Questões sobre Transporte

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Considerando a repartição espacial dos diferentes tipos de tecnologia de acesso fixo à internet no Brasil, observa-se que:

  • A. o acesso por meio de fibra ótica é o mais difundido no país, porém apresenta um forte efeito de fronteira em relação às regiões Sul e Centro-Oeste, em razão da baixa qualidade do serviço;
  • B. o acesso via satélite encontra-se pulverizado em praticamente todo o país, mas, em termos percentuais, constitui a tecnologia preferencial em alguns estados da região Norte;
  • C. o acesso por meio de rádio está concentrado nas regiões metropolitanas do Centro-Sul, porém se estende ao longo do litoral, de sul a nordeste, não alcançando as áreas interiores do território;
  • D. o acesso por meio da rede de telefonia fixa efetiva uma proporção baixa de conexões, pois se localiza, prioritariamente, nas capitais estaduais e regiões metropolitanas;
  • E. o acesso por meio da tecnologia de cabeamento não apresenta concentrações específicas, pois é mais adequado às áreas isoladas ou com entraves técnicos para o uso das tecnologias mais difundidas.

Em 2014, o IBGE publicou um estudo sobre as ligações aéreas no Brasil, com dados de 2010. Entre as conclusões do estudo, destaca-se que: 

* Existem ligações entre a maioria das cidades brasileiras que possuem aeroportos. A princípio, de qualquer cidade com aeroporto é possível acessar a outra, já que são poucos os centros que necessitam de mais de um passo para se ligar com as demais cidades da rede. 

* A ligação das seis metrópoles mais populosas do país com São Paulo era responsável por mais de 25% do total de passageiros transportados. 

* Em geral, as viagens para cidades menores e mais periféricas tendem a ser mais longas e apresentar custo mais elevado.

As conclusões acima descrevem três aspectos da estrutura da rede de transporte aéreo brasileira. Esses aspectos são, respectivamente:

  • A. fraca centralidade; primazia; extensão variável;
  • B. baixa conectividade; difusão; amplitude variável;
  • C. alta concentração; assimetria; mobilidade desigual;
  • D. forte centralidade; concentração; mobilidade parcial;
  • E. alta conectividade; polarização; acessibilidade desigual.

A navegação interior é aquela realizada em hidrovias de percurso nacional (estadual ou interestadual) ou internacional. A tabela abaixo apresenta as quantidades transportadas, em toneladas, nos principais corredores hidroviários do país, para o ano de 2014.

Dentre os perfis de carga transportados na navegação interior brasileira, há uma predominância de:

  • A. cargas gerais;
  • B. animais vivos;
  • C. granéis sólidos;
  • D. madeira em tora;
  • E. cargas conteinerizadas.

O sistema de controle do espaço aéreo brasileiro (eletrônico quanto aos voos), chamado de Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), foi importado da França, são unidades de controle de tráfego aéreo, comercial e militar, vigilância do espaço e defesa. Relacione adequadamente o sistema à sua respectiva área geográfica.

A sequência está correta em

  • A. 3, 1, 2, 4.
  • B. 4, 2, 1, 3.
  • C. 4, 1, 3, 2.
  • D. 3, 4, 2, 1.

Com relação ao transporte e à produção econômica brasileira, assinale a opção correta.

  • A.

    Após a década de 50 do século XX, o investimento em transporte ferroviário suplantou o investimento em rodovias.

  • B.

    Apesar de serem sede de importantes centros financeiros e empresariais, não há frota significativa de helicópteros em São Paulo e no Rio de Janeiro.

  • C.

    No tocante à produção agrícola em meados do século XX, é correto afirmar que a construção de depósitos, paióis e silos no campo foi negligenciada no Brasil, o que favoreceu a baixa produção nesse período.

  • D.

    A construção de barragens possibilitou o aumento de terras irrigadas e as técnicas de regadio tiveram papel importante na transformação de áreas semiáridas em zonas de agricultura de exportação.

  • E.

    Na década de 30 do século XX, devido à emergência da indústria nacional, foram construídos os primeiros aeroportos no Brasil, como o de Guarulhos, em São Paulo, e o Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

Considerando os dados das tabelas e as características da infraestrutura de circulação do Brasil, pode-se afirmar que:

Analise os dados das tabelas a seguir.

  • A.

    O predomínio do modal rodoviário na dinâmica de transportes no Brasil relaciona-se às políticas implantadas a partir da segunda metade do século XX, que concentraram recursos neste setor.

  • B.

    O transporte rodoviário caracteriza-se pelo baixo custo e rapidez nos deslocamentos, o que explica o predomínio deste na dinâmica de transportes no Brasil.

  • C.

    Houve, no período 1985-2006, investimentos significativos na infraestrutura do transporte ferroviário, o que explica o crescimento do percentual de cargas transportado por esse modal.

  • D.

    O modal rodoviário é o mais adequado para o transporte de grãos, maior quantidade transportada com menor custo, daí seu predomínio em relação aos demais modais no Brasil.

A região enquanto espaço vivido ressalta a importância dos valores simbólicos e tradicionais para a sua compreensão. Nesse sentido, incorpora valores psicológicos que as pessoas têm em relação à região, conferindo-lhe um sentimento de pertença. Tal conceito, associa-se a perspectiva:

  • A.

    Historicista.

  • B.

    Fenomenológica.

  • C.

    Marxista.

  • D.

    Etnográfica.

Com a rodovia, certamente indispensável para o início de uma integração regional, criaram-se enormes frentes de desmatamento nos dois lados da rodovia, introduzindo-se atividades de empresas ditas “agropecuárias”, com forte degradação da cobertura vegetal, esgotamento dos solos e secamento parcial dos mananciais de cabeceira de igarapés, devido sobretudo à falta de racionalidade dos projetos de formação e desenvolvimento das fazendas regionais.

Nesse texto, Aziz Ab’Sáber descreve a instalação da rodovia

  • A.

    BR-116, nos domínios do Cerrado e das Araucárias.

  • B.

    BR-116, nos domínios das Coxilhas e dos Mares de Morros.

  • C.

    Salvador-Palmas, nos domínios da Caatinga e do Cerrado.

  • D.

    Belém-Brasília, nos domínios do Cerrado e Amazônico.

  • E.

    Rio-Brasília, nos domínios dos Mares de morros e do Cerrado.

Nos estudos de traçado de uma rodovia, é necessário buscar a continuidade espacial dos traçados, visando ao adequado controle das condições de dinâmica de movimento que o traçado imporá aos usuários. Neste sentido, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    As tangentes longas devem estar, sempre que possível, associadas a curvas verticais côncavas, que acentuem a rigidez do trecho.

  • B.

    Tangentes e curvas horizontais de grandes raios devem estar associadas a rampas elevadas.

  • C.

    Os traçados devem ser constituídos, em planta, por arcos de circunferência de raios e desenvolvimento tão amplos quanto a topografia o permitir, concordados por pequenas tangentes.

  • D.

    Nas extremidades de tangentes longas devem ser projetadas curvas de pequeno raio.

  • E.

    Deve-se optar pelo uso de curvas com raios muito grandes em função da facilidade que apresentam para o seu percurso pelos motoristas.

Segue, abaixo, um mapa com os principais eixos de transportes terrestres do Estado do Rio de Janeiro; observe-o atentamente e responda ao que se pede.

A descrição mais correta da localização da cidade do Rio de Janeiro, em relação ao Estado do Rio de Janeiro, encontra-se

  • A.

    a leste de Cabo Frio.

  • B.

    ao sul de Volta Redonda.

  • C.

    no extremo norte do Estado.

  • D.

    na Região Serrana.

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