Lista completa de Questões sobre Meteorologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A radiação apresenta-se como uma forma de transferência de calor em que a energia é transferida de um objeto para outro sem que o espaço entre ambos seja, necessariamente, aquecido. No caso da atmosfera, a fonte de calor é o Sol. Com relação à radiação solar e balanço de energia, assinale a opção correta.
O balanço de radiação de ondas longas na superfície é a contabilização entre a radiação emitida e absorvida pela Terra, sendo que este último termo é função apenas da radiação solar incidente.
O regime térmico de um solo é determinado pelo resfriamento de sua superfície, pela radiação solar e pelo transporte convectivo de calor para seu interior.
O aquecimento da atmosfera próxima à superfície terrestre ocorre somente pelo transporte de calor latente a partir do resfriamento da superfície pela radiação atmosférica.
O albedo de uma superfície é um dos fatores que modificam o balanço de energia, participando dos processos que condicionam a quantidade de radiação disponível.
Com relação à previsão climática, assinale a opção correta.
A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) desenvolve um programa mundial voltado ao intercâmbio de informações meteorológicas entre os países e à previsão de tempo, composto de três sistemas: Sistema Mundial de Observações, Sistema Mundial de Preparação de Dados e Sistema Mundial de Telecomunicações. Entretanto, o pequeno intercâmbio de informações entre os países constitui um problema na aquisição e distribuição de dados.
Os satélites meteorológicos geoestacionários (a centenas de quilômetros de altitude) medem a distribuição vertical da temperatura e umidade atmosférica, temperatura da superfície dos oceanos, concentração de ozônio e cobertura de gelo, enquanto os satélites de órbita quase polar (órbita equatorial a 36.000 km de altitude e velocidade angular igual à da Terra) fornecem imagens periódicas durante o dia, na faixa do ultravioleta, permitindo informações sobre nebulosidade, massas de ar, temperatura, radiação solar, chuvas, tufões e furacões em grande área do globo, auxiliando nas previsões a longo prazo.
A previsão climática moderna de médio e longo prazo ( dias a meses de antecedência) alia previsão numérica aos prognósticos sinópticos com indicação de frentes de massas de ar, cartas de vento, de temperatura, de divergência de umidade, diagramas adiabáticos. O uso dos dois tipos de previsão soma as vantagens de ambos. O método numérico permite menor antecedência na previsão e é menos objetivo do que o sinóptico, que permite corrigir os diagnósticos do modelo numérico em pontos em que as estimativas são menos precisas.
O desenvolvimento de sensores meteorológicos, com sistemas automáticos de aquisição de dados, tem permitido melhorar a qualidade e a distribuição espacial das observações de superfície. Possibilita ainda, aumentar a densidade de pontos sobre os oceanos e locais inóspitos. Os radares permitem monitorar as precipitações e os eventos meteorológicos adversos, com informações a muito curto prazo sobre sua extensão e progressão espaço-temporal.
O local escolhido para instalação da estação meteorológica, seja ela convencional ou automática, deve ser representativo da área para onde as observações serão destinadas, com diferentes equipamentos destinados às medições meteorológicas. A respeito dos equipamentos de medição agrometeorológica e das grandezas por eles utilizadas, assinale a opção correta.
Piranômetro: indica a temperatura em graus Celsius (°C) do solo em diversas profundidades.
Evaporímetro de Piche: registra, simultaneamente, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%).
Anemógrafo: registra continuamente a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio (mm Hg) ou em milibares (mb).
Com relação aos fenômenos meteoreológicos e aos sistemas meteorológicos de mesoescala, assinale a opção correta.
Os sistemas convectivos de mesoescala (SCM) são constituídos por aglomerados de nuvens convectivas e apresentam área com contínua, porém reduzida, precipitação de chuvas.
Congloremados de nuvens são também denominados de linhas de instabilidade (LI), quando possuem forma de linha, ou complexos convectivos de mesoescala (CCM), quando apresentam formato irregular.
Sistemas convectivos de mesoescala (SCM) são responsáveis pela maior parte da precipitação de verão nas regiões tropicais e temperadas da América do Sul.
O inverno no Hemisfério Sul é caracterizado por forte atividade convectiva e intensa precipitação de chuvas em virtude da presença de nuvens estratiformes e da circulação ciclônica nos altos níveis da troposfera denominada circulação de Alta da Bolívia.
Texto para as questões 61 e 62
O Grupo Barreiras é uma sequência sedimentar terciária que apresenta características faciológicas indicativas de ambientes predominantemente continentais, porém há evidências de influência marinha e formação de fácies costeiras. Expõem-se pela faixa litorânea brasileira, desde o Amapá até o Rio de Janeiro, e recebem essa denominação devido à característica geomorfológica particular associada, constituindo extensos tabuleiros costeiros.Considerando o texto acima e os aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
Estruturas sedimentares definem o ambiente de sedimentação.
Na deposição eólica, a queda de grãos se dá por saltação. Assim, o acúmulo de areia forma lâminas bem selecionadas, produzindo uma laminação plano-paralela inclinada.
Três estágios são reconhecidos na evolução de um ambiente fluvial: juventude, maturidade e senilidade. No estágio senil prevalece a erosão, enquanto que rios maduros apresentam amplo predomínio de deposição.
Argilominerais são constituintes clásticos comuns em ambientes fluviais e costeiros. A caulinita e a ilita são exemplos de argilominerais; ambos inserem-se na classe de filossilicatos dioctaédricos e apresentam estrutura cristalina idêntica, diferindo apenas na composição química.
Tendo o texto acima como referênca no que se refere à aplicação de métodos geofísicos a estudos ambientais, assinale a opção correta.
A sondagem elétrica vertical não é adequada para a investigação de plumas de contaminação profundas, independente das condições geológica-pedológicas ou da pluma.
A contaminação por compostos orgânicos gera anomalias com elevada condutividade elétrica, o que favorece a pesquisa geofísica por métodos eletromagnéticos.
O método magnetométrico é utilizado também para o mapeamento da pluma de contaminação, uma vez que permite a identificação de materiais metálicos.
Em conjunto com poços de monitoramento, o método geofísico de georradar GPR (ground penetrating radar) está entre os mais utilizados em estudos ambientais. Entretanto, sua eficiência é limitada na presença de camadas superficiais condutivas.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
A degradação dos solos por contaminação, como no caso apresentado no texto acima, pode estar relacionada a má gestão de resíduos. Solos com elevada condutividade hidráulica, como gleissolos, são muito suscetíveis a esse tipo de processo.
Compacidade e colapsividade são duas propriedades geotécnicas dos solos associadas à aplicação de carga. Ambos os valores aumentam proporcionalmente com o teor de argila no solo.
Um estudo geoquímico seria complementar ao estudo da contaminação da área em questão. Nesse caso, em função da ação antrópica, seria esperado a detecção de um teor anômalo de elementos químicos como Cd, Pb, Zn, Cr e Hg.
A geoquímica de isótopos radiogênicos de Pb tem revelado a presença de contribuição antropogênica em sedimentos e solos, no entanto, nesse caso específico, sua aplicação não traria benefícios no entendimento das fontes de contaminantes.
Os mapas abaixo representam a atuação das massas de ar no território brasileiro durante o verão e o inverno.
A partir dos conhecimentos sobre a dinâmica das massas de ar e os climas nas diferentes regiões do país, pode-se concluir que:
a massa polar atlântica (mPa), fria e seca, forma-se nas porções do oceano Atlântico próximas à Patagônia. Atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura por onde ela passa, influenciando mais os climas do sul do país.
o Sertão nordestino pode ser visto como um enclave de escassa pluviosidade dentro do domínio tropical brasileiro. É uma região semiárida onde as médias pluviométricas são baixas em função da reduzida atuação da massa tropical atlântica (mTa) e das baixas pressões tropicais (doldrums).
a massa equatorial continental (mEc), quente e estável, exerce grande influência na Amazônia ocidental ao passo que a massa equatorial atlântica (mEa), quente e instável, e a zona de convergência intertropical (ZCIT) afetam, sobretudo, o médio e baixo Amazonas e o litoral norte do país.
no Brasil meridional, durante o verão, poderão ocorrer penetrações periódicas, de curta duração, da frente e da massa polar atlântica (mPa), já modificadas devido ao maior aquecimento da superfície, nesta época do ano, amenizando o verão e contribuindo para diminuir periodicamente as temperaturas.
a massa tropical continental (mTc), quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo em sua região de origem durante quase todo o ano e, no inverno, sofrendo uma retração pela penetração da frente polar atlântica.
Acerca dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia, julgue os itens seguintes.
A onda de Rossby é o tipo de onda mais significativo para os processos meteorológicos de pequena escala.
Acerca dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia, julgue os itens seguintes.
No processo adiabático, que é uma transformação dinâmica, há troca de calor entre o sistema e sua vizinhança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...