Questões sobre História da Geografia

Lista completa de Questões sobre História da Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o estudo da geografia, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) O Estudo da geografia, por meio da articulação de seus diversos campos - aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade - precisa garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações e associem essas representações, fazendo induções e conjecturas.

    B) A aprendizagem da geografia favorece o reconhecimento da diversidade étnico-racial e das diferenças dos grupos sociais, com base em princípios éticos e estimula a capacidade de empregar o raciocínio geográfico para pensar e resolver problemas gerados na vida cotidiana.

    C) A educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas: na compreensão perceptiva da paisagem, que ganha significado à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos e da coletividade; nas relações com os lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identidade cultural; e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças.

    D) Estudar geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta.

Os conceitos que são a base estrutural da Geografia no âmbito das Ciências Humanas são, EXCETO:

    A) Paisagem

    B) Lugar

    C) Espaço e Tempo

    D) Território

    E) Trabalho, memória e cultura

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. Em relação ao raciocínio geográfico analise as assertivas abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso: ( ) Uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas. ( ) Extensão: espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico. ( ) O conceito de espaço é separável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados separadamente como um processo. ( ) Conexão: Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes. Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, F, V, F

    B) V, V, F, V

    C) V, F, F, V

    D) F, F, V, V

    E) V, V, V, F

O objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, compreendido como:

    A) combinação entre elementos naturais e construídos pelos seres humanos;

    B) resultado das relações econômicas, políticas e culturais;

    C) tem como ator principal o ser humano;

    D) um meio fundamental para a compreensão do mundo de hoje;

    E) todas as alternativas estão corretas.

Para Robert Sack, “a(o) _______________, como um componente do poder, não é apenas um meio para criar e manter a ordem, mas é uma estratégia para criar e manter grande parte do contexto geográfico através do qual nós experimentamos o mundo e o dotamos de significado.” (HAESBAERT, 2007).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) Territorialidade

    B) Paisagem

    C) Globalização

    D) Lugarização

Milton Santos foi um dos geógrafos mais brilhantes a nível mundial. Sua produção intelectual foi determinante para a mudança metodológica e epistemológica da Geografia brasileira. O principal conceito e contribuição trazidos por Milton foi o de formação de sócio-espacial, que, em linhas gerais:

    A) deriva do conceito de Formação Econômica-Social de Karl Marx, postulando que o espaço e sua produção, ausente teoricamente da FES, é, essencialmente, social.

    B) inaugura a chamada Geografia Crítica no Brasil, no final da década de 1970, nutrindo-se se conceitos filosóficos de base idealista, propondo a ideia de um espaço abstrato.

    C) trata de uma análise da interação sociedade/natureza em que se resulta uma forma espacial concreta, sendo sua visualização possível por meio da elaboração de produtos cartográficos.

    D) resulta da ampliação do conceito de Geossistemas, cujas sociedades e suas formações e formas espaciais são explicadas por meio da análise dos elementos naturais do planeta e o uso antrópico destes.

    E) propõe que a formação das sociedades não existe sem um substrato material concreto, além de inaugurar a chamada Geografia Humanista.

“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.


A sentença que apresenta a ideia central do texto é

    A) A geografia faz ínfima alusão à interpretação das práticas dos pequenos grupos.

    B) As informações atreladas às tecnologias obstam operar em diferentes escalas do espaço.

    C) O espaço geográfico é produto ímpar das ações e interações do meio natural.

    D) A tecnologia social desenvolvida por essas minorias é vendida como conhecimento e técnica.

    E) As ciências humanas furtam-se de respaldar suas práticas nos estudos dos grupos.

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“O contexto parecia pedir uma ciência humana livre de ideologias, do subjetivismo e do controle das classes então dominantes (nobreza e clero), e, neste cenário, uma “matemática social” (notabilizada pelo emprego das matemáticas para estudar aspectos sociais) veio conferir ao pensamento humano os predicados da exatidão e neutralidade”. (Fonte: VITTE, A. C., 2007. Contribuições à história e à epistemologia da geografia. Rio de Janeiro, ed. Bertrand Brasil).
A citação refere-se à doutrina filosófica positivista que influenciou algumas correntes do pensamento geográfico. Que são:
I- Possibilista. II- Determinista. III- Teorética e quantitativa. IV- Crítica.
Está CORRETO o que se afirma em:

    A) II apenas.

    B) I apenas.

    C) I, II e III.

    D) IV.

    E) III e IV.

“O conceito de paisagem esteve quase que ausente da geografia física moderna e não suscitou estudos específicos, sendo qualquer tentativa neste sentido um motivo para uma reflexão metodológica e de desenvolvimento de uma pesquisa que, em parte, supere os limites da geografia física tradicional”. O sistema taxonômico de classificação da paisagem, criado por Bertrand (1968) possui seis níveis, os elementos climáticos e estruturais ocupam as unidades superiores e os elementos biogeográficos e antrópicos as unidades inferiores” (BERTRNAD, 1968, p.461 – 464. tradução nossa). Fonte: BERTRAND, G. (1968). Paisaje y Geografia Física Global. In: MENDOZA, J. G. et. al.(2002) El Pensamiento Geográfico. Ed. Alianza. Madrid.
Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das unidades da paisagem superiores e inferiores:

    A) Geossitemas, geofacies, geotopo, zona, domínio e região.

    B) Zona, domínio, região, geossitemas, geofacies e geotopo.

    C) Região, geofacies, geotopo, geossitemas, domínio e zona.

    D) Geossitemas, zonas, domínio, região, geofacies e geotopo.

    E) Zona, geossitemas, domínios, região, geotopo e geofacies.

Leia o trecho e responda: “Na história do pensamento geográfico, o pensador ___________, responsável por definir a concepção que seria posteriormente conhecida como Determinismo Geográfico, defendia que o homem é resultado de suas relações com o meio, ou seja, seu lugar no espaço determinaria suas relações da vida em sociedade.” A lacuna se refere à:

    A) Friedrich Ratzel.

    B) Paul Vidal de La Blache

    C) Alexander Von Humboldt.

    D) Yves Lacoste.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...