Lista completa de Questões sobre Geoprocessamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Geoprocessamento - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Sobre o armazenamento e a consulta de dados em banco de dados geográficos, assinale a alternativa correta.
Geografia - Geoprocessamento - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
Sobre a estrutura de dados raster, também conhecida como estrutura matricial, em que a área representada é dividida em uma malha regular de células normalmente quadradas, assinale a alternativa INCORRETA.
Geografia - Geoprocessamento - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
A análise espacial está entre as principais funções de um SIG, juntamente com a capacidade de apresentar resultados e capturar e gerenciar dados. Assinale a alternativa que apresenta somente funções de análise espacial.
Geografia - Geoprocessamento - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
A estruturação em camadas é uma característica fundamental dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Os softwares modernos de SIG apresentam recursos próprios para a visualização conjunta de dados espaciais. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
A principal característica de um SIG é a capacidade de análise, mais especificamente, análise espacial. Um dos esquemas mais simples de organização dos métodos de análise espacial é a denominada Álgebra de Mapas, desenvolvida por Dana Tomlin, na década de 1980. Na forma em que foi estruturada, é possível:
A capacidade de modelar e solucionar problemas em SIG's é muito valorizada devido às potencialidades de integração e análise de dados espaciais e estatísticos, e de geração de produtos diferenciados, entre outros. Entre os requisitos que podem viabilizar ou inviabilizar projetos, encontra-se:
Atualmente muitas funções encontram-se disponíveis nos principais SIG᾽s, sendo que, em algumas plataformas, é possível combiná-las para a execução de algumas tarefas. Em razão disso, a organização dos menus requer uma classificação das funcionalidades para que a operação do sistema seja otimizada. Robinson et al propuseram 5 grupos, a saber: 1) Interface Gráfica do Usuário; 2) Gerenciamento do Sistema e do Banco de Dados; 3) Entrada, Edição e Validação de dados; 4) Manipulação e Análise; e 5) Exibição e Geração de produtos.
De acordo com essa classificação, as funções de seleção de macros, geração de legendas e interpolação entre pontos estão relacionadas, respectivamente, aos grupos:
A distância em linha reta entre as cidades de São Luis (MA) e Codó (MA) é de aproximadamente 220 quilômetros. Em um mapa planimétrico do Estado do Maranhão essa distância corresponde a 2,2 centímetros. A escala desse mapa é de
As Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais para a Mapoteca Nacional Digital (MND), componente da estruturação de dados cartográficos do Mapeamento Sistemático Terrestre da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), tem por objetivo padronizar estruturas de dados que viabilizem:
Analistas de geoinformação são profissionais que modelam a realidade geográfica e devem captar o conhecimento dos especialistas que constituirão os usuários finais dos SIG's, ou seja, devem representá-la de acordo com visões de mundo específicas. Por outro lado, o alto custo envolvido na coleta de dados remete à necessidade de troca ou complementação dos que são oriundos de sistemas distintos. Assim, quando se busca combinar diferentes visões, por equivalência semântica, para interoperabilidade emprega-se uma metodologia baseada em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...