Lista completa de Questões sobre Recursos Hídricos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Manual de Inventário Hidroelétrico de Bacias Hidrográficas editado pelo Ministério de Minas e Energia, a avaliação energética das alternativas de um aproveitamento hidroenergético é feita considerando-se os seguintes critérios energéticos básicos: sistema de referência, período crítico, benefícios energéticos e dimensionamento energético. Para essa avaliação, analise os conceitos a seguir.
I - A energia secundária corresponde à energia disponível apenas em períodos de hidrologia favorável, podendo ser utilizada no atendimento a consumidores de carga interruptível ou na substituição da geração de origem térmica.
II - O período crítico de um sistema de referência é definido como aquele período do histórico hidrológico em que os reservatórios desse sistema são plenamente utilizados, com a ocorrência de déficits, considerando- se que ao final do período, estão totalmente deplecionados, incluindo-se os reenchimentos totais intermediários.
III - A energia firme de um sistema corresponde à menor carga que este sistema pode atender sem ocorrência de déficits nas condições hidrológicas normais, registradas no histórico de afluências naturais.
IV - No desenvolvimento do potencial hidroelétrico de uma bacia, deve ser prevista, sempre que possível, a construção de aproveitamentos com capacidade de armazenamento, de forma que se possa obter energia durante os períodos mais secos a partir do uso da água armazenada durante os períodos hidrologicamente mais favoráveis.
Estão corretos APENAS os conceitos
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
Considerando a figura acima, relativa ao balanço hídrico de uma região brasileira, julgue os itens que se seguem.
O deficit hídrico, observado durante os meses entre maio e setembro, ocorre quando a evapotranspiração real é superior à soma da precipitação e da umidade disponível no solo.
Considerando a figura acima, relativa ao balanço hídrico de uma região brasileira, julgue os itens que se seguem.
Observando-se a figura acima, pode-se inferir que o balanço hídrico anual é superavitário, podendo o excesso de umidade alimentar os aqüíferos e os rios da região.
Localizado no centro geodésico do país, o estado do Tocantins possui uma área de quase 280.000 km² e faz divisa com seis estados: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Situado em uma área de transição, apresenta características climáticas e físicas da região amazônica e do Centro-Oeste. O cerrado cobre quase 88% da área do estado. A maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, a do Tocantins-Araguaia, está localizada no estado, que também conta com a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal, localizada na região sudoeste do estado.
A partir dessas informações e considerando a realidade histórico-geográfica do estado do Tocantins, julgue os itens seguintes.
A bacia Tocantins-Araguaia não se estende para outros países, razão pela qual é reconhecida como a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
Tendo como referência o mapa acima, julgue os itens a seguir.
Rios brasileiros serviram de eixo de penetração no território, contribuindo para a ocupação do interior do país.
A partir da análise do mapa acima, julgue os itens seguintes.
Podem ser observadas no mapa áreas referentes a mais de uma bacia hidrográfica.
A partir da análise do mapa acima, julgue os itens seguintes.
A utilização de fertilizantes e pesticidas na agricultura, bem como a prática de queimadas, são formas de degradação das águas correntes.
Com base no texto apresentado, assinale a opção correta, acerca dos recursos hídricos do Brasil.
Por ser um país privilegiado em recursos hídricos, a discussão sobre a escassez de água no Brasil na atualidade é algo muito mais preventivo do que uma preocupação real.
Um problema generalizado nas principais cidades da região amazônica, mas incomum no restante do Brasil, é a crescente poluição dos rios devido à inexistência de rede de esgoto.
Na região amazônica, o aumento da população, diretamente associado à ampliação do desmatamento, também gera impactos nos recursos hídricos da região devido tanto à expansão urbana quanto à formação de pastagens e da agropecuária.
Apesar das vazões elevadas e da ocorrência de transições de planaltos para planícies, a região amazônica não tem potencial para aproveitamento hidrelétrico.
Com relação ao texto acima, assinale a opção correta.
A bacia Amazônica está entre as mais importantes reservas de água doce do mundo. E este é o motivo para existirem tantas pressões internacionais com relação à preservação da amazônia.
A bacia Amazônica apresenta extensa rede pluvial porém pouco navegável.
O principal rio da bacia Amazônica, o rio Amazonas, nasce no Brasil e segue em direção ao Peru.
Pororoca é o nome dado ao fenômeno que ocorre na bacia do rio Amazônas, especialmente entre a foz do Rio Amazonas e as águas do oceano.
Geografia - Recursos Hídricos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
A questão está relacionada ao mapa e aos textos a seguir.
I. Vários rios dessa bacia hidrográfica apresentam um grande número de usinas hidrelétricas que abastecem as principais áreas industriais do Brasil.
II. A maior parte dos rios dessa bacia hidrográfica atravessa áreas florestais e pode se transformar em hidrovias.
Os textos I e II referem-se, respectivamente, às bacias hidrográficas indicadas no mapa pelos números:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...