Lista completa de Questões sobre Problemas e Catastrofes ambientais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às mudanças climáticas, julgue os itens que se seguem.
Mudanças no uso do solo em determinadas regiões, como a conversão de savanas em pastagens, podem ter conseqüências climáticas tão importantes quanto as resultantes do efeito estufa, de origem antropogênica, uma vez que o feed-back positivo em relação a mudanças no albedo e nos fluxos de umidade da terra para atmosfera tende a causar aumento de temperatura e redução de precipitação nessas regiões.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
No processo de (re)organização do espaço geográfico mundial, o modelo de apropriação capitalista, com elevados índices de consumo e de desperdício de recursos, tem ocasionado sérios impactos ambientais em diferentes ecossistemas terrestres. Sobre o assunto, é correto afirmar que
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ainda acerca das questões ambientais, e sobre o aquecimento global, assinale a opção correta.
O aquecimento global é considerado, na atualidade, o maior desafio político, econômico, jurídico e ambiental para a humanidade, tanto que tem aparecido no topo da lista de problemas ambientais globais relacionado com a segurança internacional e a economia política internacional.
O fato de o Brasil e a América do Sul possuírem a maior floresta tropical do mundo faz com que não exista preocupação com os efeitos climáticos globais.
A Amazônia brasileira é o local que melhor representa o desenvolvimento sustentável uma vez que inúmeras reservas indígenas e grande parte da populações vivem dos recursos manejados da floresta, pontos fundamentais para evitar o aquecimento global.
Na conferência do clima em Bali, Indonésia (2007), foram fechados importantes acordos acerca das mudanças climáticas, entre elas o Mapa do Caminho, em que os EUA firma o compromisso de diminuir os agentes poluentes em seu país.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE - SP) - 2008
Aquecimento Global é:
O aumento exagerado dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
O aumento de desemprego em países subdesenvolvidos.
O nome dado ao movimento de rotação e translação da terra.
O fenômeno que acontece desde 1979, onde ocorre a aproximação da Terra com o Sol.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. O enfoque multidisciplinar no trato da questão ambiental é imprescindível, contudo, existe a necessidade de superação de abordagens que conduzem a uma especificação do conhecimento gerado no âmbito da focalização de problemas ambientais específicos.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. O enfoque mais adequado à apreensão global e articulada dos múltiplos conflitos inerentes a uma dada configuração espacial é a análise regional de cunho ambientalista.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. A adoção de metodologias de ordenamento territorial visando à preservação ambiental aplicadas de maneira indist inta a diferentes porções territoriais, independentemente das problemáticas espaciais e ambientais específicas nelas configuradas, constitui uma grande limitação dessas metodologias.
A questão ambiental emerge como uma problemática social de desenvolvimento, propondo a necessidade de normatizar um conjunto de processos de produção e consumo que, sujeitos à racionalidade econômica e à lógica do mercado, degradaram o ambiente e a qualidade de vida. Desta consciência ambiental surgiram novos valores e forças materiais para reorientar o processo de desenvolvimento. Assim, foi se configurando uma cultura ecológica e democrática associada aos objetivos do desenvolvimento sustentável, fundado nos seguintes princípios:
(E. Leff. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001. p. 130-131)
I. Os direitos dos cidadãos a um ambiente sadio e produtivo e os direitos das comunidades autóctones à autogestão de seus recursos ambientais.
II. O valor da diversidade biológica, bem como a valorização do patrimônio de recursos naturais e culturais dos povos.
III. A abertura para uma diversidade de estilos de desenvolvimento sustentável, fundados nas condições ecológicas e culturais de cada região e localidade.
IV. A redução da capacidade de autogestão das comunidades e da autodeterminação tecnológica dos povos.
V. A concentração da riqueza e do poder por meio da centralização econômica e gestão participativa dos recursos.
Está correto o que afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
O planejamento e o manejo ambientais podem ser definidos como o iniciar e a execução de atividades para dirigir e controlar a coleta, a transformação, a distribuição e a disposição dos recursos sob uma maneira capaz de sustentar as atividades humanas com um mínimo de distúrbios nos processos físicos, ecológicos e sociais (BALDWIN, 1985).
(Antonio Christofoletti. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgar Blücher, 1999. p. 162-165)
A respeito do planejamento ambiental, é correto afirmar que
não há envolvimento deste com os programas de utilização dos sistemas ambientais, como elemento condicionante de planos nas escalas espaciais do local, regional e nacional.
ocorre em função de focalizar os ecossistemas e os geossistemas e os seus objetivos não devem considerar perspectivas ecológicas ou geográficas, uma vez que estas não são fundamentais para o planejamento.
para sua implantação e as decorrentes atividades de gestão ambiental não é necessário o envolvimento de informações provindas de muitas disciplinas, pois não é fundamental uma análise integrada de fatores.
o diagnóstico e a avaliação das características e funcionamento dos elementos componentes dos geossistemas não devem ser considerados fatores importantes para os programas de desenvolvimento.
as técnicas manuais ou de geoprocessamento (cartas sínteses) são instrumentos viáveis para a elaboração inicial do planejamento, pois elas contribuem para o discernimento das unidades geoambientais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...