Lista completa de Questões de Geografia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Geoprocessamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Sobre a construção de buffers (faixas laterais) na periferia da representação georreferenciada de entidades ambientais é incorreto afirmar o seguinte:
A modelagem ambiental, baseada na lógica booleana,
Visando integrar a Amazônia à economia do país, bem como promover sua ocupação e elevar o nível de segurança para a manutenção de sua integridade, foi definida a Amazônia Ocidental, que é composta pelos Estados
Observe o mapa do ANEXO I:
Sabendo que saldo migratório é a diferença entre o número de imigrantes e o de emigrantes, analise as proposições abaixo:
I- Excluindo-se São Paulo e Rio de Janeiro, os estados com saldos migratórios positivos mais significativos encontram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte, o que reflete as direções das fronteiras agrícolas nacionais.
II- Os estados com os mais elevados saldos migratórios negativos encontram-se na Região Nordeste, o que reflete o longo ciclo histórico de repulsão demográfica regional que acompanhou o declínio relativo da economia nordestina.
III- Os saldos migratórios negativos do Paraná e do Rio Grande do Sul resultam, principalmente, dos fluxos de saída de agricultores desses estados em direção às novas fronteiras agrícolas do Centro-Oeste e da Amazônia.
Está (ão) correta (s):
I apenas
I e II apenas
I e III apenas
II e III apenas
I, II e III
Geografia - Teoria em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Pode ser afirmado, seguramente, que, como ramo de pesquisa respeitável a Geomorfologia:
não utiliza o empirismo
utiliza apenas conhecimentos derivados do empirismo
pouco utiliza procedimentos indutivos
usa deduções em pequena escala
utiliza o empirismo
Geografia - Teoria em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Analise:
Os trechos acima apresentam o conceito de região em dois momentos distintos da história do pensamento geográfico identificados, respectivamente, a partir da visões:
crítica e teorético-quantitativa
tradicional e cultural
crítica e cultural
humanista e teorético-quantitativa
humanista e tradicional
Geografia - Meio Ambiente - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A gestão ambiental deve:
prever todas as possibilidades e alternativas da evolução ambiental futura
ser realizada quando da execução do planejamento ambiental
operar no mesmo modelo de geoprocessamento de dados que o planejamento ambiental
usar o modelo de geoprocessamento de dados mais complexo que o do planejamento ambiental
ser independente de fatores ambientais aleatórios
Geografia - Teoria em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O esquema no ANEXO II representa uma característica da produção no período da Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica conhecida como:
flexibilização
terceirização
globalização
automação
especialização
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um professor em uma turma de 6ª série utiliza as seguintes informações:
Em 1970, tomando-se este estado como um todo, a região metropolitana de São Paulo detinha 77,52% do Valor de Transformação Industrial. Em 1990 essa participação diminui para 58,92% e esse percentual continua caindo; porém, a metrópole paulista continua mais do que nunca a comandar a vida econômica nacional.
O principal objetivo do professor com estas informações é trabalhar com seus alunos, respectivamente, o processo e o conceito de:
desconcentração industrial e metrópole informacional.
involução metropolitana e política industrial
formação do território nacional e industrialização
fatores de localização industrial e urbanização
desmetropolização e gestão do território
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Assinale a opção que apresenta corretamente as noções com as quais um professor de 5ª série precisa trabalhar com seus alunos para construir a dinâmica das Estações do Ano:
continentalidade e maritimidade
umidade do ar e temperatura média
movimento de rotação e de translação
amplitude térmica e movimento de revolução
movimento de translação e inclinação do eixo terrestre
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...