Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O histórico conflito entre Israel e Palestina exemplifica como o ser humano e suas formas de organização em sociedade podem alterar o espaço e como a disputa por territórios, especialmente, pode influenciar as relações entre diferentes povos e culturas. No caso da contenda entre Israel e Palestina, cujo fim ainda é incerto e, aparentemente, distante, um fato histórico, de grande impacto na configuração territorial, marca essa disputa geopolítica tal como ela se apresenta atualmente. Esse fato consiste na

  • A. eclosão da Guerra do Yom Kippur, na década de 60 do século XX, na qual os países árabes iniciaram uma ofensiva contra Israel.
  • B. unificação pacífica e temporária de Israel e Palestina, durante a década de 50 do século XX, pela organização Al Fatah.
  • C. partilha do território da Palestina entre os Estados Unidos da América (EUA) e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
  • D. criação do Estado de Israel, na década de 40 do século XX.
  • E. ofensiva dos egípcios e sírios contra os judeus palestinos durante a Guerra dos Seis dias.

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos por meio de uma organização com base na dualidade espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos organizados em nível crescente de complexidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante a segunda metade do século XX, após a II Guerra Mundial e ao longo da Guerra Fria, predominou a classificação das nações em países de primeiro, segundo e terceiro mundo. Essa classificação caiu em desuso porque

  • A. excluía os países nos quais a pobreza e o desenvolvimento coexistiam.
  • B. desconsiderava elementos políticos e econômicos.
  • C. rebaixava países do primeiro mundo, em razão dos espaços de subdesenvolvimento em seu interior, para o segundo mundo.
  • D. classificava os países socialistas desenvolvidos no grupo de países do terceiro mundo.
  • E. partia de critérios raciais e naturais de classificação.

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos geógrafos e cientistas sociais que estudam as dinâmicas espaciais do capitalismo, julgue os itens a seguir. Os estudos regionais desenvolvidos na geografia escolar do início do século XXI são influenciados pelas concepções estruturalistas do filósofo francês Jean-Paul Sartre. Nesta concepção, a estrutura que dá sentido à globalização é o binômio economia versus poder, em suas diversas manifestações espaciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao observar o mapa do globo terrestre, um estudante solicitou ao seu professor de geografia explicações sobre os fatores que motivam as diferenças de clima e temperatura registradas nas diversas regiões da Terra.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta informações corretas que o professor poderia oferecer ao estudante.

  • A. As zonas de convergência são predominantes em regiões de altas latitudes e determinam a ocorrência de chuvas extremas.
  • B. A temperatura, a umidade e a pressão do ar são fatores determinantes do clima de uma região e variam de acordo com a longitude.
  • C. As regiões de maior latitude recebem menor incidência direta de luz e, por isso, têm menores temperaturas médias.
  • D. As regiões de maior latitude são caracterizadas por elevadas temperaturas médias anuais, por isso nelas predominam climas tropicais.
  • E. As variações de longitude influenciam a incidência de radiação solar, o que determina as condições do regime de chuvas e afeta, de forma diferencial, o clima.

Julgue os itens a seguir, relativos à interação entre sociedade e natureza. O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, o que está relacionado à contaminação dos solos. Antes de o Brasil assumir essa posição, a China era o maior consumidor desses produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da denominada sociedade da informação, julgue os próximos itens. A informação proveniente de satélites encontra-se entre as grandes responsáveis pelo desenvolvimento do turismo no mundo globalizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da denominada sociedade da informação, julgue os próximos itens. O processo que desencadeou o desenvolvimento e o aprimoramento das tecnologias da informação é denominado Segunda Revolução Industrial, ou Revolução Técnico-Científica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.

Devido ao envelhecimento da população, à diminuição drástica das taxas de natalidade e à necessidade de mão de obra jovem para manter sua economia, diversos países da União Europeia têm adotado políticas de legitimação de migrações ilegais e de concessão de asilo político.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...