Questões de Geografia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Geografia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas regiões Sudeste e Sul, a modernização agrícola, a aglomeração urbana, a localização de centros de pesquisa e produção de saber, a presença maciça de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, telecomunicações existem em maior intensidade em relação a outras regiões no Brasil e possui fluxos multilaterais, podendo com facilidade deslocar-se de um ponto a outro. É um espaço da modernidade denominado de

  • A.

    Região Metropolitana.

  • B.

    Macrópole paulista.

  • C.

    Região Associada.

  • D.

    Região Concentrada.

São características inerentes ao sistema técnico-cientifico-informacional contemporâneo

  • A.

    a fluidez, a inovação técnica, o sistema analógico e a informatização.

  • B.

    a automação, o sistema digital, a globalização e a internet.

  • C.

    a fibra ótica, a tecnologia digital, a integração, o telex.

  • D.

    o campo tecnificado, a telefonia celular, o satélite e o adubo mineral.

Sob o efeito do desenvolvimento da sociedade técnico-cientifico-informacional, na década de 40, a adubação no Brasil era exclusivamente mineral, usando-se corretivos e adubos de origem animal, áreas modernizadas como São Paulo e Rio Grande do Sul eram os maiores consumidores. Em meados do século XX, estas áreas se tornaram produtoras de adubo de origem animal. Nos anos 70, o emprego de fertilizantes já indicava preferência pelo uso de adubação

  • A.

    orgânica.

  • B.

    vegetal.

  • C.

    química.

  • D.

    animal.

A Revolução técnica científica industrial, especialmente nos séculos XIX e XX, no pleno desenvolvimento dos meios de produção industrial, com a urbanização, possibilitou um ganho significativo como a ampliação do mercado de consumo, avanços tecnológicos, elevação do nível de renda, produzindo uma forte migração do campo para a cidade nos países de economia mais desenvolvida. Ao longo do tempo, os efeitos disso foram a elevação do nível educacional e de renda e a desaceleração do crescimento demográfico. Nos espaços como o Brasil, onde as políticas de desenvolvimento industrial são recentes, a vinda de mão de obra repentina do campo devido à sua mecanização, a partir da década de 70, levaram às cidades um crescimento demográfico intenso. O êxodo rural foi acelerado, entretanto não acompanhado de infraestrutura, produzindo poluição ambiental gerada por

I. resíduos domésticos inorgânicos como plásticos, vidros que não são biodegradáveis e que são problemáticos por causarem elevado volume, além do desperdício que é gerado. Intensifica-se o problema, pois um número cada vez maior de pessoas migra para as cidades. Parte dos resíduos é incinerada, outra vai para aterros sanitários e usinas de compostagem para ser reciclada.

II. resíduo ou lixo hospitalar que é incinerado, segue para aterros sanitários e nunca pode ser reciclado.

III. resíduos domésticos orgânicos que representam mais de 60% do volume total proveniente de alimentos e papéis higiênicos. São biodegradáveis que na usina de compostagem transformam lixo orgânico em adubo. Quando incinerado, produz intensa poluição do ar lançando monóxido de carbono na atmosfera e material particulado. Quando depositado em aterros sanitários, produz gás metano que pode ser aproveitado como fonte energética.

IV. resíduos industriais produzidos pelas atividades de transformação e que liberam grandes quantidades de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Os gasosos são gases tóxicos – monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre, afetando a qualidade do ar; os líquidos que não são reaproveitáveis por não haver tecnologia viável ou muito cara e os sólidos como os plásticos, derivados do petróleo que não são biodegradáveis.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

O desenvolvimento e as transformações que o modo capitalista de produção introduziu na sociedade atual, uma nova organização espacial mundial que se estrutura na formação dos grandes conglomerados capitalistas, as multinacionais, expressão do monopólio do capitalismo mundial. A presença desses conglomerados estava intimamente relacionada com a reconstrução do pós-guerra e a reorganização das economias e se fundamentavam

I. em movimentos internacionais de capitais – investimentos diretos dos monopólios empresariais em suas filiais, subsidiárias e diferentes formas de associação no exterior.

II. na produção capitalista internacional – que representa os monopólios da pesquisa, da tecnologia adicionados a fluxos de capitais internacionais, e que incorpora também a mão de obra de muitos países.

III. na existência de ações de governos em nível internacional – intervenção do Estado na economia e na definição de projetos de cooperação internacional, como as supranacionais ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial.

IV. no sistema financeiro internacional integrado por meio de um mercado internacional de capitais, como Bolsas de Valores (Nova Iorque, Tóquio, Londres, Paris, Frankfurt, São Paulo, Milão). Esse sistema articulado e combinado resulta, contraditoriamente, na base da formação do mercado mundial.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

Leia o trecho abaixo para responder às questões 27 e 28.

O solo é um dos recursos naturais não renováveis mais importantes e sua degradação tem sido observada desde o início das civilizações. A presença de matéria orgânica é um dos indicadores importantes de sua qualidade e produtividade. Dentro dos ecossistemas, o solo é considerado mais complexo que a água e o ar que são diretamente consumidos pelos animais. O solo, em diferentes escalas, está sujeito a modificações pela ação do homem. No Brasil, tem participação efetiva na formação dos Domínios Morfoclimáticos.

Estes solos são naturalmente pobres em nutrientes devido à sua origem associada a depósitos sedimentares antigos. Possui baixa fertilidade. Suas espécies típicas só se desenvolvem em solos ácidos extremamente pobres. Sua formação é controlada pela composição do solo mais do que por qualquer outro fator. São deficientes em nutrientes e com altas concentrações de alumínio. A descrição acima se refere

  • A.

    ao Cerrado.

  • B.

    à Caatinga.

  • C.

    à Mata Araucária.

  • D.

    aos Pampas.

Leia o trecho abaixo para responder às questões 27 e 28.

O solo é um dos recursos naturais não renováveis mais importantes e sua degradação tem sido observada desde o início das civilizações. A presença de matéria orgânica é um dos indicadores importantes de sua qualidade e produtividade. Dentro dos ecossistemas, o solo é considerado mais complexo que a água e o ar que são diretamente consumidos pelos animais. O solo, em diferentes escalas, está sujeito a modificações pela ação do homem. No Brasil, tem participação efetiva na formação dos Domínios Morfoclimáticos.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

______________, as matas são secas, abertas e se desenvolvem em clima de estação de chuvas bem marcadas. As matas são ricas em espécies que se desenvolvem em um solo fértil que pode ser arenoso ou pedregoso (litossolos).

  • A.

    Nos Pampas

  • B.

    Na Caatinga

  • C.

    No Cerrado

  • D.

    Na Mata Araucária

Internacionalização, a multinacionalização e a mundialização são fenômenos integralmente conectados. São expressões da transformação do capitalismo industrial e financeiro voltados para a economia mundial. Essas alianças surgem para integrar novas tecnologias, estar presentes na gestão de custos crescentes em pesquisa e desenvolvimento, gerenciarem os custos crescentes em pesquisa e desenvolvimento, estar atento ao pequeno ciclo de vida útil dos produtos e à relativa escassez de pessoal altamente qualificado nos países industrializados. A respeito de seus conceitos, analise as assertivas abaixo.

I. A Mundialização é um fenômeno novo na economia. É formado por um conjunto de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços.

II. A Multinacionalização origina-se do processo de transformação das empresas nacionais em empresas internacionais e multinacionais através da expansão por diferentes países via abertura de filiais, aquisições, fusões, associações.

III. A Internacionalização decorre dos processos de evolução dos diferentes setores industriais a partir de uma crescente integração dos fluxos de conhecimentos técnicos, matérias primas, bens intermediários, produtos e serviços finais através de diversos países do mundo.

IV. A Tecnologia é o conceito utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio, com o fim de satisfazer às necessidades humanas.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I e IV, apenas.

Levando-se em conta a estrutura agrária no Brasil e as relações de produção e de trabalho no campo, analise as assertivas abaixo.

I. A escravidão foi a primeira forma generalizada de relação de trabalho no campo brasileiro e, associado com este, desenvolveu-se o trabalho familiar camponês. No período da expansão cafeeira, ocorreu também a passagem do trabalho escravo para o colonato. A colonização oficial do Sul e sua ocupação também se realizaram com trabalhadores camponeses.

II. Frequentemente, o processo de expropriação da terra ocorre de forma absoluta. O aumento do número de posseiros revela que uma parte do campesinato expropriado recusa a proletarização e por meio da posse quer reconquistar o espaço para a continuidade do trabalho familiar camponês.

III. 20% dos produtores do campo estão em luta aberta pela garantia da posse da terra como meio de produção necessária e fundamental ao trabalho familiar camponês.

IV. Na expansão das relações de trabalho assalariado, ocorre também a expansão de relações de trabalho não capitalistas, como o caso da parceria ou o trabalho familiar do posseiro.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

Considerando as condições geográficas da cidade de Belo Horizonte, o período acima do fenômeno meteorológico e suas constantes enchentes na capital mineira, podem-se relacionar diretamente a atuação das massas de ar e de seu relevo com

  • A.

    a Massa Polar Atlântica e a Massa Tropical Continental no relevo da Serra dos Cristais.

  • B.

    a Massa Equatorial Continental e a Massa Tropical Atlântica no relevo da Serra do Espinhaço.

  • C.

    a Massa Equatorial Atlântica e a Massa Tropical Continental no relevo da Serra Geral.

  • D.

    a Massa Tropical Continental e a Massa Tropical Atlântica no relevo da Serra do Caparaó.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...