Lista completa de Questões de Geografia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Educação em Geografia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Após a discussão de um texto sobre a Geografia, um professor do IFRN decidiu fazer um exercício prático com a sua turma para que os estudantes pudessem formular ideias a respeito dos conceitos fundantes da Ciência Geográfica. Para realizar tal atividade, estabeleceu, como objetivo, diagnosticar os problemas vivenciados pelos habitantes da cidade de Natal-RN e, como critério para a formação de equipes, utilizou o local de moradia dos alunos: Pajuçara, Potengi, Cidade da Esperança, Neópolis, Ribeira, Ponta Negra, entre outros bairros. Em virtude do critério adotado, o número de pessoas por equipe variou entre 2 e 10 estudantes, e percebeu-se que as esquipes vivenciavam problemas com certo grau de semelhança no espaço interno do bairro, os quais associados aos processos históricos, possibilitaram características muito próprias na sua organização social, cultural e econômica. Os estudantes também perceberam que seus espaços de vivência faziam parte de uma totalidade, a cidade de Natal-RN, e que, desse modo, os processos históricos de produção do espaço dos bairros articulavam-se entre si. Por fim, o professor pediu para que os alunos associassem a atividade prática aos conceitos da Geografia.
Ao analisarem a atividade desenvolvida em sala de aula, os estudantes chegaram à conclusão de que o conceito geográfico que melhor se aplicava a tal situação era o de
território, pois o professor, ao estabelecer um critério para a divisão da turma em equipes, fez uma demonstração de como se desenvolvem as relações de poder dentro do espaço natalense.
lugar, pois, com essa atividade, o professor quis revelar a hierarquia e os laços de afetividade entre os membros das equipes que moravam nos mesmos bairros.
paisagem humanizada, pois a divisão da turma em equipes demonstra a compreensão da realidade vivenciada pelos estudantes.
região, pois o professor tentou explicar o conceito demonstrando um processo de regionalização do espaço geográfico na cidade de Natal-RN.
Geografia - Meio Ambiente - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A respeito do conceito de geodiversidade, é correto afirmar que esse vocábulo
foi aplicado, inicialmente, para gestão de bacias hidrográficas, como contraponto a biodiversidade, já que havia necessidade de um termo que englobasse a porção biótica do geossistema.
significa a variabilidade das características socioculturais e ambientais de uma determinada área geográfica.
corresponde ao estudo da natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, composição, fenômenos e processos geológicos.
tem o mesmo significado que o conceito de biodiversidade e corresponde à diversidade biológica, ou seja, o conjunto dos seres vivos.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Leia a tirinha a seguir:
Considerando tais reflexões é correto afirmar quea sustentabilidade do planeta, através do consumo sustentável, não tem sido viável no Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, porque a maioria dos municípios não tem uma usina de compostagem para processar o lixo reciclável, principalmente os plásticos, e para promover o seu reaproveitamento.
a viabilidade do desenvolvimento sustentável depende da mudança de hábitos de consumo, ou seja, do consumo sustentável, considerando também fatores como a reestruturação de gastos e investimentos públicos e a consequente redução das desigualdades sociais.
o desenvolvimento sustentável se tornará uma realidade, quando os empresários adotarem ações conservacionistas em suas empresas, pois essa categoria é a que mais utiliza, de forma indiscriminada, os recursos da natureza e nada tem feito para modificar esse quadro.
o desenvolvimento sustentável é um conceito que foi divulgado pelo relatório de Brundtand e aponta para as necessidades de mudanças no padrão de consumo dos países subdesenvolvidos, pois eles são os maiores responsáveis pelo uso indiscriminado dos recursos naturais em virtude do grande número de populações que abrigam.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A gravidade dos problemas ambientais tem gerado críticas ao modelo consumista de desenvolvimento e, desde 1972, quando se realizou a Conferência de Estocolmo, observam-se inúmeras tentativas de se produzir uma base metodológica para servir de referência aos estudos ambientais. Na atualidade, Luis Enrique Sánchez tem grande influência na concepção e nos procedimentos da avaliação de impacto ambiental. Na perspectiva desse autor, pode-se afirmar que
o Plano de Gestão Ambiental é o documento mais importante na avaliação de impactos ambientais, pois ele é a referência para as tomadas de decisões quanto à viabilidade de um projeto além de ser uma ferramenta importante para minimizar os impactos ambientais.
o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o documento mais importante na avaliação de impactos ambientais, uma vez que ele trata do processo de exame das futuras consequências das alterações de uma ação nos processos e qualidade ambiental.
o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o documento mais importante na avaliação de um impacto ambiental, pois ele é a referência para as tomadas de decisões quanto à viabilidade de um projeto e a base para as negociações entre as partes envolvidas no processo.
o Licenciamento Ambiental é o instrumento mais importante da Política Nacional do Meio Ambiente, uma vez que se refere a uma licença de operação de projetos de sobrecarga.
Geografia - Meteorologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
No dia 05 de agosto de 2010, 33 mineiros ficaram presos numa profundidade de quase 700 metros, após acidente numa mina de ouro e cobre, no norte do Chile. A referida mina localiza-se numa das áreas mais secas do planeta, o Atacama. Considerando os fatores climáticos, os desertos do Atacama (Chile) e da Califórnia (EUA) originam-se
pela ocorrência da corrente quente de Humboldt e pela corrente fria da Califórnia, respectivamente. Ambas provocam o aumento ou queda da temperatura nas áreas litorâneas e, consequentemente, a condensação do ar e chuvas no oceano, razões pelas quais as massas de ar perdem a umidade antes de chegar ao continente.
da localização geográfica diferenciada e da pressão atmosférica existente no continente americano, sobretudo na porção setentrional.
pela ocorrência da corrente fria de Humboldt e pela corrente fria da Califórnia, respectivamente. Ambas provocam a queda da temperatura nas áreas litorâneas e, consequentemente, a condensação do ar e chuvas no oceano, razões pelas quais as massas de ar perdem a umidade antes de chegar ao continente.
das correntes frias das Agulhas (América do Sul) e do Golfo (EUA), as quais provocam a condensação do ar e as chuvas no oceano.
Geografia - Pará - PA - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em um mapa do Brasil construído na escala 1: 6.000.000, a distância entre as cidades de Belém e Marabá é de 7,5 cm. No mapa acima, a distância entre essas duas cidades é de aproximadamente 3 cm. Levando em consideração tais informações, a escala numérica em que foi confeccionado o mapa da proposta de divisão do Pará é de
1: 1.500.000.
1: 15.000.000.
1: 20.000.000.
1: 48.000.000.
Geografia - Fusos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A questão 18 deve ser respondida com base na figura a seguir e nas afirmativas a respeito de coordenadas geográficas, fusos horários e movimentos da Terra.
Considerando as informações anteriores, os itens que estão corretos são
II, III e IV.
I, III e V.
IV e V.
I e II.
Geografia - Cartografia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Observe a figura a seguir e considere que ela representa uma área urbana no hemisfério Sul, com coordenadas geográficas marcando 23º 32´ S e 46º 38´ O no mês de julho. Na sequência, preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é
F F F V F.
F V V F V.
V F F V F.
V F F F V.
Geografia - Cartografia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O mapa a seguir representa a Oceania, um continente composto por 14 países, que está disposto numa grande extensão de domínios oceânicos. Nesse continente, há diferenças marcantes tanto no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico quanto às características naturais.
Com base nessas informações e considerando a numeração no mapa, é correto afirmar que o número
1 corresponde ao arquipélago Tuvalu, que, apesar de ser soberano, ainda tem os EUA como responsáveis por sua defesa e segurança. A ajuda econômica dos EUA e o turismo são as principais fontes de renda.
2 corresponde à Papua Nova Guiné, país onde mais de 70% da população economicamente ativa trabalha na agricultura essencialmente de subsistência. A exploração dos recursos é prejudicada pela topografia, que aumenta o custo de infra-estrutura.
3 corresponde à Nova Zelândia. Esse país, pioneiro na implantação de políticas de bem-estar social, possui reservas de carvão, petróleo e gás natural e o turismo é uma importante fonte de renda.
4 corresponde à Tasmânia, uma das nações mais desenvolvidas da Oceania. É uma grande exportadora mundial de lã e apresenta bom desempenho na produção de carne, leite e derivados.
Geografia - População Brasileira - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em outubro de 2011, a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas e as discussões a respeito das consequências desse fato apontam para os impactos ambientais e sociais que tal acontecimento pode acarretar. A despeito desse fato, resultados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE revelaram que 1.520 municípios brasileiros perderam população, muitos deles, localizados no Rio Grande do Norte onde o crescimento populacional ficou abaixo da estimativa divulgada no ano anterior. Com base nas informações, é correto afirmar que
o número de habitantes de estados e municípios, no Brasil, define o coeficiente para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios além das taxas de natalidade, incluindo os natimortos e as taxas de mortalidade.
o número de habitantes dos estados e municípios, no Brasil, serve de parâmetro para que o Tribunal de Contas da União TCU possa definir os coeficientes do Fundo de Participação dos Estados e Municípios além de servir como referência para a definição do número de deputados federais, estaduais e vereadores nos estados e municípios.
o Censo Populacional, no Brasil, é a mais completa fonte de dados a respeito da situação de vida dos habitantes e, por isso, serve de parâmetro para a distribuição de políticas públicas federais, para a definição do número de deputados federais, estaduais e vereadores nos estados e municípios, para a cobrança de tributos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA, Imposto sobre Produto Industrializado IPI e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU.
a maior preocupação dos municípios que perderam população é que, além do município ter sua cota do Fundo de Participação do Município reduzida, o governo municipal também terá a redução de valores referentes à cobrança de tributos como Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA e o Imposto sobre Produtos Industrializados IPI.
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