Questões de Geografia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Sobre a construção de buffers (faixas laterais) na periferia da representação georreferenciada de entidades ambientais é incorreto afirmar o seguinte:

  • A. Permite a análise de proximidades e adjacências.
  • B. Delimita a área de influência da entidade.
  • C. Gera polígonos superpostos de interesse para análises ambientais.
  • D. Permite a combinação de incidências conjuntas de riscos ambientais.
  • E. É uma técnica de uso restrito a entidades pontuais e lineares.

A modelagem ambiental, baseada na lógica booleana,

  • A. é facilmente aplicável a estudos ambientais.
  • B. é restrita a análises de condições ambientais negativas.
  • C. é tão eficiente quanto o método de sobreposição por pesos.
  • D. equivale a uma investigação usando modelo bayesiano.
  • E. é um procedimento normalmente apropriado para análise ambiental.

Visando integrar a Amazônia à economia do país, bem como promover sua ocupação e elevar o nível de segurança para a manutenção de sua integridade, foi definida a Amazônia Ocidental, que é composta pelos Estados

  • A. Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.
  • B. Amazonas, Acre, Amapá, Roraima.
  • C. Amazonas, Acre, Pará e Rondônia.
  • D. Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima.
  • E. Amazonas, Acre, Amapá e Rondônia.

Observe o mapa do ANEXO I:

Sabendo que saldo migratório é a diferença entre o número de imigrantes e o de emigrantes, analise as proposições abaixo:

I- Excluindo-se São Paulo e Rio de Janeiro, os estados com saldos migratórios positivos mais significativos encontram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte, o que reflete as direções das fronteiras agrícolas nacionais.

II- Os estados com os mais elevados saldos migratórios negativos encontram-se na Região Nordeste, o que reflete o longo ciclo histórico de repulsão demográfica regional que acompanhou o declínio relativo da economia nordestina.

III- Os saldos migratórios negativos do Paraná e do Rio Grande do Sul resultam, principalmente, dos fluxos de saída de agricultores desses estados em direção às novas fronteiras agrícolas do Centro-Oeste e da Amazônia.

Está (ão) correta (s):

  • A.

    I apenas

  • B.

    I e II apenas

  • C.

    I e III apenas

  • D.

    II e III apenas

  • E.

    I, II e III

Pode ser afirmado, seguramente, que, como ramo de pesquisa respeitável a Geomorfologia:

  • A.

    não utiliza o empirismo

  • B.

    utiliza apenas conhecimentos derivados do empirismo

  • C.

    pouco utiliza procedimentos indutivos

  • D.

    usa deduções em pequena escala

  • E.

    utiliza o empirismo

 

Analise:

Os trechos acima apresentam o conceito de região em dois momentos distintos da história do pensamento geográfico identificados, respectivamente, a partir da visões:

  • A.

    crítica e teorético-quantitativa

  • B.

    tradicional e cultural

  • C.

    crítica e cultural

  • D.

    humanista e teorético-quantitativa

  • E.

    humanista e tradicional

A gestão ambiental deve:

  • A.

    prever todas as possibilidades e alternativas da evolução ambiental futura

  • B.

    ser realizada quando da execução do planejamento ambiental

  • C.

    operar no mesmo modelo de geoprocessamento de dados que o planejamento ambiental

  • D.

    usar o modelo de geoprocessamento de dados mais complexo que o do planejamento ambiental

  • E.

    ser independente de fatores ambientais aleatórios

O esquema no ANEXO II representa uma característica da produção no período da Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica conhecida como:

  • A.

    flexibilização

  • B.

    terceirização

  • C.

    globalização

  • D.

    automação

  • E.

    especialização

Um professor em uma turma de 6ª série utiliza as seguintes informações:

Em 1970, tomando-se este estado como um todo, a região metropolitana de São Paulo detinha 77,52% do Valor de Transformação Industrial. Em 1990 essa participação diminui para 58,92% e esse percentual continua caindo; porém, a metrópole paulista continua mais do que nunca a comandar a vida econômica nacional.

O principal objetivo do professor com estas informações é trabalhar com seus alunos, respectivamente, o processo e o conceito de:

  • A.

    desconcentração industrial e metrópole informacional.

  • B.

    involução metropolitana e política industrial

  • C.

    formação do território nacional e industrialização

  • D.

    fatores de localização industrial e urbanização

  • E.

    desmetropolização e gestão do território

Assinale a opção que apresenta corretamente as noções com as quais um professor de 5ª série precisa trabalhar com seus alunos para construir a dinâmica das Estações do Ano:

  • A.

    continentalidade e maritimidade

  • B.

    umidade do ar e temperatura média

  • C.

    movimento de rotação e de translação

  • D.

    amplitude térmica e movimento de revolução

  • E.

    movimento de translação e inclinação do eixo terrestre

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