Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em 2004 o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve um crescimento de 5,2% em relação a 2003. O PIB indica

  • A.

    o conjunto das riquezas geradas por todas as atividades econômicas do país durante um ano.

  • B.

    a variação da taxa de desemprego na indústria, no comércio e no setor de serviços durante o mês.

  • C.

    o crescimento do setor agrícola e da safra de grãos num período de cinco anos.

  • D.

    a distribuição anual da renda nacional pela população economicamente ativa.

  • E.

    o aumento do consumo urbano de energia nas atividades industriais e comerciais.

Além da Belém-Brasília, parte de outra importante rodovia federal que corta o estado de Tocantins aparece assinalada no mapa abaixo.

Essa rodovia é a

  • A.

    BR 20, unindo Brasília (DF) e Fortaleza (CE).

  • B.

    BR 153, unindo Tucuruí (PA) e Aceguá (RS).

  • C.

    BR 163, unindo Cuiabá (MT) e Santarém (PA).

  • D.

    BR 210, a chamada Perimetral Norte.

  • E.

    BR 230, conhecida como Transamazônica.

O processo que consiste em transformar produtos descartados em matéria-prima para fabricação de novos produtos industrializados é chamado de

  • A.

    refinação.

  • B.

    reutilização.

  • C.

    usinagem.

  • D.

    recuperação.

  • E.

    reciclagem.

Destacam-se como principais produtos agrícolas do estado de Tocantins

  • A.

    arroz, milho e soja.

  • B.

    café, banana e cana-de-açúcar.

  • C.

    milho, batata e mandioca.

  • D.

    algodão, amendoim e feijão.

  • E.

    trigo, cebola e laranja.

O estado de Tocantins foi criado no ano de ......, a partir da divisão do estado de ...... .

Completam corretamente as lacunas da frase acima:

  • A.

    1972 - Piauí.

  • B.

    1985 - Pará.

  • C.

    1988 - Goiás.

  • D.

    1989 - Mato Grosso.

  • E.

    1990 - Maranhão.

Principal item de exportação da agricultura brasileira, que desde 1997 responde por metade de nossa safra anual, é

  • A.

    a cana-de-açúcar.

  • B.

    o café.

  • C.

    a soja.

  • D.

    o milho.

  • E.

    o arroz.

Trabalhando com problemas ambientais urbanos, o professor de geografia apresenta a seguinte paisagem para ser discutida pelos alunos.

 Durante as discussões, o professor deve garantir que os alunos possam inferir que

  • a.

    a ocupação das várzeas dos rios é um fenômeno tipicamente brasileiro, conhecendo-se previamente os riscos de inundação.

  • b.

    a cidade de São Paulo, cortada por rios, têm as nascentes em áreas elevadas constantemente erodidas e sofrem os efeitos do assoreamento à jusante.

  • c.

    o forte desenvolvimento urbano da capital promoveu o rápido crescimento de ruas e avenidas cujo asfaltamento impermeabiliza os solos.

  • d.

    a deficiência de rede de esgotos e água tratada gera sérios problemas ambientais nas áreas periféricas da capital paulista.

  • e.

    o fato de a capital paulista ultrapassar a casa dos 10 milhões de habitantes gera uma condição de superpovoamento, e portanto, más condições de vida.

No Brasil, dentre os fatores que levaram à degradação ambiental, a partir dos anos de 1960, pode-se destacar:

  • a.

    a planificação daquele período que analisava as regiões sob o ponto de vista ecológico-holístico mas não econômico.

  • b.

    a adoção de políticas conservacionistas que não se compatibilizavam com a realidade de um país capitalista.

  • c.

    a ausência de uma planificação setorial uma vez que se tentou analisar o ambiente sob a ótica interdisciplinar.

  • d.

    as teorias econômicas que priorizavam a maximização dos lucros em detrimento da renovação dos recursos.

  • e.

    a inclusão do homem no ecossistema, o que dificultava a participação da sociedade nas tomadas de decisão sobre o meio ambiente.

O professor de Geografia utiliza a charge abaixo para discutir alguns conteúdos relacionados à população brasileira.

 

Durante as discussões o professor deve garantir que os alunos possam levantar as seguintes hipóteses:

 I. A tecnologia empregada na industrialização foi um dos fatores que permitiu incorporar uma quantidade de força de trabalho suficiente para diminuir efetivamente o número de inativos.

II. A modernização da economia brasileira significou melhor redistribuição da população ativa entre os diferentes setores de atividade.

III. Conhecer estatisticamente o número de empregados e desempregados em uma região não garante compreender a complexidade socioeconômica na qual vive a sociedade.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

  • a.

    I.

  • b.

    I e II.

  • c.

    I e III.

  • d.

    II.

  • e.

    III.

Ao discutir o fenômeno da migração, Damiani (1998) apresenta as afirmações abaixo.

I. Tanto as migrações internacionais como as migrações internas comprovam o processo de expropriação e de exploração que marcam o desenvolvimento do capitalismo em países como o Brasil.

II. A migração rural-urbana, quando teve um caráter mais permanente criou a expectativa de que, na cidade, o migrante teria um emprego, que permanentemente, o reproduziria na condição de trabalhador.

III. Não há como associar a migração ao processo de desenvolvimento capitalista. O primeiro é um fenômeno demográfico; o segundo é eminentemente político e econômico. Está correto SOMENTE o que se afirma em

  • a.

    I.

  • b.

    I e II.

  • c.

    II.

  • d.

    II e III.

  • e.

    III.

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