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Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Em uma turma de ensino fundamental, o professor explica para os alunos que o clima de Monções resulta da atuação das massas de ar que se deslocam do continente para o oceano no inverno e deste para o continente no verão. Assinale a opção que apresenta corretamente os fatores responsáveis por esta alternância ao longo do ano:
a altitude modesta do litoral e a presença da cordilheira do Himalaia no interior
a existência de uma vasta planície costeira e a grande rede hidrográfica
a diferença de temperatura e pressão entre o continente e o oceano
a atuação dos ventos contra-alísios e as altas pressões equatoriais
a alternância entre inverno e verão de correntes marinhas frias e quentes
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Assinale a alternativa que identifica corretamente os domínios morfoclimáticos brasileiros numerados no mapa acima:
1- Amazônico; 2- Cerrado; 3- Caatinga; 4- Mares de Morros; 5- Pradarias; 6- Araucárias
1- Amazônico; 2- Caatinga; 3- Cerrado; 4- Mata Atlântica; 5- Pradarias; 6- Araucárias
1- Amazônico; 2- Caatinga; 3- Cerrado; 4- Mares de Morros; 5- Araucárias; 6- Pradarias
1- Amazônico; 2- Cerrado; 3- Caatinga; 4- Mata Atlântica; 5- Araucárias; 6- Pradarias
1- Cerrado; 2- Caatinga; 3- Amazônico; 4- Mares de Morros; 5- Araucárias; 6- Pradarias
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um professor utiliza as seguintes informações em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental:
Com essas informações o professor está querendo motivar a turma para a explicação e a importância do processo de:
urbanização do Brasil
segregação sócio-espacial
distribuição desigual das chuvas
impermeabilização do solo urbano
ocupação desordenada do solo urbano
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Considere as seguintes afirmativas a respeito do relevo brasileiro:
I - Predominam altitudes modestas e áreas bastante aplainadas pela ação de forças erosivas.
II - Os planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste são formados por cinturões orogênicos muito antigos, dobrados durante o ciclo brasiliano e submetidos a prolongado desgaste erosivo.
III - As planícies são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de cobertura de sedimentação recente, formadas por deposições do período quaternário.
IV - As frentes de cuestas são feições do relevo características apenas da região centro-oeste do Brasil.
As afirmativas que caracterizam corretamente o relevo brasileiro são apenas:
I, II e III
I, II e IV
II, III e IV
I, III e IV
I, II, III e IV
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Este é o enunciado de uma questão de prova aplicada a uma turma do Ensino Fundamental. O enunciado permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos sobre os seguintes conteúdos:
urbanização e êxodo rural
hierarquização e rede urbana
globalização e regionalização
metropolização e desmetropolização
industrialização e modernização agrícola
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas:
1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país;
2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário;
3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país.
Os objetivos do professor com estas afirmativas são:
I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo.
II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos.
III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s):
I
I e II
I e III
II e III
I, II e III
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Uma professora elabora um exercício no qual são apresentadas características de algumas das regiões do Estado do Rio de Janeiro e solicita aos alunos que estabeleça a relação entre a descrição e o nome da região.
I - Nesta região, a Serra do Mar se aproxima do oceano, as áreas de planície litorânea são restritas e o relevo apresenta-se bastante escarpado, o turismo se destaca como atividade econômica.
II - Nesta região, a paisagem é conhecida como mar de morros que no passado foram desmatados para o cultivo do café, hoje, a atividade industrial domina a economia da região.
III - Nesta região a economia era dominada pelos enormes canaviais e pastagens, hoje, é a atividade petrolífera é que impulsiona a economia de vários de seus municípios.
IV - Nesta região o clima apresenta-se ameno devido a altitude elevada permitindo que desempenhe importante papel na produção de hortaliças.
Assinale a correlação correta entre a descrição da região do estado do Rio de Janeiro e o seu nome, respectivamente:
Baía da Ilha Grande, Médio Vale do Paraíba, Norte Fluminense e Serrana.
Metropolitana, Norte Fluminense, Serrana e Médio Vale do Paraíba.
Dos Lagos, Metropolitana, Serrana e Noroeste Fluminense.
Serrana, Médio Vale do Paraíba, dos Lagos e Noroeste Fluminense.
Baía da Ilha Grande, Metropolitana, Noroeste Fluminense e Serrana.
Em mapas de escalas entre 1:10.000 e 1:250.000, a rede de coordenadas conhecida como UTM:
opera com as coordenadas geográficas para definir localizações na superfície terrestre
não opera com coordenadas métricas para definir localizações na superfície terrestre
para latitudes sul e longitudes oeste, executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico
para latitudes sul e longitudes oeste, não executa uma operação semelhante à transposição de coordenadas do terceiro para o primeiro quadrante trigonométrico
independe das denominadas projeções cilíndricas
Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:
1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.
2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.
Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:
1: 5.000
1: 6.500
1: 50.000
1: 65.000
1: 500.000
Geografia - Geoprocessamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A partir de dados teledetectados o sensoriamento remoto:
não executa a análise destes dados
abrange os campos do geoprocessamento e da cartografia digital
tem por objetivo identificar ocorrências de fenômenos ambientais
não gera mapas temáticos e sim sistemáticos
tem as mesmas potencialidades e custos das aerofotos
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