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Ainda que seja possível encontrar suas origens na escola vidaliana de geografia humana e na sociologia urbana de Park, seus verdadeiros primórdios remontam aos anos 70, em reação ao positivismo lógico, à quantificação exagerada e às explicações mecanicistas, deterministas, reducionistas, de uma geografia sem homem.
(
Gomes, Paulo César da C. Geografia e Modernidade)O texto acima faz referência à Geografia:
humanista
radical crítica.
positivista
quantitativa.
tradicional
O ensino de Geografia no Ensino Fundamental não deve levar os alunos a:
reconhecer a relação existente entre a distribuição territorial dos fenômenos e os significados de tal distribuição para cada indivíduo e para a sociedade.
construir conceitos geográficos para olhar o mundo de forma sistemática, ultrapassando a reflexão pessoal e a do senso comum.
dividir o mundo em duas partes distintas para que possam compreender, de um lado, os fenômenos físicos e, de outro, as sociedades humanas.
diferenciar a escala de abordagem dos fenômenos espaciais em local, regional, nacional e internacional e constatar suas articulações e interpenetrações.
tomar consciência da realidade mundial e de seu potencial para interferir, como cidadão, na transformação da realidade existente.
O sistema solar é constituído por diversos astros situados no espaço, dentre os quais destacamos a Terra (T), a Lua (L) e o Sol (S). Com relação a esses três astros, a disposição no espaço que resulta na visão da Lua cheia, observada da Terra é:
Observe o mapa a seguir.
Com relação à rede ferroviária, é correto afirmar que:
seu traçado na maior parte do país é rarefeito devido à predominância, no relevo brasileiro, de planaltos, o que historicamente dificultou a construção desse tipo de transporte.
seu traçado é denso nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste graças aos investimentos do governo federal a partir de meados do século XX, quando foram elaborados os planos de integração nacional.
seu traçado é radial partindo de um ponto central em direção às diferentes regiões brasileiras, o que permitiu a integração inter-regional e do mercado nacional.
seu traçado, nas Regiões Sudeste e Sul, é concêntrico em relação a alguns portos como Vitória, Rio de Janeiro, Santos e Paranaguá, por onde são escoados produtos diversificados
seu traçado, nas Regiões Norte e Nordeste, é retilíneo, no sentido interior litoral e integra essas regiões devido à uniformidade das bitolas.
Um aluno apresentou uma seqüência de mapas, em diferentes escalas, para representar seu endereço completo: planisfério (1:205.000.000), Brasil político (1:30.000.000), município X (1:20.000.000) e planta do bairro Y (1:2.200.000).
Observando as representações, constatamos que:
o endereço completo não poderia ser comunicado por meio da linguagem cartográfica.
a escala maior, utilizada no planisfério, mostra a informação representada mais reduzida.
a planta do bairro foi elaborada usando uma escala menor que a do município.
a informação representada endereço completo foi menos reduzida na planta do bairro.
A cidade X está a leste em relação à cidade Y. A posição de X em relação a outra cidade que está ao norte de Y é:
A preocupante situação demográfica dos países ricos motivou um estudo recente da Divisão de População das Nações Unidas. Um exercício de projeção até 2050 procura avaliar, diante de vários cenários, até que ponto a chamada migração de reposição é uma solução para atenuar as tendências daquela situação.
(Elza Berquó)
Com relação à situação demográfica desses países, analise as afirmações a seguir:
I. Hoje, as migrações de reposição compensam a perda de população dos países ricos e o seu rápido envelhecimento; no futuro, elas serão ainda mais necessárias para frear o declínio da população e do contingente em idade produtiva.
II. Os governos desses países aceitam as migrações de reposição como um movimento seletivo em que os imigrantes são documentados e satisfazem os requisitos do país receptor.
III. O número de migrantes necessários na Europa em 2030, para manter a relação entre a população em idade produtiva e a de mais de 65 anos, será tão grande que se discute hoje a mudança da idade da aposentadoria para 75 anos, o que tem encontrado sérias resistências na população européia.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou, no dia 24 de outubro de 2005, 60 anos de existência, reunindo agora 191 países.
Com relação à ONU, não se pode afirmar que:
é uma organização de avaliação política, em que as tomadas de decisão ignoram os interesses dos países que a compõem.
dá aos países com assento permanente no Conselho de Segurança o direito de veto.
foi criada como fórum global, que dá voz e voto, na Assembléia Geral, a todos os países nela representados.
presta ajuda humanitária aos refugiados de guerra e às vítimas de catástrofes naturais.
fracassou ao não impedir o massacre ocorrido em Ruanda, na década de 1990, e a invasão do Iraque, em 2003.
Duas guerras terríveis no espaço de uma geração eram motivo suficiente para pensar algo novo: a criação dos Estados Unidos da Europa.
(Winston Churchill, primeiro-ministro inglês, conferência em Genebra, 1946)
Sobre a integração européia, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 1948, a fim de conter a expansão soviética, foi criada a Organização Européia de Cooperação Econômica para coordenar a aplicação do Plano Marshall, que visava à reconstrução da Europa Ocidental.
II. Em 1957, pelo Tratado de Roma, foi criada a Comunidade Econômica Européia, que previa a integração econômica dos seis países membros como precondição para uma unidade política.
III. Em 1992, o Tratado de Maastricht estabeleceu as diretrizes para a integração econômica e política dos países membros e previu, para o ano 2000, a criação de uma moeda única, o euro.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
A partir das reformas radicais do final da década de 1970, a China iniciou um período de crescimento econômico acelerado, aumentando sua participação no PIB mundial de 1% em 1980 para 4% em 2000.
Nesse período, entre as diretrizes da economia chinesa, não encontramos:
a aceitação da "revolução cultural", que aumenta a participação do capital externo nas empresas estatais.
a criação de "zonas econômicas especiais", que possibilitam o investimento de capitais externos.
a adoção do "modelo econômico extrovertido", que cria uma oferta de mão-de-obra competitiva.
o estabelecimento da "política de reformas e abertura", que diversifica os agentes econômicos com o recuo do Estado.
a aplicação de uma "economia socialista de mercado", que permite sua integração na economia mundial.
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