Lista completa de Questões de Geografia da FJG para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A construção de um modelo conceitual para a definição de formas adequadas de representação espacial passa pela necessidade de conhecimento da natureza dos dados e da variedade e complexidade dos fenômenos por eles definidos. Portanto, é possível afirmar que:
a utilização de rotinas estatísticas diferenciadas sobre determinado conjunto de dados quantitativos gera informações idênticas, não influenciando o resultado do mapeamento proposto
o nível de detalhamento e o tipo de unidades de análise não direcionam as formas de representação e o uso de convenções para plotagem dos dados
o nível de detalhamento e o tipo de unidades de análise não direcionam as formas de representação e o uso de convenções para plotagem dos dados
um mesmo conjunto de dados pode ser representado de diferentes formas e gerar diferentes análises
Um dado geográfico pode ser classificado em função dos elementos que possui, de suas características e do componente que lhe é peculiar. Os elementos que caracterizam um dado geográfico são:
O sistema Universal Transverso de Mercator (UTM), juntamente com os sistemas de projeção de Lambert, Mercator e Policônico são os principais sistemas de projeção utilizados no Brasil. Uma das propriedades do sistema UTM é que:
são adotadas na simbologia de suas coordenadas, as letras X para as coordenadas Leste-Oeste e Y para as coordenadas Norte-Sul
a extensão deste sistema em latitude vai de 80o Norte até 85o Sul
os limites dos fusos coincidem com os limites da carta internacional ao milionésimo (CIM)
A relação numérica entre as dimensões lineares de um documento cartográfico e as do terreno é definida como:
A partir de duas cartas topográficas nas escalas de 1:20.000 e 1:35.000, que contemplam uma mesma área, pode-se afirmar que:
a escala de 1:20.000 é menor que a escala de 1:35.000
na carta de escala 1:35.000, um rio permanente de 2 cm tem 500 m no terreno
a carta na escala de 1:20.000 é mais detalhada que a carta na escala de 1:35.000
a carta na escala de 1:20.000 tem maior número de escala que a carta na escala de 1:35.000
O processo de transformação cartográfica que necessariamente deve ser empregado, quando da redução de um documento cartográfico qualquer, é:
a conversão das unidades de coordenadas plotadas no documento
Sabendo-se que o comprimento de uma rodovia em uma carta topográfica é igual a 6,75 cm e que essa rodovia possui 4,05 km de extensão no terreno, a escala da carta em questão é igual a:
A menor distância percebida pelo sistema visual humano é de 0,2 mm (acuidade visual). A partir deste princípio, os elementos que podem ser plotados em um documento cartográfico qualquer de escala igual a 1:25.000 precisam possuir dimensões iguais ou superiores a:
Após a plotagem, em uma base cartográfica, de uma cicatriz erosiva foi constatado que esta possuía um comprimento de 25 m e se situava exatamente entre as curvas de nível de 800 m e 775 m. A partir destes dados, pode-se definir que a declividade média desta cicatriz é:
A transformação da informação geográfica em informação cartográfica ocorre por meio da transformação cartográfica, que envolve um conjunto de processos. Um destes é a transformação cognitiva que apresenta, como uma de suas características:
a definição da escala de representação das informações
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...