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Considere as afirmações sobre os mapas.
I. Os mapas resultam da redução da área representada, a qual é definida por uma proporção expressa na escala.
II. Os mapas são produzidos a partir da definição de uma malha de coordenadas que garantem a localização precisa de qualquer ponto da Terra.
III. No mapa, podem aparecer diversas perspectivas; assim pode-se observar objetos rebatidos, desdobrados, vistos a 90° ou a 45°.
IV. O mapa admite o uso de convenções ou representações pictóricas com predomínio de equivalentes analógicos.
Estão corretas SOMENTE as características
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
O professor desenvolve um trabalho cartográfico a partir da maquete da sala de aula com os alunos de 5ª série. Estes observam a maquete sob a visão vertical e a desenham no papel. Ao final do trabalho, o professor observa que os desenhos formam dois grandes conjuntos:
I. os objetos desenhados aparecem dentro da sala de aula, mas apenas justapostos no espaço;
II. houve conservação de ponto de vista em objetos da mesma categoria (carteiras, por exemplo) ou em todo o desenho.
Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as representações realizadas pelos alunos.
topológicas - projetivas e euclidianas
topológicas e projetivas - euclidianas
projetivas - topológicas e euclidianas
projetivas e euclidianas - topológicas
euclidianas - projetivas e topológicas
Considere as afirmações abaixo sobre a mata das araucárias.
I. Ocorre em solos pobres, em geral rasos e pedregosos.
II. Nas áreas mais baixas do relevo aparece em transição com as matas subtropicais.
III. De modo geral, é uma floresta homogênea.
IV. Constitui a formação vegetal que não sofre os efeitos da tropicalidade.
V. É encontrada em áreas de climas semi-úmidos com uma longa estação seca.
Estão corretas SOMENTE as afirmações
I, II e III.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
A questão está relacionada ao perfil topográfico e aos textos apresentados abaixo.
I. Esta unidade engloba terrenos sedimentares e rochas vulcânicas. Os contatos desta unidade com as áreas circundantes são feitos através de escarpas denominadas frente de cuestas.
II. Esta unidade apresenta elevado grau de complexidade: vários ciclos de dobramentos, falhamentos e extensas intrusões. Ao lado de escarpas acentuadas aparecem fossas tectônicas.
Identifique as unidades de relevo dispostas no perfil que apresentam, respectivamente, as características I e II.
1 e 2
1 e 3
2 e 4
3 e 2
4 e 1
Considere as características abaixo atribuídas ao semiárido nordestino.
I. As chuvas são escassas e irregulares, com características de torrencialidade.
II. Nesta região são registradas as amplitudes térmicas mais baixas do país e um elevado déficit hídrico.
III. A presença da mancha semi-árida apresenta causas múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.
IV. Graças à semi-aridez presente na região, há pequena diversidade na paisagem vegetal.
Estão corretas SOMENTE as características
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
De acordo com a Resolução CNE/CEB no 1 de 05/07/2000, a identidade própria da Educação de Jovens Adultos − EJA − considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais na proposição de um modelo pedagógico próprio que assegure, dentre outras,
a supressão de conteúdos oferecidos nas escolas de ensino regular que não se adeqüem à urgência de formação dos jovens e adultos.
a inclusão dos jovens e adultos em classes comuns de modo a evitar a discriminação e o aligeiramento do processo ensino-aprendizagem.
a padronização de conteúdos e metodologias de trabalho em nível nacional como forma de garantir a eficácia da aprendizagem.
a escolha de um currículo mínimo que privilegie a leitura e a escrita, ferramentas fundamentais para a inserção dos jovens e adultos no mercado de trabalho.
a eqüidade através de uma formação que propicie aos jovens e adultos igualdade de direitos e oportunidades.
Considere o texto e às afirmações abaixo.
... as escolas (...) devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.
I. Deve-se reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.
II. As metodologias de trabalho em sala de aula devem privilegiar os conteúdos conceituais em detrimento dos procedimentais.
III. As relações entre alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar devem ser expressas através de múltiplas formas de diálogo.
Segundo a Resolução CNE/CEB no 2, de 07/04/1998, está correto SOMENTE o que se afirma em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Cavalcanti (1998) apresenta uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de lugar na ciência geográfica. Uma das perspectivas por ela abordada é a concepção histórico-dialética que afirma que o lugar
se apresenta como o ponto de articulação entre a mundialidade em constituição e o local enquanto especificidade concreta.
é um fragmento de todo, sendo, portanto, resultado de uma análise empírico-individual; a realidade do lugar não pode ser explicada pela razão.
é o espaço que se torna familiar ao indivíduo; é o espaço do vivido, do experienciado sendo, portanto, carregado de emoções.
é parte integrante da herança cultural acumulada pelos seres humanos, o que o torna passível de diferentes representações sociais.
é uma forma de entender o mundo resultante do estudo das relações das pessoas com a natureza, sendo estas relações permeadas de sentimentos.
Penteado (1991) sugere que o professor deva se utilizar de conceitos referentes a fenômenos concretos para montar situações de aprendizagem. Para que isso ocorra o professor deve
trabalhar sempre com o que está próximo ao aluno; assim a idéia dos círculos concêntricos é de fundamental importância para a aprendizagem.
apresentar os conceitos teoricamente e estimular o aluno a localizá-los nos mapas, o que fará com que este instrumento geográfico seja valorizado.
selecionar conceitos de fenômenos encontrados no Brasil pois somente depois de o aluno dominar a geografia do país é que se deve mostrar o resto do mundo.
entender que os conceitos podem ser aplicados a fenômenos próximos ou distantes do aluno, desde que estes façam parte do seu universo de pensamento.
ser cuidadoso na seleção dos conteúdos pois, com a influência dos meios de comunicação o aluno deixa de se interessar pelo que está próximo dele.
Em seu texto sobre a leitura e a escrita na geografia, Kaercher (2000) introduz a expressão alfabetização geográfica que, segundo o autor, é
a capacidade de identificar e descrever fatos e coisas despidas de concepções ideológicas.
a apreensão do saber geográfico como a capacidade de fazer a relação entre sociedade e natureza.
a possibilidade de exemplificação que o aluno adquire através da orientação precisa do professor.
a aplicação prática dos conteúdos apresentados pelos livros didáticos e trabalhados em sala de aula.
a percepção de que o espaço geográfico é a síntese da sociedade em que ele está inserido.
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