Questões de Geografia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Geografia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma turma de ensino fundamental, o professor explica para os alunos que o clima de Monções resulta da atuação das massas de ar que se deslocam do continente para o oceano no inverno e deste para o continente no verão. Assinale a opção que apresenta corretamente os fatores responsáveis por esta alternância ao longo do ano:

  • A.

    a altitude modesta do litoral e a presença da cordilheira do Himalaia no interior

  • B.

    a existência de uma vasta planície costeira e a grande rede hidrográfica

  • C.

    a diferença de temperatura e pressão entre o continente e o oceano

  • D.

    a atuação dos ventos contra-alísios e as altas pressões equatoriais

  • E.

    a alternância entre inverno e verão de correntes marinhas frias e quentes

 

Assinale a alternativa que identifica corretamente os domínios morfoclimáticos brasileiros numerados no mapa acima:

  • A.

    1- Amazônico; 2- Cerrado; 3- Caatinga; 4- Mares de Morros; 5- Pradarias; 6- Araucárias

  • B.

    1- Amazônico; 2- Caatinga; 3- Cerrado; 4- Mata Atlântica; 5- Pradarias; 6- Araucárias

  • C.

    1- Amazônico; 2- Caatinga; 3- Cerrado; 4- Mares de Morros; 5- Araucárias; 6- Pradarias

  • D.

    1- Amazônico; 2- Cerrado; 3- Caatinga; 4- Mata Atlântica; 5- Araucárias; 6- Pradarias

  • E.

    1- Cerrado; 2- Caatinga; 3- Amazônico; 4- Mares de Morros; 5- Araucárias; 6- Pradarias

Um professor utiliza as seguintes informações em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental:

Com essas informações o professor está querendo motivar a turma para a explicação e a importância do processo de:

  • A.

    urbanização do Brasil

  • B.

    segregação sócio-espacial

  • C.

    distribuição desigual das chuvas

  • D.

    impermeabilização do solo urbano

  • E.

    ocupação desordenada do solo urbano

Considere as seguintes afirmativas a respeito do relevo brasileiro:

I - Predominam altitudes modestas e áreas bastante aplainadas pela ação de forças erosivas.

II - Os planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste são formados por cinturões orogênicos muito antigos, dobrados durante o ciclo brasiliano e submetidos a prolongado desgaste erosivo.

III - As planícies são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de cobertura de sedimentação recente, formadas por deposições do período quaternário.

IV - As frentes de cuestas são feições do relevo características apenas da região centro-oeste do Brasil.

As afirmativas que caracterizam corretamente o relevo brasileiro são apenas:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    I, II, III e IV

Este é o enunciado de uma questão de prova aplicada a uma turma do Ensino Fundamental. O enunciado permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos sobre os seguintes conteúdos:

  • A.

    urbanização e êxodo rural

  • B.

    hierarquização e rede urbana

  • C.

    globalização e regionalização

  • D.

    metropolização e desmetropolização

  • E.

    industrialização e modernização agrícola

Um professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas:

1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país;

2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário;

3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país.

Os objetivos do professor com estas afirmativas são:

I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo.

II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos.

III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s):

  • A.

    I

  • B.

    I e II

  • C.

    I e III

  • D.

    II e III

  • E.

    I, II e III

Uma professora elabora um exercício no qual são apresentadas características de algumas das regiões do Estado do Rio de Janeiro e solicita aos alunos que estabeleça a relação entre a descrição e o nome da região.

I - Nesta região, a Serra do Mar se aproxima do oceano, as áreas de planície litorânea são restritas e o relevo apresenta-se bastante escarpado, o turismo se destaca como atividade econômica.

II - Nesta região, a paisagem é conhecida como mar de morros que no passado foram desmatados para o cultivo do café, hoje, a atividade industrial domina a economia da região.

III - Nesta região a economia era dominada pelos enormes canaviais e pastagens, hoje, é a atividade petrolífera é que impulsiona a economia de vários de seus municípios.

IV - Nesta região o clima apresenta-se ameno devido a altitude elevada permitindo que desempenhe importante papel na produção de hortaliças.

Assinale a correlação correta entre a descrição da região do estado do Rio de Janeiro e o seu nome, respectivamente:

  • A.

    Baía da Ilha Grande, Médio Vale do Paraíba, Norte Fluminense e Serrana.

  • B.

    Metropolitana, Norte Fluminense, Serrana e Médio Vale do Paraíba.

  • C.

    Dos Lagos, Metropolitana, Serrana e Noroeste Fluminense.

  • D.

    Serrana, Médio Vale do Paraíba, dos Lagos e Noroeste Fluminense.

  • E.

    Baía da Ilha Grande, Metropolitana, Noroeste Fluminense e Serrana.

Em mapas de escalas entre 1:10.000 e 1:250.000, a rede de coordenadas conhecida como UTM:

  • A.

    opera com as coordenadas geográficas para definir localizações na superfície terrestre

  • B.

    não opera com coordenadas métricas para definir localizações na superfície terrestre

  • C.

    para latitudes sul e longitudes oeste, executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico

  • D.

    para latitudes sul e longitudes oeste, não executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico

  • E.

    independe das denominadas projeções cilíndricas

Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:

1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.

2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.

Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:

  • A.

    1: 5.000

  • B.

    1: 6.500

  • C.

    1: 50.000

  • D.

    1: 65.000

  • E.

    1: 500.000

A partir de dados teledetectados o sensoriamento remoto:

  • A.

    não executa a análise destes dados

  • B.

    abrange os campos do geoprocessamento e da cartografia digital

  • C.

    tem por objetivo identificar ocorrências de fenômenos ambientais

  • D.

    não gera mapas temáticos e sim sistemáticos

  • E.

    tem as mesmas potencialidades e custos das aerofotos

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