Questões sobre Transporte

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No Brasil, coube ao transporte rodoviário integrar o território nacional. Uma grande frota de caminhões é responsável por essa integração. Esse modelo de transporte de carga comandado pelo caminhão movimenta uma poderosa economia, pois a cadeia produtiva vinculada ao transporte rodoviário tem elos com inúmeros setores.

Sobre o rodoviarismo podemos afirmar que:

  • A.

    é o mais adequado para transportar mercadorias de elevada densidade econômica graças a sua eficiência;

  • B.

    tem baixos custos operacionais devido à permanente necessidade de manutenção das vias;

  • C.

    independe das decisões das políticas de transportes e dos interesses das grandes corporações;

  • D.

    é o que provoca menores danos ambientais devido à reduzida emissão de gases poluentes;

  • E.

    apresenta grande flexibilidade nos deslocamentos o que facilita a obtenção de fretes de retorno.

Na estrutura organizacional vigente no Brasil para o setor de transportes, a atribuição de propor à Presidência da República as políticas de integração entre modos de transporte e entre distintas instâncias de Governo cabe:

  • A. ao DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte;
  • B. ao Fórum de Secretários Estaduais de Transporte;
  • C. à ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre;
  • D. ao CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito;
  • E. ao CONIT – Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte.

Considere:

I. Embarcar um contêiner no porto do Rio de Janeiro custa duas vezes mais do que embarcá-lo em Buenos Aires ou Montevidéu.

II. Transportar uma tonelada de soja de Mato Grosso até o porto mais próximo sai quatro vezes o custo do transporte da mesma carga pelo interior dos Estados Unidos.

III. Para uma empresa do setor eletrônico produzir um televisor no Brasil sai mais caro do que produzi-lo no Japão.

Os itens acima são exemplos de um conjunto de ineficiências e distorções provocadas pelo nosso sistema de impostos, legislação trabalhista, burocracia governamental, encargos sociais e deficiente sistema de educação. Esse conjunto de fatores tem sido chamado, no setor empresarial, de

  • A.

    ciranda financeira.

  • B.

    dívida social.

  • C.

    superávit primário.

  • D.

    custo Brasil.

  • E.

    economia informal.

Observe o mapa a seguir.

Com relação à rede ferroviária, é correto afirmar que:

  • A.

    seu traçado na maior parte do país é rarefeito devido à predominância, no relevo brasileiro, de planaltos, o que historicamente dificultou a construção desse tipo de transporte.

  • B.

    seu traçado é denso nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste graças aos investimentos do governo federal a partir de meados do século XX, quando foram elaborados os planos de integração nacional.

  • C.

    seu traçado é radial partindo de um ponto central em direção às diferentes regiões brasileiras, o que permitiu a integração inter-regional e do mercado nacional.

  • D.

    seu traçado, nas Regiões Sudeste e Sul, é concêntrico em relação a alguns portos como Vitória, Rio de Janeiro, Santos e Paranaguá, por onde são escoados produtos diversificados

  • E.

    seu traçado, nas Regiões Norte e Nordeste, é retilíneo, no sentido interior  litoral e integra essas regiões devido à uniformidade das bitolas.

Além da Belém-Brasília, parte de outra importante rodovia federal que corta o estado de Tocantins aparece assinalada no mapa abaixo.

Essa rodovia é a

  • A.

    BR 20, unindo Brasília (DF) e Fortaleza (CE).

  • B.

    BR 153, unindo Tucuruí (PA) e Aceguá (RS).

  • C.

    BR 163, unindo Cuiabá (MT) e Santarém (PA).

  • D.

    BR 210, a chamada Perimetral Norte.

  • E.

    BR 230, conhecida como Transamazônica.

 

Atlas geográfico, IBGE, 2002, p.149. Os mapas acima apresentam a evolução da malha rodoviária brasileira, a qual remete a outros importantes fenômenos socioeconômicos e espaciais em curso no país. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A evolução da malha rodoviária brasileira, mostrada nos mapas, confirma a expansão da rede urbana no país, que obedece a uma hierarquização integradora de todo território nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Atlas geográfico, IBGE, 2002, p.149. Os mapas acima apresentam a evolução da malha rodoviária brasileira, a qual remete a outros importantes fenômenos socioeconômicos e espaciais em curso no país. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O crescimento da malha viária no interior do país obedeceu a políticas territoriais e avanços de fronteiras econômicas, ligados, na verdade, à inserção do país no contexto mundial globalizado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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