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Considerando a repartição espacial dos diferentes tipos de tecnologia de acesso fixo à internet no Brasil, observa-se que:
Em 2014, o IBGE publicou um estudo sobre as ligações aéreas no Brasil, com dados de 2010. Entre as conclusões do estudo, destaca-se que:
* Existem ligações entre a maioria das cidades brasileiras que possuem aeroportos. A princípio, de qualquer cidade com aeroporto é possível acessar a outra, já que são poucos os centros que necessitam de mais de um passo para se ligar com as demais cidades da rede.
* A ligação das seis metrópoles mais populosas do país com São Paulo era responsável por mais de 25% do total de passageiros transportados.
* Em geral, as viagens para cidades menores e mais periféricas tendem a ser mais longas e apresentar custo mais elevado.
As conclusões acima descrevem três aspectos da estrutura da rede de transporte aéreo brasileira. Esses aspectos são, respectivamente:
A navegação interior é aquela realizada em hidrovias de percurso nacional (estadual ou interestadual) ou internacional. A tabela abaixo apresenta as quantidades transportadas, em toneladas, nos principais corredores hidroviários do país, para o ano de 2014.
Dentre os perfis de carga transportados na navegação interior brasileira, há uma predominância de:
Geografia - Transporte - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
O sistema de controle do espaço aéreo brasileiro (eletrônico quanto aos voos), chamado de Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), foi importado da França, são unidades de controle de tráfego aéreo, comercial e militar, vigilância do espaço e defesa. Relacione adequadamente o sistema à sua respectiva área geográfica.
A sequência está correta em
Com relação ao transporte e à produção econômica brasileira, assinale a opção correta.
Após a década de 50 do século XX, o investimento em transporte ferroviário suplantou o investimento em rodovias.
Apesar de serem sede de importantes centros financeiros e empresariais, não há frota significativa de helicópteros em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No tocante à produção agrícola em meados do século XX, é correto afirmar que a construção de depósitos, paióis e silos no campo foi negligenciada no Brasil, o que favoreceu a baixa produção nesse período.
A construção de barragens possibilitou o aumento de terras irrigadas e as técnicas de regadio tiveram papel importante na transformação de áreas semiáridas em zonas de agricultura de exportação.
Na década de 30 do século XX, devido à emergência da indústria nacional, foram construídos os primeiros aeroportos no Brasil, como o de Guarulhos, em São Paulo, e o Tancredo Neves, em Belo Horizonte.
Considerando os dados das tabelas e as características da infraestrutura de circulação do Brasil, pode-se afirmar que:
Analise os dados das tabelas a seguir.
O predomínio do modal rodoviário na dinâmica de transportes no Brasil relaciona-se às políticas implantadas a partir da segunda metade do século XX, que concentraram recursos neste setor.
O transporte rodoviário caracteriza-se pelo baixo custo e rapidez nos deslocamentos, o que explica o predomínio deste na dinâmica de transportes no Brasil.
Houve, no período 1985-2006, investimentos significativos na infraestrutura do transporte ferroviário, o que explica o crescimento do percentual de cargas transportado por esse modal.
O modal rodoviário é o mais adequado para o transporte de grãos, maior quantidade transportada com menor custo, daí seu predomínio em relação aos demais modais no Brasil.
A região enquanto espaço vivido ressalta a importância dos valores simbólicos e tradicionais para a sua compreensão. Nesse sentido, incorpora valores psicológicos que as pessoas têm em relação à região, conferindo-lhe um sentimento de pertença. Tal conceito, associa-se a perspectiva:
Historicista.
Fenomenológica.
Marxista.
Etnográfica.
Geografia - Transporte - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com a rodovia, certamente indispensável para o início de uma integração regional, criaram-se enormes frentes de desmatamento nos dois lados da rodovia, introduzindo-se atividades de empresas ditas agropecuárias, com forte degradação da cobertura vegetal, esgotamento dos solos e secamento parcial dos mananciais de cabeceira de igarapés, devido sobretudo à falta de racionalidade dos projetos de formação e desenvolvimento das fazendas regionais.
Nesse texto, Aziz AbSáber descreve a instalação da rodoviaBR-116, nos domínios do Cerrado e das Araucárias.
BR-116, nos domínios das Coxilhas e dos Mares de Morros.
Salvador-Palmas, nos domínios da Caatinga e do Cerrado.
Belém-Brasília, nos domínios do Cerrado e Amazônico.
Rio-Brasília, nos domínios dos Mares de morros e do Cerrado.
Nos estudos de traçado de uma rodovia, é necessário buscar a continuidade espacial dos traçados, visando ao adequado controle das condições de dinâmica de movimento que o traçado imporá aos usuários. Neste sentido, assinale a afirmativa correta.
As tangentes longas devem estar, sempre que possível, associadas a curvas verticais côncavas, que acentuem a rigidez do trecho.
Tangentes e curvas horizontais de grandes raios devem estar associadas a rampas elevadas.
Os traçados devem ser constituídos, em planta, por arcos de circunferência de raios e desenvolvimento tão amplos quanto a topografia o permitir, concordados por pequenas tangentes.
Nas extremidades de tangentes longas devem ser projetadas curvas de pequeno raio.
Deve-se optar pelo uso de curvas com raios muito grandes em função da facilidade que apresentam para o seu percurso pelos motoristas.
Segue, abaixo, um mapa com os principais eixos de transportes terrestres do Estado do Rio de Janeiro; observe-o atentamente e responda ao que se pede.
A descrição mais correta da localização da cidade do Rio de Janeiro, em relação ao Estado do Rio de Janeiro, encontra-se
a leste de Cabo Frio.
ao sul de Volta Redonda.
no extremo norte do Estado.
na Região Serrana.
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