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No Brasil, coube ao transporte rodoviário integrar o território nacional. Uma grande frota de caminhões é responsável por essa integração. Esse modelo de transporte de carga comandado pelo caminhão movimenta uma poderosa economia, pois a cadeia produtiva vinculada ao transporte rodoviário tem elos com inúmeros setores.
Sobre o rodoviarismo podemos afirmar que:é o mais adequado para transportar mercadorias de elevada densidade econômica graças a sua eficiência;
tem baixos custos operacionais devido à permanente necessidade de manutenção das vias;
independe das decisões das políticas de transportes e dos interesses das grandes corporações;
é o que provoca menores danos ambientais devido à reduzida emissão de gases poluentes;
apresenta grande flexibilidade nos deslocamentos o que facilita a obtenção de fretes de retorno.
Na estrutura organizacional vigente no Brasil para o setor de transportes, a atribuição de propor à Presidência da República as políticas de integração entre modos de transporte e entre distintas instâncias de Governo cabe:
Considere:
I. Embarcar um contêiner no porto do Rio de Janeiro custa duas vezes mais do que embarcá-lo em Buenos Aires ou Montevidéu.
II. Transportar uma tonelada de soja de Mato Grosso até o porto mais próximo sai quatro vezes o custo do transporte da mesma carga pelo interior dos Estados Unidos.
III. Para uma empresa do setor eletrônico produzir um televisor no Brasil sai mais caro do que produzi-lo no Japão.
Os itens acima são exemplos de um conjunto de ineficiências e distorções provocadas pelo nosso sistema de impostos, legislação trabalhista, burocracia governamental, encargos sociais e deficiente sistema de educação. Esse conjunto de fatores tem sido chamado, no setor empresarial, de
ciranda financeira.
dívida social.
superávit primário.
custo Brasil.
economia informal.
Observe o mapa a seguir.
Com relação à rede ferroviária, é correto afirmar que:
seu traçado na maior parte do país é rarefeito devido à predominância, no relevo brasileiro, de planaltos, o que historicamente dificultou a construção desse tipo de transporte.
seu traçado é denso nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste graças aos investimentos do governo federal a partir de meados do século XX, quando foram elaborados os planos de integração nacional.
seu traçado é radial partindo de um ponto central em direção às diferentes regiões brasileiras, o que permitiu a integração inter-regional e do mercado nacional.
seu traçado, nas Regiões Sudeste e Sul, é concêntrico em relação a alguns portos como Vitória, Rio de Janeiro, Santos e Paranaguá, por onde são escoados produtos diversificados
seu traçado, nas Regiões Norte e Nordeste, é retilíneo, no sentido interior litoral e integra essas regiões devido à uniformidade das bitolas.
Além da Belém-Brasília, parte de outra importante rodovia federal que corta o estado de Tocantins aparece assinalada no mapa abaixo.
Essa rodovia é a
BR 20, unindo Brasília (DF) e Fortaleza (CE).
BR 153, unindo Tucuruí (PA) e Aceguá (RS).
BR 163, unindo Cuiabá (MT) e Santarém (PA).
BR 210, a chamada Perimetral Norte.
BR 230, conhecida como Transamazônica.
Atlas geográfico, IBGE, 2002, p.149. Os mapas acima apresentam a evolução da malha rodoviária brasileira, a qual remete a outros importantes fenômenos socioeconômicos e espaciais em curso no país. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A evolução da malha rodoviária brasileira, mostrada nos mapas, confirma a expansão da rede urbana no país, que obedece a uma hierarquização integradora de todo território nacional.
Atlas geográfico, IBGE, 2002, p.149. Os mapas acima apresentam a evolução da malha rodoviária brasileira, a qual remete a outros importantes fenômenos socioeconômicos e espaciais em curso no país. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O crescimento da malha viária no interior do país obedeceu a políticas territoriais e avanços de fronteiras econômicas, ligados, na verdade, à inserção do país no contexto mundial globalizado.
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