Lista completa de Questões de Geografia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o sistema de projeções cartográficas, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A projeção_____________ é aquela que não deforma os ângulos e, em decorrência dessa propriedade, não deforma, igualmente, a forma de pequenas áreas.
Desde a revolução urbana brasileira, consecutiva à revolução demográfica dos anos 1950, houve no país, primeiramente, uma urbanização aglomerada, seguida de uma urbanização concentrada e, depois, o estágio da metropolização. Sobre o crescimento das cidades brasileiras, é correto afirmar que
Na Cartografia Temática, existem diferentes métodos de representação. A este respeito, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 1 1. Utilizada para expressar existência, localização, extensão da ocorrência dos fenômenos. 2. Utilizada quando as categorias dos fenômenos se inscrevem em uma sequência única e universalmente admitida. A relação entre objetos é de ordem. 3. Utilizada para evidenciar a relação de proporcionalidade entre objetos. 4. Utilizada para se construir a noção de dinamismo. Deve traduzir a dinâmica social que produz o espaço geográfico ao longo do tempo. Coluna 2 ( ) Representação Ordenada. ( ) Representação Qualitativa. ( ) Representação Dinâmica. ( ) Representação Quantitativa.1/ 2/ 3/ 4
2/ 1/ 4/ 3
3/ 2/ 4/ 1
4/ 3/ 2/ 1
O Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos, Suíça, já existe há 42 anos e reúne lideres políticos dos países ricos bem como sindicalistas e até artistas do mundo inteiro. O Fórum não tem caráter decisório, mas é um evento em que as discussões de temas contemporâneos econômicos mundiais têm assento. Em clima de pessimismo, a 1ª ministra alemã Ângela Merkel abriu o evento, em 25 de janeiro de 2012, pedindo comprometimento do grupo de participantes para olhar a Europa com mais atenção. A marca deste atual encontro tem o foco de reformar o capitalismo o mesmo que enriqueceu a Europa antigamente. Considerando o contexto da Globalização e a importância do Fórum de Davos, assinale a alternativa que apresenta quem está, segundo o discurso acima, em difícil situação, quem não se encontra em dificuldades, quem, neste momento, tem visto essa situação como verdadeiras oportunidades, respectivamente.
A Europa, que está derrubada com a crise da dívida e com uma profunda recessão. Os industriais europeus não têm do que reclamar e o Brasil tem visto grande oportunidade de aumentar sua influência econômica sobre o continente europeu.
A Grécia, que está com uma dívida enorme. Os funcionários públicos gregos já que a União Europeia emprestará dinheiro para o governo pagar os seus salários, para manterem seus empregos. Os chineses terão grande mercado para vender seus produtos.
A Europa que se encontra endividada e com uma profunda recessão. O sistema financeiro mundial. Os BRICs.
A Globalização, já que esta não consegue responder à profunda crise europeia. Países do sul da Europa, como a Itália ainda não apresentam dificuldades. É uma oportunidade de investimentos para as empresas de países emergentes na Europa.
Considerando o texto, em relação aos reais motivos pelos quais os executivos têm migrado para o Brasil, analise as assertivas abaixo.
I. Condições atuais da economia brasileira, influxos de recursos financeiros, investimentos diretos, suprimento de capitais financeiros. II. Economia emergente, condições de desenvolvimento sustentável mais presente, melhoria na distribuição de renda, ampliação do mercado interno local. III. Fornecimento de matérias primas minerais ou agropecuárias, infraestrutura completa. IV. Produção industrial local atende demanda do mercado interno, investimentos estrangeiros acompanhados com transferência de tecnologia. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
Saudada como a solução para o combate da miséria e da fome, consiste na aplicação de técnicas agrícolas estruturadas no uso maciço de químicas e mecanização, multiplicando a oferta de alimentos. Com o tempo, novos insumos foram criados, como herbicidas, fertilizantes e sementes que davam maiores respostas ao desenvolvimento das plantas, o que levou maior produção de alimentos e aumento na utilização de fertilizantes químicos. No Brasil, este modelo agrícola foi instituído com as políticas de modernização da década de 70 que tinham por objetivo neutralizar monopólios tradicionais, mas, infelizmente, atrelava favorecimento econômico via credito à adoção compulsória de pacotes tecnológicos importados avalizados por corporações transnacionais. Este modelo de agricultura está assentado na
Agricultura moderna.
Agricultura intensiva.
Revolução Verde.
Agricultura Mecanizada.
A Revolução Industrial está ligada às necessidades do industrial que está atento ao mercado consumidor, dentro do tempo e espaço, àquilo que a demanda da procura e da oferta de mercadorias necessitam. A história da indústria, em diversos momentos, desenvolveu processos e procedimentos que acompanharam a trajetória do mundo, em especial o capitalista. Esta Revolução Industrial concentra capital inerente à etapa monopolista do capitalismo, a classe trabalhadora ganha nova forma. As melhores condições de trabalho são obtidas por uma elite operária. A redução da jornada de trabalho, o aumento no poder de compra dos salários, as novas alternativas de transporte e de lazer popular, tudo isto foi configurando uma nova cultura operária. O novo sindicalismo emergente passou a adotar estratégias de luta mais eficazes e a perseguir uma maior participação política. Ainda assim, as desigualdades sociais produzidas pelo capitalismo e as diferenças ideológicas (inclusive aquelas alimentadas pela religião e pelo nacionalismo de Estado) continuavam a fracionar a classe trabalhadora nos países mais favorecidos. O Estado passa a intervir na economia para regular a relação capital x trabalho, reduzir a desigualdade social (em especial, com políticas de redistribuição da renda e gastos sociais que ajudavam a garantir o pleno emprego). Mas, a intervenção estatal também procurava criar as condições necessárias para um desenvolvimento capitalista confiável. Tratase da
1ª Revolução Industrial.
2ª Revolução Industrial.
3ª Revolução Industrial.
4ª Revolução Industrial.
Considerando os movimentos relacionados à preservação e a manutenção dos recursos naturais, bem como da sustentabilidade de nossos ecossistemas, de acordo com o relatório Brundtland, sobre as propostas que necessitariam ser implantadas por governos e Estados, as medidas que seriam essenciais para os países promoverem o desenvolvimento sustentável são
I. a limitação do desenvolvimento populacional. II. a diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias utilizando fontes de energia renováveis. III. o controle da urbanização desordenada. IV. a garantia de recursos básicos mesmo que seja a curto prazo. É correto o que está contido emI e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Até a década de 70, era inimaginável que a região do cerrado brasileiro tornar-se-ia produtora de soja em larga escala. Atualmente, esta região é responsável pela produção de 60% da cultura no Brasil. Com condições favoráveis como topografia e clima, o potencial de acréscimo para a produção de alimentos é muito alto considerando a produtividade e a incorporação de novas áreas. As tecnologias de correção de acidez do solo e a adubação fosfatada com o plantio direto têm gerado ótimos resultados até em áreas onde a produtividade era baixa ou nula. Em 2006, já havia 139 milhões de hectares cultiváveis, 60 milhões em estoque e 32 milhões em reserva. Os programas tecnológicos para a região contribuíram inclusive para a economia dos Estados na nova fronteira agrícola. O custo do alimento foi reduzido em 5% e a condição de vida, em média, melhorou 47%. Mesmo considerando todo este cenário favorável, o impacto negativo no ecossistema do Cerrado foi significativo. Sendo assim, os possíveis efeitos que afetaram esta paisagem foram
I. a perda da biodiversidade. II. o assoreamento, redução da ciclagem da água (e da precipitação). III. as contribuições para o aquecimento global, erosão e compactação do solo. IV. a exaustão dos nutrientes, que acaba com as opções de manejo florestal. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV
Entre estas ações, devem estar contempladas
I. a rotação de culturas. II. o controle biológico de pragas. III. o uso de variedades tolerantes e resistentes a doenças. IV. o plantio direto e fixação biológica de nitrogênio. É correto o que está contido emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...