Questões sobre Problemas e Catastrofes ambientais

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Estudos demonstram evidências do aquecimento global por meio de observações de elevação das temperaturas médias globais, do degelo das calotas polares, de modificações dos índices pluviométricos em diversos lugares do mundo etc. Diante disso, sistemas naturais podem ser afetados devido à capacidade limitada de adaptação, podendo sofrer danos significativos e irreversíveis.

Nesse sentido, estudos sobre vulnerabilidade da biodiversidade brasileira frente às alterações do clima são realizados, apontando os possíveis impactos e a vulnerabilidade potencial dos ecossistemas, além de fazer algumas recomendações importantes para o futuro.

Sobre esses estudos, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Devido à intensa mudança de uso da terra e à fragmentação de habitats nos ecossistemas brasileiros, espécies ameaçadas correm um risco maior de extinção. Nas próximas décadas isso poderá se agravar.

( ) Para evitar a perda de espécies, métodos de adaptação são implantados, como o estabelecimento de refúgios, parques e reservas. Mas o alto custo torna as tentativas limitadas.

( ) Apesar dos avanços alcançados nas pesquisas, a infraestrutura compartilhada de dados biológicos ainda é inicial e pouco organizada, dificultando o desenvolvimento de cenários de impacto e vulnerabilidade.

( ) O cerrado brasileiro teve, nos últimos 50 anos, perda significativa de biodiversidade devido ao aumento médio da temperatura de 2 graus Celsius. Isso foi agravado, pela mudança do uso da terra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V V V V.
  • B. F F F V.
  • C. V V V F.
  • D. F F F F.

Leia a tirinha a seguir:

Considerando tais reflexões é correto afirmar que

  • A.

    a sustentabilidade do planeta, através do consumo sustentável, não tem sido viável no Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, porque a maioria dos municípios não tem uma usina de compostagem para processar o lixo reciclável, principalmente os plásticos, e para promover o seu reaproveitamento.

  • B.

    a viabilidade do desenvolvimento sustentável depende da mudança de hábitos de consumo, ou seja, do consumo sustentável, considerando também fatores como a reestruturação de gastos e investimentos públicos e a consequente redução das desigualdades sociais.

  • C.

    o desenvolvimento sustentável se tornará uma realidade, quando os empresários adotarem ações conservacionistas em suas empresas, pois essa categoria é a que mais utiliza, de forma indiscriminada, os recursos da natureza e nada tem feito para modificar esse quadro.

  • D.

    o desenvolvimento sustentável é um conceito que foi divulgado pelo relatório de Brundtand e aponta para as necessidades de mudanças no padrão de consumo dos países subdesenvolvidos, pois eles são os maiores responsáveis pelo uso indiscriminado dos recursos naturais em virtude do grande número de populações que abrigam.

A gravidade dos problemas ambientais tem gerado críticas ao modelo consumista de desenvolvimento e, desde 1972, quando se realizou a Conferência de Estocolmo, observam-se inúmeras tentativas de se produzir uma base metodológica para servir de referência aos estudos ambientais. Na atualidade, Luis Enrique Sánchez tem grande influência na concepção e nos procedimentos da avaliação de impacto ambiental. Na perspectiva desse autor, pode-se afirmar que

  • A.

    o Plano de Gestão Ambiental é o documento mais importante na avaliação de impactos ambientais, pois ele é a referência para as tomadas de decisões quanto à viabilidade de um projeto além de ser uma ferramenta importante para minimizar os impactos ambientais.

  • B.

    o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o documento mais importante na avaliação de impactos ambientais, uma vez que ele trata do processo de exame das futuras consequências das alterações de uma ação nos processos e qualidade ambiental.

  • C.

    o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o documento mais importante na avaliação de um impacto ambiental, pois ele é a referência para as tomadas de decisões quanto à viabilidade de um projeto e a base para as negociações entre as partes envolvidas no processo.

  • D.

    o Licenciamento Ambiental é o instrumento mais importante da Política Nacional do Meio Ambiente, uma vez que se refere a uma licença de operação de projetos de sobrecarga.

Em uma aula de Geografia, um aluno pergunta ao professor se as consequências do chamado “efeito-estufa” são sempre prejudiciais para o planeta Terra. O professor de Geografia, então, explica que

  • A.

    desde a ECO-92, ações para acabar com o efeito-estufa têm sido tomadas por todos os países, sob a supervisão da ONU.

  • B.

    o problema do efeito-estufa deverá afetar, principalmente, os países de clima frio e causará muito pouca alteração nas regiões de clima quente.

  • C.

    é grande a controvérsia sobre a existência ou não de um efeito-estufa na Terra, já que nem todas as regiões do planeta possuem clima quente.

  • D.

    somente os países altamente industrializados sofrem com o efeito-estufa, pois ele é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis.

  • E.

    o efeito-estufa é um fenômeno natural da atmosfera terrestre, devido à presença do vapor d’água e do CO2, e é fundamental para a manutenção da vida.

Nesse início do século XXI, o problema ambiental do aquecimento global deixou de ser evidenciado por meio de observações de aumentos nas temperaturas médias da atmosfera e do nível dos oceanos e mares PORQUE as influências antropogênicas não se estendem mais aos aspectos do clima do planeta e, sim, às diferentes formas de ocupação, principalmente nos centros urbanos. Além disso, os Relatórios do IPCC caíram em descrédito junto à comunidade científica.

O trecho acima apresenta uma proposição e uma razão separadas pela palavra PORQUE. Sendo assim, assinale a resposta correta, de acordo com o código a seguir:

  • A.

    A proposição e a razão são verdadeiras e a razão é causa da proposição.

  • B.

    A proposição e a razão são verdadeiras e a proposição é causa da razão.

  • C.

    A proposição e a razão são verdadeiras, mas não existe relação entre elas.

  • D.

    A proposição e a razão são falsas.

  • E.

    A proposição é falsa, mas a razão é verdadeira.

Em relação aos poluentes do ar, assinale a opção correta.

  • A.

    O aerossol de ácido sulfúrico é considerado o principal fator que contribui para a chuva ácida, danificando obras civis e monumentos ao ar livre por meio da dissolução do calcário (CaCO3) e acelerando os processos de corrosão de ferro.

  • B.

    Os danos causados pelo ozônio gerado pelo smog fotoquímico decorrem do fato do ozônio ser um forte agente redutor e aceptor de átomos de hidrogênio, reagindo bem com moléculas orgânicas que contem ligações duplas.

  • C.

    O dióxido de enxofre é liberado na atmosfera por meio da reação do aerossol de ácido sulfúrico com o oxigênio.

  • D.

    O acetaldeído, produzido em quantidades significativas a partir da queima de combustíveis fósseis, constitui um dos poluentes de maior preocupação do ponto de vista de saúde pública.

A respeito da classifi cação dos desastres em níveis, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Nível I - desastres de pequeno porte.

  • B.

    Nível II - desastres de médio porte.

  • C.

    Nível III - desastres de grande porte.

  • D.

    Nível IV - desastres de muito grande porte.

  • E.

    Nível V - acidentes.

Correlacione os desastres abaixo com a classifi cação quanto à origem, assinalando a assertiva correta.

  • A.

    Artifi ciais: impactos de meteoritos.

  • B.

    Mistos: geadas.

  • C.

    Antropogênicos: oriundos de produtos perigosos.

  • D.

    Humanos: ondas de frio.

  • E.

    Antropogênicos: terremotos.

Com relação a conceitos doutrinários relacionados com desastres, avalie as assertivas abaixo que correlacionam evento adverso, desastre, intensidade e magnitude, assinalando a opção correta.

  • A.

    Desastre é sinônimo de evento adverso.

  • B.

    A intensidade de um desastre vincula-se, entre outros, à magnitude do evento adverso.

  • C.

    Todo evento adverso ocasiona um desastre.

  • D.

    O sistema receptor (cenário do desastre) não contribui para a intensidade do desastre.

  • E.

    Os eventos adversos são quantifi cados em termos de intensidade.

Analise as assertivas abaixo, identifi cando o conceito de vulnerabilidade (V) com o de “intensidade do dano (ID)” e “magnitude da ameaça (MA)”.

  • A.

    V = ID + MA

  • B.

    V = ID X MA

  • C.

    V = ID X Log (MA)

  • D.

    V = ID / MA

  • E.

    V = ID - MA

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