Questões sobre Industrialização

Lista completa de Questões sobre Industrialização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A cidade é uma gigantesca fábrica de homens modernos. Com base nessa certeza, o projeto nacional-desenvolvimentista formulou — no Brasil e em quase toda a América Latina —, durante as décadas de 50 e 60 do século passado, uma grande questão e avivou uma grande esperança: como o Estado pode construir uma sociedade cultural e politicamente moderna? O projeto nacional-desenvolvimentista carregava consigo a grande esperança de extensão ampla dos benefícios econômicos, políticos e sociais da modernidade a toda a sociedade brasileira.
Internet: <memorialdademocracia.com.br> (com adaptações).
O desenvolvimentismo brasileiro formulou uma visão econômica politicamente engajada no país, e uma das suas ideias mais fortes, diante da sua implantação, e que melhor se encaixa como slogan para a época seria:

    A) O capital externo é a solução para a erradicação da pobreza social no Brasil.

    B) Sem as indústrias de bens de consumo e de base, não há solução para esse país.

    C) O capital nacional é todo o suporte para o desenvolvimentismo industrial.

    D) A industrialização é a via da superação da pobreza e do subdesenvolvimento.

    E) Com a exportação e a mecanização agrícola, o crescimento econômico virá.

Relativamente aos sistemas de produção e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Fordismo.

2. Toyotismo.


Coluna 2


( ) Defeitos no produto só eram identificados no final da linha de produção.

( ) Para não faltar peças, elas são produzidas em excesso, gerando estoque.

( ) A empresa deve planejar a produção de modo a atender aos desejos de seus clientes.

( ) O operário modelo é aquele que identifica problemas e propõe soluções.

( ) O funcionário deve se preocupar com a aplicação que o produto terá depois de vendido.

( ) A empresa fabrica muitas das peças que compõem seu produto.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 2.

    B) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1.

    C) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1.

    D) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1.

    E) 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2.

“A guerra, ou a ameaça de guerra, foi uma constante durante todo o período de desenvolvimento da China sob Mao. E é ela que vai determinar a estratégia de mudança estrutural da China revolucionária. Fica evidente, tanto em discursos quanto pelas políticas efetivamente adotadas, que o modelo de industrialização maoísta obedecia a objetivos estratégico-militares, e, como uma derivação deste, também a propósitos de melhor distribuição regional da indústria.” (NOGUEIRA, 2019).
Nesse sentido, a industrialização assumiu:

    A) Um caráter altamente centralizado em um país com dimensões continentais, com intensa ênfase na indústria de bens de consumo e cobrindo pouca parcela do território.

    B) A formação de economias regionais, com altíssimo grau de especialização e elevada centralização.

    C) O propósito de transformar a China em uma potência industrial e militar pela memória da humilhação e de sucessivas derrotas militares desde meados do século XIX, e atendia demandas imediatas relacionadas às várias guerras e aos numerosos conflitos militares que prosseguem ao longo do século XX.

    D) A reconstrução dos pós-guerras (guerra mundial e guerra civil) em meio a um novo e gigantesco conflito: a Guerra Fria (1947 – 1991), já que a China nesse momento já não possuía o auxílio estratégico da URSS.

A industrialização brasileira ficou caracterizada como tardia em razão de ocorrer em momento histórico seguinte a outros países no mundo. Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA:

    A) O processo de Industrialização no Brasil se inicia com a chamada Substituição de Importações no Governo Vargas, na década de 1930, com investimento especial na indústria de base.

    B) O chamado “milagre econômico” ocorre na ditadura militar investindo-se em grandes obras, gerando aumento do PIB acima dos 10% por ano, e, ao mesmo tempo, aumentando-se as desigualdades sociais no país com elevado endividamento externo.

    C) O Plano Salte foi implementado pelo Governo Dutra, com investimento em educação, saúde, energia e transportes, porém com a abertura de importação de bens de consumo, as reservas cambiais brasileiras caíram drasticamente ocasionando uma desvalorização da moeda nacional perante o dólar.

    D) O Governo JK foi marcado pelo Plano de Metas, ou também projeto desenvolvimentista, caracterizado pela criação da Petrobras e do BNDES, além da construção da nova capital e da malha rodoviária no Brasil Central.

    E) A década de 1990 foi marcada pela implantação das políticas neoliberais no país, com a privatização de várias indústrias nacionais, tendo como consequência um aumento do desemprego, da pobreza e da desigualdade social.

As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX. O conjunto de mudanças aconteceu especialmente nas relações de trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil como italianos, alemães, japoneses, dentre muitas outras nacionalidades, que vieram para compor a mão de obra, além de contribuir no povoamento do país, como ocorreu na região Sul. Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República. Diante desses acontecimentos históricos, o processo industrial brasileiro passou por quatro etapas.

De acordo com os acontecimentos de cada etapa, estão corretas, EXCETO:

    A) A primeira etapa ocorreu entre 1500 e 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.

    B) A segunda etapa corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas de 15% para mercadorias importadas e, em 1844, a taxa tributária foi para 60%, denominada de tarifa Alves Branco.

    C) Nesse mesmo período (1808 a 1930) um fator determinante para o crescimento industrial foi a ascensão do café, momento em que muitos fazendeiros tiveram grandes lucros, as atividades nas plantações do café foram intensificadas e com isso gerou muitos empregos, impulsionando a economia e o setor industrial.

    D) A terceira etapa foi considerada como o período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos. Houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país (muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, nessa etapa passaram a servir os interesses industriais). Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947, empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, uma vez que abastecia as indústrias com matéria-prima, principalmente metais. No ano de 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS.

    E) A quarta etapa que teve início em 1955, e segue até os dias de hoje, foi a fase promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek. Nessa fase, aconteceu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais. No fim do século XX houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.

Julgue as seguintes afirmativas sobre o desenvolvimento industrial:

I. A primeira revolução industrial foi iniciada na Inglaterra intensificando a mecanização e introduzindo a produção em série.

II. A passagem da primeira para a segunda revolução industrial foi marcada pela introdução do uso do petróleo para produção de energia e o desenvolvimento da indústria automobilística.

III. Os EUA e a Inglaterra apresentam a industrialização tardia, que é como característica dos países desenvolvidos.

IV. A terceira revolução industrial é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações sendo chamada de revolução técnico-científica.

São corretas:

    A) afirmativas I, II e III.

    B) afirmativas I, III e IV.

    C) afirmativas I, II e IV.

    D) todas afirmativas.

No início do século XX, a sociedade inglesa passava por um período de transformações em seu modo de vida decorrentes do desenvolvimento tecnológico e industrial. Algumas mulheres formaram o movimento feminista das suffragettes, que reivindicava:

    A) O acesso ao ensino superior para as mulheres.

    B) A igualdade salarial entre homens e mulheres.

    C) O direito à candidatura de mulheres na vida política.

    D) O direito ao voto feminino.

“Os países desenvolvidos ou do “primeiro mundo”, teriam passado por uma redução persistente da participação do emprego industrial no emprego total a partir da década de 1970. A América Latina teria passado pelo mesmo processo na década de 1990, o que coincide com o período de implantação das políticas liberalizantes associadas ao “consenso de Washington.” (OREIRO; FEIJÓ, 2010).
A CORRETA análise do texto e o cenário das últimas décadas no Brasil, revelam uma preocupação crescente entre a classe política, o setor industrial, os economistas e o público em geral, a respeito de um possível processo de:

    A) Desaquecimento da atividade portuária brasileira, decorrente da redução do volume das exportações industriais.

    B) Estatização da indústria nacional, com redução dos investimentos provenientes do capital estrangeiro e do capital privado-nacional.

    C) Desindustrialização da economia brasileira, com redução da participação da indústria na composição do Produto Interno Bruto.

    D) Concentração espacial da indústria no Centro-Sul e Desconcentração Espacial da Indústria no Nordeste.

    E) Reestruturação Econômica marcada pela expansão do mercado interno e da ampla intervenção do Estado na produção industrial.

A Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico. Essa nova etapa de produção:

    A) Representa um novo ciclo de reprodução da indústria tradicional, nos moldes da Revolução Industrial do século XVIII.

    B) Potencializou o Desemprego Conjuntural, tipo de desemprego causado pela adoção de novas tecnologias na produção.

    C) Pode ser compreendida como a incorporação das inovações no campo da tecnologia (especialmente das telecomunicações) aos campos da produção e do consumo.

    D) Está vinculada exclusivamente à reestruturação no campo dos transportes, único fator responsável pela ampliação do comércio internacional.

    E) Potencializou o Desemprego Estrutural, tipo de desemprego gerado por crises econômicas internas ou externas.

SETOR TERCIÁRIO NO BRASIL

Na classificação da estrutura econômica, dividem-se as atividades em três principais setores: o primário (produção de matérias-primas), o secundário (atividade industrial, fontes de energia e transportes) e o terciário (comércio e serviços). Esse último setor vem ganhando cada vez mais atenção no Brasil, haja vista que é o que mais cresce tanto na produção de riquezas quanto na geração de empregos.

Desde a segunda metade do século XX, o setor terciário no Brasil vem apresentando uma acelerada expansão, totalizando atualmente a maior parte da produção econômica do país. Na década de 1950, esse setor totalizava pouco menos de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) e menos de 30% do total de empregos. Atualmente, esses números elevaram-se, respectivamente, para 75% e 68,5%.

A expansão do setor de serviços é uma tendência mundial, que está relacionada principalmente com o crescimento das cidades, das populações e da renda, o que aumenta a demanda para a atividade comercial e também para a prestação de serviços. Além disso, a mecanização e robotização cada vez maiores da agricultura e da indústria transferem e concentram a mão de obra para esse setor.

No caso brasileiro, curiosamente, o crescimento do setor terciário está diretamente relacionado com o crescimento do setor secundário, pois a industrialização, além de demandar uma correspondente oferta de serviços e atividades comerciais, também intensifica o processo de urbanização. E é nas áreas urbanas que as atividades relacionadas com o setor de serviços no Brasil concentram-se.

Essa correlação é tão explícita que o setor terciário no Brasil se concentra exatamente nas áreas onde a industrialização concentrou-se historicamente: os grandes eixos populacionais da região Sudeste, sobretudo Rio de Janeiro e São Paulo. Ao mesmo tempo, à medida que se deslocam as indústrias e crescem as cidades médias e metrópoles regionais, cresce também o setor terciário nessas localidades.

Anteriormente, o setor terciário era tido como um setor improdutivo ou com baixas perspectivas de crescimento e geração de oportunidades na área profissional, o que se mostra totalmente diferente hoje. Esse crescimento é chamado de terciarização da economia, algo cada vez mais difundido no Brasil e no mundo, graças, principalmente, à consolidação do processo de globalização e às suas demandas.

É importante, por fim, que não se confunda os termos “terciarização” e “terceirização”. O primeiro representa o crescimento do setor terciário, ao passo que o segundo designa a transferência de serviços e mão de obra de uma organização para outra, geralmente por contratação.

Por Rodolfo F. Alves Pena. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/32ffwON.
Leia o texto 'SETOR TERCIÁRIO NO BRASIL' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Nas últimas décadas, o crescimento das cidades brasileiras, das populações, do setor industrial, da exportação e da renda minguaram a demanda para a atividade comercial e também para a prestação de serviços relacionados a esses setores produtivos, de acordo com o texto.
II. O texto afirma que, na classificação da estrutura econômica, dividem-se as atividades em três principais setores: o primário (produção de matérias-primas), o secundário (atividade industrial, fontes de energia e transportes) e o terciário (comércio e serviços).
III. No Brasil, a industrialização, além de demandar uma correspondente oferta de serviços e atividades comerciais, também intensifica o processo de urbanização, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...