Questões sobre Teoria em Geografia

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“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.”

(Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar

  • A. os aspectos vinculados à divisão socioespacial do trabalho.
  • B. a combinação de fatores que faz emergir um espaço singular.
  • C. as variáveis estruturantes que definem espaços homogêneos.
  • D. os fluxos e as trocas que se organizam em um espaço estruturado.
  • E. os sentimentos de pertencimento que individualizam um espaço vivido.

Uma das grandes vantagens da utilização de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) é a possibilidade de integrar em uma mesma base dados de diferentes informações acerca do território, auxiliando, assim, o geógrafo na tomada de importantes decisões. Com relação à estruturação de um banco de dados geoespacial, é correto afirmar:

  • A. imagens de sensoriamento remoto orbitais podem ser integradas com as demais fontes de informações cartográficas, com exceção das ortofotos.
  • B. os mapas devem ser produzidos pelos mesmos órgãos como forma de garantir a padronização dos dados.
  • C. arquivos em formato raster devem ser convertidos para o formato vetorial antes da realização do georreferenciamento.
  • D. todos os arquivos devem ser reprojetados para um mesmo sistema de coordenadas como forma de garantir a padronização dos dados.
  • E. os sistemas de referenciais geocêntricos são pouco indicados para a integração dos dados em razão da adoção de um sistema único para as Américas.

A construção do conhecimento geográfico é resultado da contribuição de diferentes pensadores nas mais diferentes áreas do conhecimento ao longo da história. Sobre a introdução ao pensamento geográfico, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. As diversas correntes da Geografia Clássica, ou Tradicional, na tentativa de eleger um objeto de análise, se apoiaram em elementos do Positivismo. Uma primeira manifestação dessa relação está na redução da “realidade” ao mundo dos sentidos, ou seja, a análise geográfica limitar-se-ia aos aspectos visíveis dos fenômenos, por meio do método indutivo, considerado, na época, o principal meio de explicação.
  • B. A Geografia Regional é uma corrente da geografia desenvolvida inicialmente por Vidal de La Blache e que se apoia na concepção antipositivista e historicista, contestando a corrente determinista cujo principal representante foi Ratzel. A existência de regiões geográficas, defendida pela geografia regional, resulta da harmonia entre as condições naturais, as heranças históricas e a criação humana, daí resultando um espaço com características individualizadas e únicas.
  • C. A Geografia Qualitativa ou Velha Geografia, surgiu da necessidade de compreender a organização espacial para poder planejar e agir nesta organização – (re)organização espacial. Foi bastante influenciada pelo meio técnico-científico-informacional e se utilizou da elaboração de técnicas para melhor trabalhar e analisar os fenômenos geográficos.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar. Observe as afirmativas abaixo:

I - Paisagem: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. A grosso modo, a paisagem pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana.

II – Lugar: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ele foi definido como “aquilo que a visão alcança”. Porém, essa definição desconsidera os chamados “lugares ocultos”, ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma forma foram ocultados pela sociedade.

III - Território: é classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza.

IV - Região: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território ou para entender determinados aspectos do espaço.

Podemos assinalar como CORRETAS as afirmativas:

  • A. Somente I e III.
  • B. Somente II e IV.
  • C. Somente III e IV.
  • D. Nenhuma das alternativas.

“Para os clássicos em geral, a geografia seria uma ciência de síntese, de união entre a natureza e o homem, de estudo das relações do social com o seu ambiente. A própria polêmica sobre essa questão, sempre retomada, indica-nos claramente que essa promessa epistemológica ficou na teoria, que a diferenciação entre essas duas modalidades da geografia sempre foi enorme, tendo a se aprofundar cada vez mais nos dias atuais.”

(VESENTINI, José William. Geografia, natureza e sociedade. 4ª ed. São Paulo; Contexto, 1997. p. 9).

Marque a alternativa que representa de forma clara e direta as modalidades da geografia que Vesentini destaca em seu texto.

  • A. modalidade da geografia Urbana e Rural.
  • B. modalidade da geografia Física e Humana.
  • C. modalidade da geografia Global e Local.
  • D. modalidade da geografia Espacial e Territorial.
  • E. modalidade da geografia Tradicional e Crítica.

Na perspectiva humanista de Geografia, a estrofe do poema acima expressa:

  • A. a produção objetiva da imagem da terra natal pelo autor, o que a constitui como um lugar que apresenta um arranjo sistêmico singular de formas e funções geográficas.
  • B. o caráter de lugar mítico da terra natal para o autor, o que o faz sentir desejo de voltar a manter experiências profundas com a mesma.
  • C. a elaboração do mapa mental da terra natal pelo autor, o que a expressa como espaço percebido, resultante da sua percepção individual.
  • D. o caráter de espaço concebido da terra natal para o autor, o que o faz imaginar geograficamente seu lugar de origem a partir dos discursos e das imagens produzidos sobre ele.
  • E. a construção subjetiva da terra natal pelo autor, cuja carga de imaginação, a representação individual, as imagens construídas, o enaltecimento e o sentimento afetivo demostram que se trata do seu lugar de pertencimento.

Na sala de aula, o ensino da Geografia Escolar baseado em estudos empíricos, descritivos, mnemônicos e neutros das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço, expressa as influências do/da:

  • A. Materialismo histórico e dialético na Geografia.
  • B. Positivismo clássico na Geografia.
  • C. Fenomenologia na Geografia.
  • D. Positivismo lógico ou neopositivismo na Geografia.
  • E. Estruturalismo na Geografia.

Acerca das preocupações da geografia no que se refere à relação homem e natureza, analise.

I. Preocupa-se em conhecer cada dia mais o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações socioeconômicas e culturais.

II. Procura aprender como cada sociedade humana estrutura e organiza o espaço físico-territorial em face das imposições do meio natural.

III. A organização da sociedade na agricultura e na indústria, a dinâmica demográfica, o crescimento e a organização das cidades, suas causas e consequências.

IV. Procura soluções alternativas para o desenvolvimento econômico, com justiça social e racionalização dos recursos naturais que atenuem os impactos ambientais; é o caminho a ser perseguido pelas sociedades atuais e futuras.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

Um modelo de dados geográficos é uma coleção de conceitos que podem ser usados para descrever um conjunto de dados e as operações para manipular tais dados. São formas de dados geográficos, EXCETO:

  • A. Dados de imagem: incluem dados como imagens de satélite e fotografia aérea.
  • B. Dados de mapa: incluem diversos recursos geográficos de objetos (pontos, linhas e polígonos).
  • C. Dados de vetor: são utilizadas para representar uma superfície matricial (raster) de dados geográficos.
  • D. Dados de atributo: correspondem a dados descritivos que os sistemas de SIG atribuem a recursos de mapas.

Leia o fragmento a seguir.

O território não é uma simples base de apoio, contendo recursos inventariados para sempre, ele é também uma produção social, que os seus habitantes (ou outros) podem transformar e tornar mais – ou menos – atrativo e competitivo. (HERVÉ, 2008, p.89)

Depreende-se do fragmento acima destacado que, para o autor, o território, na atualidade, é

  • A. uma construção que se realiza cotidianamente, por meio da ação de diversos atores, desde os habitantes mais pobres até a ação de políticos, altos funcionários e empresários.
  • B. uma idiossincrasia nos tempos atuais, dominados pela expansão dos mercados, uma vez que os processos econômicos se sobrepõem aos aspectos políticos, culturais e sociais.
  • C. um recorte da paisagem, contendo fixos que determinam as principais características de determinada região, construídos no passado e inalterados ao longo do tempo.
  • D. um recorte regional fragilizado pelos processos de globalização, que impõem em escala global, um único modo de vida e pensamento, assim como a padronização das mercadorias e serviços.
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