Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes da geografia brasileira, julgue os itens de 56 a 70.
A devastação ambiental não é coisa recente no país, estando presente desde o início da colonização.
A cidade, como lugar de concentração da população, é o espaço, via de regra, onde as relações humanas acontecem de maneira mais acentuada e complexa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Aspectos da cidade, como o sítio urbano e as suas bases físicas, aproximam os homens da natureza e dão ensejo ao desenvolvimento de novas relações sociais.
A cidade, como resultante do processo de urbanização, representa a ruptura dos laços que ligavam as várias pessoas que compartilhavam a infra-estrutura nos ambientes rurais.
Nas áreas urbanas, ao se ensinarem temas referentes às áreas sujeitas a movimentação e a inundações, busca-se explicar as diferentes escalas da organização econômica.
Na cidade, o bairro é interligado com outros bairros ou com a zona rural, tanto do ponto de vista espacial quanto no que se refere aos movimentos de população.
Os mapas I e II mostram o rendimento médio da produção de soja por microrregião do Brasil, para os anos de 1990 e 2004, respectivamente. Com base nesses mapas, assinale a opção correta.
Comparando-se os mapas, observa-se que o rendimento médio da produção de soja decresceu em todas as microrregiões.
O aumento das áreas de produção de soja justifica a queda no rendimento médio da produção da soja no período assinalado.
A presença da produção de soja nos estados da região Norte do país é um indicativo da expansão das áreas de produção de soja no Brasil.
A falta de investimentos em tecnologia teve como causa a diminuição no rendimento médio da produção de soja.
Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.
Com relação à Geografia como saber científico e saber escolar, a interdisciplinaridade torna-se dispensável, já que promove o distanciamento dos conceitos-chave que caracterizam o conteúdo específico dessa disciplina.Quanto à evolução do processo de urbanização no mundo, julgue os próximos itens. A urbanização foi um fenômeno que transcorreu de maneira rápida no século XX, modificando a distribuição da população em vários países no mundo.
Verificou-se, no Brasil, a expansão da fronteira agrícola e do agronegócio. Assinale a opção correta com relação às características desse processo.
O Sudeste foi a região geográfica do país onde se deu a expansão da fronteira agrícola.
Sendo o agronegócio uma atividade extensiva, houve necessidade de pouco investimento.
O aumento da produtividade agrícola e o crescimento da agroindústria são reconhecidos.
Constatou-se a diminuição dos fluxos de migração para as áreas de fronteira.
Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.
Diante do exposto no fragmento de texto acima, um dos objetivos da Geografia como disciplina escolar é reconhecer os processos de mundialização dos espaços e a constituição das novas regionalizações.
Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.
A paisagem natural tem sido substituída por uma paisagem onde se notam aspectos culturais, sendo que um dos processos que promovem essa transformação é a urbanização.
As relações entre o rural e o urbano adquirem importância devido
I à produção econômica verificada.
II à apropriação e à expropriação do espaço.
III aos fluxos de mercadoria e de população estabelecidos.
IV à independência e à desconexão que existe entre as atividades desenvolvidas no campo e na cidade.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. Uma concepção metodológica atual a respeito do ensino da Geografia propõe a substituição de esquemas já construídos, ampliando as construções e provocando reflexões, incentivando o pensamento autônomo e significativo, que desperte o desafio e a satisfação do saber que vem da construção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...