Lista completa de Questões sobre Meteorologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos objetivos da meteorologia é interpretar as observações dos campos atmosféricos. A respeito desse tema, assinale a opção correta no que se refere ao vento geostrófico.
O vento geostrófico é um vento vertical acelerado que se desloca seguindo trajetória com circulação fechada, que resulta do equilíbrio entre a força de Coriolis e a força centrípeta.
O vento geostrófico é normalmente usado para escoamentos curvos, próximos do equador e nos ciclone e anticiclones.
A força do gradiente de pressão atua para a direita do vento geostrófico no Hemisfério Sul.
No tocante aos ventos alísios, responsáveis pela formação e deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assinale a opção correta.
Os ventos alísios ocorrem em duas faixas do globo divididas pela linha do Equador e se formam pelo contraste do ar junto à região equatorial.
Os ventos alísios têm como característica típica ventos calmos, que favorecem a dispersão horizontal de poluentes.
Ventos alísios são ventos de baixos níveis atmosféricos caracterizados por grande consistência em sua direção. No Hemisfério Sul, os ventos alísios sopram de sudeste em direção a ZCIT.
Ventos alísios são ventos que ocorrem nas zonas tropicais. Sopram de nordeste para sudeste no Hemisfério Norte e de sudoeste para noroeste no Hemisfério Sul.
Assinale a opção correta acerca de cavados.
Cavado é uma região alongada de altos valores em uma superfície isobárica e sua intensidade pode ser medida pela vorticidade.
Cavados são áreas de baixas pressões atmosféricas, com circulação horária no Hemisfério Sul, causadas pela elevação do ar quente.
Cavados são áreas de pressões atmosféricas com circulação horária de uma função ou de um campo ondulatório.
Cavados são áreas de altas pressões atmosféricas, com circulação anti-horária no Hemisfério Sul, causadas pela convecção do ar frio.
Assinale a opção correta no que se refere a cristas.
Crista é uma configuração de movimentos rotacionais de pequena escala, de uma relativa alta pressão atmosférica.
Crista é uma área alongada de pressão atmosférica mais alta em que as forças do gradiente de pressão e a centrifuga são ausentes.
Crista é uma região alongada de relativa alta pressão atmosférica em um plano horizontal. As isóbaras são abertas e apresentam uma ondulação para o lado das baixas pressões atmosféricas.
Crista é a região em que a circulação é uma medida da rotação do fluido em um plano horizontal. Nessa região, as isóbaras são fechadas e sua intensidade é medida em termos da vorticidade.
O vento gradiente é utilizado para a análise de circulação do ar em torno de centros de alta e baixa pressão. Com base nessa informação, assinale a opção correta.
A força do gradiente de pressão no vento gradiente está em equilíbrio com a aceleração centrípeta e a força de Coriolis.
No centro de baixa pressão anômala, as forças de gradiente de pressão e de Coriolis são opostas.
No vento gradiente, as três forças que atuam sobre as parcelas do ar, gradiente de pressão, Coriolis e centrífuga, mantêm um perfeito balanço e as parcelas não sofrem aceleração da magnitude do vento gradiente.
Na atmosfera, eventualmente ocorrem baixas de pressão, as quais, dentro de determinadas circunstâncias, podem tornar-se ciclones, ou não. Ciclone é definido como
um fenômeno meteorológico de baixa pressão atmosférica, em que o ar quente se eleva e produz convecção. A convergência dos ventos favorece a formação de nuvens cumulonimbus que estão normalmente associadas à chuva e ventos fortes.
um fenômeno atmosférico em que o escoamento tem três dimensões, o elemento material do fluido tende a aumentar seu volume, os ventos giram no sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão atmosférica.
uma região em que a intensidade dos ventos é medida em termos da vorticidade anticiclônica.
um estado do escoamento em que as isóbaras e isotermas têm a mesma densidade, o ar quente se eleva e favorece a formação de nuvens, a circulação dos ventos é no sentido anti-horário no Hemisfério Sul e o escoamento não sofre inclinações com a altura.
Divergência e convergência são características encontradas em algumas massas de ar. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Na divergência, o movimento vertical dos ventos flui da região de baixa pressão atmosférica.
Na convergência, o movimento vertical dos ventos é descendente e, consequentemente, as áreas de ventos divergentes são regiões desfavoráveis à ocorrência de precipitação.
Acerca dos anticiclones, assinale a opção correta.
Anticiclone é uma região em que a circulação do ar é descendente e inibe os movimentos ascendentes do ar necessários à formação de nuvens. A atmosfera sem nuvens está normalmente associada a esses sistemas. No entanto, devido à força de Coriolis, o ar não se desloca em linha reta e os ventos formam uma espiral expandindo-se à superfície.
Anticiclone é uma região em que o ar é ascendente, normalmente associada a tempo úmido e com nuvens. Os anticiclones são representados em um mapa sinótico pela letra A e são os locais onde a pressão atmosférica decresce mais do que a sua vizinhança.
Nos anticiclones a circulação dos ventos move-se das regiões de baixa pressão para as regiões de alta pressão no sentido horário.
Anticiclone é uma região em que a circulação do ar é ascendente e favorece os processos necessários à formação de nuvens. A atmosfera com muita nebulosidade está normalmente associada a esses sistemas.
Geografia - Meteorologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
No dia 05 de agosto de 2010, 33 mineiros ficaram presos numa profundidade de quase 700 metros, após acidente numa mina de ouro e cobre, no norte do Chile. A referida mina localiza-se numa das áreas mais secas do planeta, o Atacama. Considerando os fatores climáticos, os desertos do Atacama (Chile) e da Califórnia (EUA) originam-se
pela ocorrência da corrente quente de Humboldt e pela corrente fria da Califórnia, respectivamente. Ambas provocam o aumento ou queda da temperatura nas áreas litorâneas e, consequentemente, a condensação do ar e chuvas no oceano, razões pelas quais as massas de ar perdem a umidade antes de chegar ao continente.
da localização geográfica diferenciada e da pressão atmosférica existente no continente americano, sobretudo na porção setentrional.
pela ocorrência da corrente fria de Humboldt e pela corrente fria da Califórnia, respectivamente. Ambas provocam a queda da temperatura nas áreas litorâneas e, consequentemente, a condensação do ar e chuvas no oceano, razões pelas quais as massas de ar perdem a umidade antes de chegar ao continente.
das correntes frias das Agulhas (América do Sul) e do Golfo (EUA), as quais provocam a condensação do ar e as chuvas no oceano.
Com relação às massas de ar, assinale a opção correta.
As características gerais de uma massa de ar polar continental na sua região de origem são: fria, úmida, instável e geralmente profunda.
A massa de ar tropical marítima na sua região de origem é quente, úmida, instável e profunda.
Massas de ar são porções de ar atmosférico que possuem características horizontais e verticais de temperatura e umidade semelhantes. As massas de ar resultam das variações dos ventos, que ocorrem próximo à superfície da terra e os altos níveis da atmosfera.
As massas de ar se classificam de acordo com a temperatura em polar ou continental e de acordo com a umidade em marítima ou tropical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...