Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A modernização tecnológica necessária para o desenvolvimento pleno das atividades agrícolas, seja no plantio, nos cuidados, na colheita, na armazenagem, no empacotamento e no transporte dos produtos, independe da modernização das cidades.Paleobiogeografia é a ciência que busca reconstituir a geografia antiga da Terra a partir de organismos fósseis. Essa reconstituição é feita com base em diferentes métodos de análise, princípios e premissas. A respeito desses métodos, assinale a opção correspondente ao método da pan-biogeografia.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
Os impactos ambientais desde a escala local até a global, causados pelas atividades humanas, é tema a ser abordado no contexto do ensino da Geografia.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
A instrumentação do aluno para uma leitura crítica do mundo, abarcando conflitos, lutas e contradições existentes, é um dos objetivos da Geografia como disciplina escolar.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
Representar no mapa o espaço cotidiano vivido pelos alunos auxilia na aquisição de conceitos de orientação e de escala.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
Relações espaciais entre atributos, físicos e sociais, são percebidas por meio da análise de mapas.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
Cada lugar geográfico se diferencia dos demais, logo importa levar o aluno a comparar locais de modo a constatar os processos, as potencialidades e as relações estabelecidos entre os lugares.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A criação de espaços territoriais protegidos nos níveis federal, estadual e municipal é um
dos instrumentos utilizados pelo poder
público para a execução da Política Nacional de Meio Ambiente. Julgue os itens que se
seguem.
O conceito de microrregião iguala-se ao conceito de paisagem em Geografia.
O processo de ocupação do estado do Pará foi gradativo. Motivado por diferentes fatores, as populações nativas e migrantes desenvolveram formas de exploração dos recursos naturais do solo e subsolo. Muitas dessas atividades tornaram-se as principais fontes produtivas e econômicas da região, desencadeando impactos no meio ambiente. Acerca do desenvolvimento econômico do Pará, assinale a opção correta.
A economia do Pará é movimentada sobretudo pela agricultura.
Apesar de existir a extração mineral, o estado do Pará não possui indústrias de transformação para essas matérias primas.
Serra Pelada, desde a década de 1980, vem sendo o principal pólo de extração de ouro no Brasil e está situado no Pará.
A economia do estado do Pará baseia-se no extrativismo mineral e vegetal, na agricultura e na pecuária.
O novo ordenamento territorial do Pará tem sido temática de debates importantes entre gestores públicos, imprensa e técnicos de diferentes áreas do conhecimento. Esse reordenamento prevê o desdobramento físico do território do atual estado do Pará sob a principal alegação de que as grandes extensões geram dificuldades administrativas e desvantagens sócio-econômicas para o Pará em relação aos demais estados da federação. Frente a essa proposta de reordenamento, assinale a opção correta.
Há consenso entre os gestores públicos que o desmembramento territorial é a melhor forma de garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de modo equilibrado para os novos Estados que serão constituídos a partir do Pará.
As projeções elaboradas pelos gestores públicos no âmbito socioeconômico, tendo como base os cálculos do produto interno bruto (PIB), demonstraram que a divisão territorial do Pará garantiria uma distribuição equitativa das riquezas entre todos os novos Estados, bem como garantiria melhor infraestrutura de equipamentos e serviços públicos especializados para todas as populações.
A proposta inicial dessa nova divisão territorial do estado prevê a criação dos estados do Carajás, Xingú, Tapajós e Pará (sendo esse último, composto pela atual capital Belém, a sua mesorregião metropolitana e o nordeste). Além dos estados seria criado o território federal do Marajó.
O novo ordenamento territorial garantirá a concentração da produtividade econômica do setor pecuário, das reservas minerais e das técnicas sustentáveis de manejo do solo e a manutenção das tradições culturais nativas das áreas ocupadas pelos municípios de Marabá e São Félix do Xingú.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...