Questões sobre Produção e consumo no Brasil

Lista completa de Questões sobre Produção e consumo no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à composição da matriz energética brasileira, assinale a opção correta.

    A) O uso em larga escala de fontes de energia não renováveis coloca a matriz energética brasileira em um patamar de forte impacto ao meio ambiente.

    B) A produção de cana-de-açúcar destina-se tanto ao setor de alimentos quanto ao energético, com a produção de álcool para uso em automóveis; seu bagaço, entretanto, é um rejeito não aproveitado e descartado na natureza.

    C) As fontes de energia renováveis, principalmente a hidrelétrica, têm expressiva participação na matriz energética brasileira.

    D) Os conflitos de uso da água para abastecimento, irrigação e geração de energia colocam esse recurso na categoria de recurso não renovável e têm diminuído a participação do setor hidrelétrico na geração de energia.

    E) A energia eólica tem baixa participação na matriz energética brasileira e o seu alto custo tem impedido a expansão da participação dessa fonte de energia na matriz energética nacional.

As descobertas de petróleo e gás natural no pré-sal estão entre as mais importantes atividades em expansão no Brasil nas últimas décadas. O pré-sal coloca o Brasil em uma posição estratégica considerando-se o aumento da demanda mundial e nacional de energia. No que se refere a essa temática, assinale a opção correta.

    A) A exploração de petróleo e gás natural na reserva do pré-sal depende da importação de tecnologia e de mão de obra estrangeira, o que pouco impacta a economia nacional.

    B) A bacia de Santos corresponde à área de maior produção de petróleo e gás na plataforma oceânica brasileira.

    C) A grande profundidade das reservas de petróleo e gás natural impede a exploração desses recursos em larga escala, pois o Brasil depende de parcerias com centros internacionais de pesquisa e exploração.

    D) O pré-sal corresponde a reservas de petróleo e gás encontradas entre dois e quatro mil metros de profundidade, o que corresponde à plataforma oceânica brasileira em áreas de até 200 km da linha da costa.

    E) O petróleo e o gás explorados no pré-sal são um recurso energético mineral de origem orgânica e armazenado em rochas magmáticas e metamórficas no subsolo oceânico.

A pandemia mudou procedimentos de segurança e higiene em canteiros de obras, mas quem percorre de carro o interior e o litoral de alguns estados brasileiros se depara com a construção de dezenas de parques eólicos e solares que entrarão em operação nos próximos meses. Apenas a capacidade de geração do setor eólico no Brasil deve pular de 17 mil para 28 mil megawatts até 2024, resultado de 44 bilhões de reais em investimentos e mais de 10 mil empregos gerados. Desse total de inversões e postos de trabalho, 80% estão concentrados em uma única região do País, que terá no setor de infraestrutura um dos principais motores da retomada do crescimento nos próximos anos. Um dos principais setores que deverão receber vultosos investimentos ao longo dos anos é o de energia.
ROCKMANN, R. A Hora da Reação. Revista Carta Capital, Ano XXVI, n. 1136, 16 dez. 2020, p.32. Adaptado.
A maior parte das inversões no setor de energia citadas no texto está concentrada na região

    A) Sul

    B) Norte

    C) Sudeste

    D) Nordeste

    E) Centro-Oeste

Leia as seguintes notícias:
“Com a descoberta de novos campos na Bacia de Sergipe, o estado deve produzir 20 milhões de m³ por dia nos próximos anos. A afirmação foi feita pelo governador de Sergipe, Belivado Chagas, na abertura do Abdib Fórum, em Teresina. `Equivale a um terço da produção brasileira. A Petrobrás, inclusive, já anunciou a construção de um gasoduto de 128 km para interligar a rede de gasodutos lá existentes´, afirmou.” (Texto adaptado. Fonte: https://epbr.com.br/, de 23/08/2019).
“A Petrobrás lembra que, nos últimos anos, foram seis descobertas em águas profundas na Bacia de Sergipe: Cumbe, Barra dos Coqueiros, Farfan, Muriú, Moita Bonita e Poço Verde. O governo do Estado de Sergipe informou que está atento às oportunidades que surgem. Para tanto, está modernizando as leis em Sergipe e buscando investidores interessados em vir para o estado, para aproveitar essa abundância. A descoberta em Sergipe poderá contribuir para a reindustrialização do país. Para o governo do estado, Sergipe é a nova estrela desse elemento do país, com capacidade de produzir 1/3 do produto de todo o país.” (Texto adaptado. Fonte: https://a8se.com/, de 17/06/2019).
As reportagens acima referem-se, especificadamente, sobre as descobertas de:

    A) Energia eólica.

    B) Madeiras nobres.

    C) Minérios

    D) Gás natural.

    E) Pré-sal.

As fontes de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento de um país. Além disso, a qualidade e nível de capacidade das fontes de energia de um determinado local são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da região. Países com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de consumo energético.
No Brasil não é diferente, à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.
De acordo com a capacidade de produção, são consideradas as cinco maiores usinas hidrelétricas do Brasil:
Enumere CORRETAMENTE:
( ) Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco. ( ) Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná. ( ) Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu. ( ) Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná. ( ) Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins.
A sequência CORRETA é:

    A) 3, 4, 1, 2 e 5.

    B) 4, 3, 5, 1 e 2.

    C) 2, 4, 1, 3 e 5.

    D) 5, 4, 1, 3 e 2.

    E) 1, 2, 3, 4 e 5.

A partir de agosto de 2020, a gasolina produzida no Brasil passa a ser produzida e comercializada com uma nova fórmula definida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Esta mudança se refere:
I- A introdução de uma massa específica mínima, ou seja, uma quantidade mínima da substância em um determinado volume; II- Adoção de um novo padrão na contagem da octanagem; III- Adição de 25% de etanol nas gasolinas comum e premium; IV- Inclusão de aditivos alcalinos e benzeno para as gasolinas aditivadas.
Dos itens:

    A) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.
Sobre o etanol no Brasil, é CORRETO afirmar que:
I. O Etanol (álcool) passou a ser adotado como combustível no Brasil a partir da criação do Programa Nacional de Álcool (Proálcool), em 1975, extraído da cana-de-açúcar. II. O Proálcool, que conheceu o seu auge em 1986, foi elaborado pelo governo federal por conta da crise de petróleo, ocorrida em 1973, diante dos sucessivos aumentos do preço do barril de Petróleo nesse período. III. A adoção do álcool como combustível trouxe alguns problemas como a tecnologia utilizada não era favorável para esse tipo de combustível, uma vez que os motores e equipamentos automobilísticos apresentavam problemas com o álcool (em temperaturas baixas, por exemplo, os carros tinham dificuldade para funcionar). IV. No início da década de 2000, no entanto, o álcool voltou a ser amplamente utilizado no país. Tal retomada deveu-se, primeiramente, às novas altas do petróleo e à posição do governo brasileiro de se tornar menos dependente dessa fonte de energia, que é limitada e pode se esgotar com o tempo V. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo e o maior exportador do produto. A tecnologia utilizada no país é referência mundial em termos de alternativas ao petróleo, a despeito das frequentes críticas de grupos ambientais por conta da larga extensão das lavouras de cana-de-açúcar que devastam florestas e vegetações em nome de progresso.
Estão CORRETOS:

    A) I, II, IV.

    B) II, III, V.

    C) I, III, IV, V.

    D) I, II, III, IV.

    E) I, II, III, IV, V.

No final de 2019, a Eletrobrás e a estatal paraguaia Ande fecharam acordo sobre a compra de energia elétrica entre Brasil e Paraguai gerada pela Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, esse acordo levou à seguinte consequência:

    A) A companhia brasileira deverá comprar mais energia do Paraguai, tendo em vista a pouca demanda do país vizinho.

    B) A companhia brasileira encerrará a equidade de distribuição de energia até o ano de 2030.

    C) A companhia paraguaia deverá elevar a tarifa da energia comprada pelo Brasil, aumentando assim os custos do fornecimento brasileiro.

    D) A companhia paraguaia terá de elevar o volume de energia adquirida da usina até 2022, devido ao crescimento do país.

O Brasil tem apenas duas usinas nucleares, Angra 1 e Angra 2, responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no país, apesar disso, especialistas afirmam que o Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo, que está localizada no estado:

    A) São Paulo.

    B) Maranhão.

    C) Alagoas.

    D) Bahia.

Em 2020 foi oficializada no Brasil uma nova gasolina, que traz maior eficiência energética e a promete reduzir o consumo em até 6%. Estabelecendo um padrão de octanagem e de massa específica. A mudança não altera o percentual de etanol, que representa:

    A) 15 % para gasolina comum e 20 para aditivada.

    B) 20% para gasolina comum e aditivada.

    C) 25% para gasolina aditivada.

    D) 27% para as gasolinas comum e aditivada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...