão de Fogo do Pacífico.
Quais das assertivas contêm exemplos do que é tratado no enunciado?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas II e IV.

    D) Apenas I, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

O planeta Terra é constituído basicamente por três tipos de rochas: ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. Sobre este assunto, é correto afirmar que:

    A) no processo de formação de rochas ígneas, há dois tipos de atividades, a saber: o plutonismo, em que o processo de consolidação do magma ocorre no interior da crosta, originando-se rochas plutônicas ou intrusivas; e o vulcanismo, quando o magma salta e derrama-se na superfície, formando-se rochas vulcânicas ou extrusivas.

    B) na constituição do planeta, inicialmente formaramse as rochas ígneas, em seguida as rochas metamórficas e, por fim, as sedimentares, constituindo-se, assim, o chamado ciclo das rochas.

    C) atualmente, o planeta, em toda a sua constituição, é constituído majoritariamente por rochas sedimentares, e, quando considerado apenas a exposição rochosa superficial, verifica-se o predomínio de rochas ígneas e metamórficas

    D) as rochas metamórficas são essenciais nos estudos paleontológicos em razão de preservarem formas de vida passadas que ficam registradas em seus sedimentos.

    E) quartzo, feldspato e mica, todas sedimentares, são as rochas mais abundantes na crosta terrestre, sendo fundamentalmente importantes para a economia, sobretudo para o setor de construção civil e ornamentação.

Observe imagem abaixo da Pedra da Boca, no município de Araruna-PB:

Geologicamente falando, podemos denominar este resquício de relevo saliente de:

    A) Rockinger

    B) Softinger

    C) Inselberg

    D) Magma

    E) Peldestato

A coluna do tempo geológico é dividida em éons, eras, períodos e épocas. Essa divisão não é arbitrária, ela reflete grandes acontecimentos que ocorreram nas histórias geológica e biológica da Terra. Assim, pode-se afirmar que:

    A) Os éons Arqueano e Proterozoico correspondem a grupos de rochas ígneas e metamórficas que formam grande volume da crosta continental, com registro fóssil extenso, composto de seres macroscópicos.

    B) O éon Fanerozoico significa “vida invisível”, refletindo a fase em que a vida teve início no planeta.

    C) A Era Mesozoica inclui os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. O nome Triássico tem a ver com a divisão em três camadas das rochas dessa idade na Alemanha, que se sobrepunham às rochas paleozoicas.

    D) A Era Cenozoica significa “vida antiga” e se inicia depois da grande extinção que marcou o final do Período Cretáceo.

Um dos fenômenos que auxiliam na formação de depressões são os movimentos conhecidos como epirogenéticos de subsidência, que consistem:

    A) Quando os movimentos tectônicos ocorrem horizontalmente provocando falhas geológicas que se assentam formando uma nova paisagem.

    B) Quando, em razão de forças endogenéticas do planeta, uma determinada região lentamente afunda verticalmente para baixo.

    C) Quando duas placas se sobrepõe verticalmente se assentam em cadeias montanhosas.

    D) Quando determinada região afunda verticalmente provocando, necessariamente, falhas geológicas.

A nuvem de poeira que se origina no deserto do Saara tem se intensificado nos últimos anos como consequência das alterações climáticas no planeta. No entanto, ainda que nos últimos anos sua densidade esteja aumentando, ela é um importante fator para outros ecossistemas, como no exemplo descrito na alternativa:

    A) Serve de alimentos para corais, que são extremamente dependentes dos minerais transportados por estas nuvens.

    B) Contribui para a formação de ciclones e temporais, pois a diferença de temperatura fortalece os ventos e massas de ar.

    C) Os minerais contidos na poeira também repõem nutrientes nos solos das zonas tropicais, que são afetados por chuvas

    D) A poeira mineral reflete a luz solar, o que contribui diminuir a temperatura do planeta.

Com relação à estrutura geológica do território brasileiro, assinale a alternativa correta:

    A) As bacias sedimentares representam 40% das formas de relevo do país, por ser a estrutura geológica mais antiga podem apresentam as maiores intensidades sísmicas encontradas no Brasil.

    B) Os escudos cristalinos são formações antigas, compostos de rochas intrusivas o que leva a uma pobreza mineral, como pode ser visto nos territórios centro-oeste e nordeste.

    C) As bacias sedimentares representam as maiores altitudes brasileiras, como podem ser exemplificados pelo Pico da Neblina, no Amazonas, ou no Pico do Jaraguá, em São Paulo.

    D) A parcela correspondente aos escudos cristalinos são formações antigas compostas de rochas metamórficas e magmáticas, datando do período Pré-cambriano.

Analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta sobre a Terra, sua origem e características:

    A) O planeta Terra funciona como um sistema e seus processos são lentos e graduais, cujos eventos extremos têm pouca ou quase nenhuma importância para explicar o planeta.

    B) A Terra, conhecidamente, apresenta uma angulação de aproximadamente 23º. Isso se deve a um grande impacto, de proporções monumentais, na época de sua formação, que acelerou sua velocidade de rotação e a tirou do eixo vertical.

    C) A teoria mais aceita para o surgimento do universo é a do Big Bang, que considera que o sistema solar surgiu entre 13 e 14 bilhões de anos atrás.

    D) O que explica a organização da Terra em camadas, com Crosta, Manto e Núcleo é o processo chamado de Especiação.

    E) No núcleo da Terra, ficam os materiais menos densos, e os materiais mais densos ficam nas camadas mais externas. Isso ocorre porque os materiais de menor densidade são os mais suscetíveis à força gravitacional, que os empurram com mais facilidade para as camadas mais internas do planeta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...