Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Considerando essa situação hipotética e o texto apresentado, assinale a opção correta, acerca da abordagem teórica e metodológica a ser adotada pelo professor para ministrar a aula.

  • A. O professor deve abordar as definições sobre os povos citados e os tipos de migrações em que se encaixam, assim como o conceito geográfico de lugar, espaço de pertencimento desses árabes.
  • B. O fundamentalismo islâmico deve ser a ideia central da explicação do professor, já que o assunto é atual, está citado nos dois parágrafos do texto e o daash formou seu recente Califado, que foi reconhecido pelos países árabes.
  • C. A abordagem do professor deve centrar-se na constante migração dos peshmergas e dos sírios no Oriente Médio em decorrência dos conflitos em território iraquiano, iniciados com a Primavera Árabe.
  • D. Uma aula de cartografia demonstraria com detalhes a forma como os refugiados sírios vivem, muitas vezes em extensos campos e em condições extremamente precárias, como na cidade de al-Malikia.
  • E. Uma aula de geopolítica sobre a territorialidade do Estado Islâmico e seus aliados, entre os quais se incluem os peshmergas, seria pertinente do ponto de vista teórico, pois o domínio dos radicais islâmicos abarca pedaços da Síria e do Iraque.

Com relação aos processos de regionalização no Brasil e no mundo, julgue os itens subsequentes. Décadas depois da implementação do primeiro órgão responsável pelos estudos de planejamento macrorregional no Brasil, a SUDENE, os principais problemas e disparidades regionais do país persistem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.

  • A. Os saberes do senso comum de comunidades tradicionais como ribeirinhos e quilombolas devem ser descartados.
  • B. Além do conhecimento teórico-metodológico, o cotidiano discente é de plena significância para o processo docente.
  • C. Sendo os saberes do cotidiano importantes instrumentos didáticos, a metodologia deve se limitar a abordá-los.
  • D. Para atender a uma abordagem crítica da geografia, basta tratar da dicotomia entre a geografia física e a geografia humana.
  • E. O positivismo regional torna a relação homem-meio mais clara para novas abordagens teórico-metodológicas.

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

A divisão regional do Brasil em cinco macrorregiões de planejamento é uma referência para o ensino de geografia atualmente. Entretanto, para a compreensão das dinâmicas atuais de uso e reorganização do território nacional, é necessário abordar as novas regionalizações, como a divisão por complexos regionais (Amazônia, Nordeste e Centro-Sul) e a divisão em quatro regiões (Concentrada, Centro-Oeste, Amazônia e Nordeste).

  • C. Certo
  • E. Errado

No ensino da geografia, é necessário, para o entendimento do território como referido por Milton Santos, tratar

  • A. o território como espaço desvinculado da percepção de pertencimento a uma territorialidade cultural.
  • B. o território usado, a identidade e o exercício do que envolve a vida.
  • C. o território em si, como instrumento de domínio cultural e identitário.
  • D. a identidade como território usado e fundamento do trabalho.
  • E. a territorialidade como necessidade de superposição material.

Para o autor do texto precedente,

  • A. a territorialidade é meramente ontológica.
  • B. o território deve ser tratado como estratégia político-cultural.
  • C. a territorialidade manifesta-se concretamente no território.
  • D. a territorialidade é um poder abstrato e simbólico.
  • E. a concepção da materialidade define o território.

A partir do texto precedente, assinale a opção correta quanto aos métodos de avaliação da disciplina.

  • A. Em razão da simplicidade do objeto de estudo da geografia, que é a sociedade por meio da espacialidade, a avaliação de desempenho do aluno não deve incluir a recuperação.
  • B. Como a geografia trabalha diretamente as relações sociais, a avaliação de desempenho do aluno deve ser descontínua no decorrer dos anos letivos.
  • C. Diante do estudo da espacialidade da sociedade, a avaliação de desempenho do aluno deve ser contínua, cumulativa e prevalente nos aspectos qualitativos.
  • D. Como o objeto da geografia é pautado nas modificações que o homem imprime na natureza, a avaliação de desempenho dos alunos deve ser baseada no aspecto quantitativo.
  • E. Sendo incalculáveis as territorialidades sociais no espaço, a avaliação de desempenho do aluno deve ser descontinuada e sem assuntos acumulativos de anos anteriores.

Julgue os itens seguintes, relativos à geoecologia. O endemismo ocorre exclusivamente em um único nível taxonômico e caracteriza um único grupo de animais cuja distribuição foi, no passado, restrita a algumas áreas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à geoecologia. Para o entendimento do clima, é necessário avaliar as micropartículas de água presentes na atmosfera, as diferenças de latitude, a inclinação do eixo de rotação da Terra, as formas de relevo e a distribuição das terras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue (C ou E) os itens subsequentes, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI. As resultantes históricas da economia espacial brasileira demonstram que as desigualdades territoriais e regionais têm por base menos o estoque de capital e mais as aptidões produtivas da força de trabalho e a aptidão em elaborar bens novos e processos técnicos avançados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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